O Inferno é literal!

Resolvi escrever este artigo com intuito de esclarecer que o inferno é literal e também explicar o significado destes quatro termos: Sheol, Hades, Gehena e Tártaro. Muitos pregadores desprovidos de conhecimento das Escrituras têm criado confusão no meio do povo de Deus no que diz respeito à Doutrina sobre o inferno.
Dando inicio ao nosso estudo, pergunto: Existe mesmo um lugar de fogo literal, onde os pecadores perdidos vão ficar presos, por toda a eternidade? Evidentemente que sim! Quando o próprio Senhor Jesus contou a parábola do rico e Lázaro deixou isto bem claro. Vejamos a narrativa (Lc.16:19-31):
"Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite".
Observe que o rico avarento encontra-se em desespero no inferno e clamava ao Pai Abraão que enviasse a Lazaro para socorrê-lo: "...tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama". Ele estava literalmente ardendo nas chamas do inferno!

Agora vamos à dissertação de nosso assunto:

Há quatro palavras para "inferno" na versão corrigida. Destas quatro, só uma é usada no Velho Testamento. É a palavra hebraica "Sheol". No Novo Testamento as outras três palavras para "Inferno" são: "Hades", "Gehena" e "Tártaro"; todas naturalmente são palavras gregas.

Qual o significado destas palavras?

Vasculhando e estudando os meus dicionários hebraico e grego pude entender o significado destas quatro palavras pouco compreendidas por certos pregadores que se aventuram ministrar no altar (púlpito) do Senhor. Analisemos os termos:

I - A palavra hebraica "Sheol" no Velho Testamento é traduzida assim:

"Inferno", 28 vezes: Deuteronômio 32:22; 1 Samuel 22:6; Jó 11:8, 26:6; Salmos 9:17, 16:10, 18:5, 116:3; Provérbios 5:5, 9:18, 15:11, 15:24, 23:14, 27:20; Isaías 14:9, 14:11, 14:15, 28:15, 28:18, 57:9; Ezequiel 31:15, 16, 17, 32:21; Oséias duas vezes 13:14; Amós 9:2; Jonas 2:2.
"Sepultura", 27 vezes: Gênesis 37:35, 42:28, 44:29. 44:31, 1Samuel 2:6; 1Reis 2:6, 2:9, Jó 7:9, 14:13, 17:13, 21:13, 24:19; Salmos 30:3, 31:17, 49:14, 49:15, 86:13, 116:3, 139:8, 141:7; Provérbios 1:12, 7:27, 30:16; Eclesiastes 9:10, Cantares de Salomão 8:6; Isaías 5:14, 38:10, 38:18.

"Sepulcro", 5 vezes: Números 16:30, 16:33; Salmo 6:5; Ezequiel 32:27; Habacuque 2:5.

"Enterrado", 1 vez: Salmo 49:14.

"Terra", 1 vez: Salmo 55:15.

"Sheol", 2 vezes: Jó 17:16; Salmo 139:8.

"Mundo Invisível", 1 vez: Salmo 89:48.

O Dicionário Hebreu e Caldeu de Strong diz que "Sheol" é "o mundo dos mortos".

A Concordância Analítica de Young diz que "Sheol" é "o estado invisível".

O Dicionário de Smith diz que "Sheol" é "sempre a habitação dos espíritos dos mortos".

O dicionário e Enciclopédia Bíblica de Fausset diz que "Sheol" é "o receptáculo comum dos mortos".

Chegamos à seguinte conclusão desta palavra: Sheol não é só inferno, mas é o lugar dos espíritos, não importa se salvos ou perdidos. É simplesmente um termo "significando o estado do morto, em geral, sem qualquer restrição de felicidade ou miséria". Contudo, em muitos exemplos onde a palavra é usada, a referência torna claro que era na parte de Sheol (Inferno) que os maus eram castigados Salmo 9:17. Em outros exemplos a referência torna claro que era na parte de Sheol (Paraíso) que os salvos eram abençoados.

II - "Hades" é a palavra grega no Novo Testamento, que é traduzida deste modo na versão Corrigada:

"Inferno", 8 vezes: Mateus 11:23, 16:18; Lucas 10:15; 1 Coríntios 15:55; Apocalipse 1:18, 1:18, 6:8, 20:13, 20:14.

"Hades", 3 vezes: Lucas 16:23; Atos 2:27, 2:31.

Mas "Hades" como o "Sheol" não é só o inferno. Na verdade, "Hades" é a palavra correspondente ao hebraico "Sheol" e as duas têm o mesmo significado.

O Dicionário Grego do Novo Testamento de Strong diz que "Hades" é o "lugar (estado) das almas".

A Concordância de Young afirma: "O mundo invisível".

A. T. Robertson, mundialmente conhecido como erudito grego, afirma:
"O Hades é tecnicamente o mundo invisível, o Sheol hebreu, a terra dos mortos".

Peço ao leitor que leia novamente Lucas 16:19-31, onde há uma ilustração para o Sheol (Hades). Esta passagem abre a cortina e nos deixa dar uma olhada na "terra dos mortos".


Chegamos à seguinte conclusão desta segunda palavra: "Hades" (Sheol) tem dois lados (compartimentos): um lado que é chamado o "Inferno", um outro lado que é chamado o "Paraíso". Lucas 16:19-31. Entre os dois lados tem um grande abismo que está posto, de sorte que os que quisessem passar de um lado para outro não poderiam. O inferno é onde os perdidos estão sofrendo a ira de Deus agora. Eles ficarão no inferno, lugar de tormento, até o Grande Trono Branco quando serão julgados por Deus e lançados no Lago de Fogo (Gehena) para a eternidade. Antes da ressurreição de Cristo os salvos foram para o Paraíso. Quando Jesus Cristo ressuscitou dos mortos Ele levou todos os crentes que estavam no Paraíso para ficar com Ele lá no céu para sempre. Então, agora todo crente que morre vai logo ficar com Jesus no céu. Efésios 4:8-10. 2 Coríntios 5:8.

III - "Gehena" ou "Lago de Fogo" é a palavra grega que realmente significa inferno.
Ela nunca é traduzida por nenhuma outra palavra. É sempre inferno, e dez das onze vezes em que é usada, foi pronunciada pelo próprio Jesus Cristo. Aqui está uma lista com as passagens onde a palavra "Gehena" aparece: Mateus 5:22, 5:29, 10:28, 18:9, 23:15, 23:33; Marcos 9:43, 9:45, 9:47; Lucas 12:5; Tiago 3:6.

A palavra "Gehena" é de origem hebraica; vem de "vale" e "Hinom". "É o Vale de Hinom, onde o fogo queimava sem cessar", A. T. Robertson.
O Vale de Hinom era um lugar perto de Jerusalém, onde Acaz iniciou a adoração aos deuses do sol e do fogo, Baal e Moloque. Os judeus sob o domínio do ímpio Manassés, ofereciam seus filhos como ofertas queimadas nesta adoração idólatra, Jeremias 7:31. Esta adoração cruel foi finalmente abolida, e mais tarde, Josias tornou o lugar um receptáculo de carcaças de animais e corpos de malfeitores (criminosos), nos quais os vermes se reproduziram continuamente. Um fogo perpétuo era mantido para consumir a matéria apodrecida. O lugar ainda existia no tempo de Cristo e o Salvador o usou para ilustrar as condições do inferno, "O inferno de fogo", ao se referir a este vale.
Jesus se referiu ao Inferno como o "inferno de fogo", no qual tanto "o corpo quanto a alma" serão lançados. Ele disse que lá "o fogo nunca se apaga" e onde "o seu bicho (o homem) não morre".

Chegamos à seguinte conclusão desta terceira palavra: Pelas circunstâncias supracitadas, esse vale se tornou desprezível e amaldiçoado pelos judeus e símbolo de terror, da abominação e do asco e mencionado por Jesus com estas características. Ser atirado no gehena após a morte era sinônimo e desprezo ao morto, abandonado pelos familiares, não merecendo ao menos uma cova rasa, estando condenado á destruição eterna do fogo.
Diga-se de passagem, que o Inferno não é uma alegoria como as historias da mitologia grega ou os ensinamentos das Testemunhas de Jeová, Adventistas, Universalistas e Modernistas. Cristo não avisou sobre o INFERNO DE FOGO só para fazer medo aos homens. Ele fez isto porque o FOGO DO INFERNO é real!

IV - "Tártaro", a quarta palavra traduzida por "inferno" é usada só uma vez no Novo Testamento grego, 2 Pedro 2:4.

O Dicionário Grego do Novo Testamento de Strong diz que "Tártaro" é "o abismo mais profundo do Hades" (exemplo - Apocalipse 20:3) e que a palavra significa "encarcerar (aprisionar) em tormento eterno".

O Dicionário de Fausset define: "O profundo ou abismo ou poço do abismo".
As Escrituras dizem (Ef.4:7-10):

V.8; "subindo ao alto...", quem? Cristo.
V.9; "...desceu as partes mais baixas da terra?"
V.10; "Aquele que desceu é também o mesmo que subiu..."

Então Jesus desceu ao Hades e veremos que também ao "tártaro", onde proclamou SEU TRIUNFO aos espíritos em prisões, anjos que outrora não guardaram o seu estado original (Gn.6:1-4: Jd. 6; II Pd. 2:4). Esses anjos decaídos, demônios depravados, estão presos nas profundezas do abismo porque cometeram atos sexuais com os seres humanos: "...os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos..." (Gn.6:4).

I Pedro 3:18-20; pregou aos espíritos em prisão; onde? No tártaro, o mais profundo abismo.
II Pedro 2:4; inferno aqui é "tártaro".
Judas 6; anjos decaídos reservados em prisões eternas; guardados para o juízo do grande dia, quando então irão para o lago do fogo (Gehena).

Chegamos à seguinte conclusão desta quarta palavra: Tártaros é um sorvedouro medonho; precipício escancarado; poço sem fundo (Masmorra). Diz as Escrituras: "E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumo do poço, como o fumo de uma grande fornalha, e com o fumo do poço escureceu-se o Sol e o ar. E do fumo vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder dos escorpiões da terra " (Ap. 9:1-3). Esta foi a descrição assustadora. Os gafanhotos são demônios para atormentar os homens, portanto o abismo é a morada tenebrosa desses demônios (Ap. 9:4-10). Em seqüência o texto de Apocalipse revela que o abismo tem sobre si um rei, o anjo do abismo; em hebreu, é o seu nome Abadon, que quer dizer DESTRUIDOR, e no grego o mesmo nome é Apolion (Ap. 9:11). Esse abismo será também o lugar onde Satanás ficará preso mil anos. João descreve assim: "E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos, e lançou-o no abismo, e ali o encerrou por mil anos" (Ap. 20:1-3).
Pois bem, Jesus desceu ao Hades e também ao "Tártaro" e pregou o evangelho aos espíritos em prisões; de acordo com a palavra grega "kenussein" contida neste texto, a palavra não se aplica a pregar as boas novas, Jesus fez uma proclamação de TRIUNFO/VITORIA aos demônios do abismo, no tártaro, local que não se refere aos que estão no "seio de Abraão" nem aos que estão no "lugar de tormentos", mas ao local onde estão espíritos imundos, pois anjos são espíritos (Hb.1:14). A Bíblia nunca usa a palavra espírito sozinha para designar homens; para homens é comum usar-se alma. Aos espíritos em prisão, são anjos decaídos; aos quais Cristo proclamou Sua vitória e nenhum ser no universo desconhece esse fato. Bendito seja o Eterno!
Conclusão

Quero concluir este artigo falando sobre a localização do INFERNO. Será possível localizá-lo? A Bíblia fala algo sobre a localização do inferno? Sim!

As Escrituras dizem que quando Jesus Cristo morreu na cruz, Ele desceu ao inferno. Em Atos, 2, Pedro fala no verso 31, " . . .prevendo isto, Davi falou da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no INFERNO"

Quando Jesus morreu, sua alma foi ao inferno.

E em Mateus 12:40, Jesus Cristo afirma: "pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites NO SEIO DA TERRA. "

Parece claro: O inferno fica dentro da terra!

Observemos o que apóstolo Paulo escreveu acerca de Cristo: "Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também desceu às PARTES MAIS BAIXAS DA TERRA?." Efésios 4:9

Na página 85 do livro Além do Portal da Morte, o Dr. Rawlings fala de pacientes que descrevem o inferno como ". . . este lugar parece estar EMBAIXO ou DENTRO DA TERRA de alguma forma."

O jornal The Birmingham News, de 10 de Abril de 1987, publicou um artigo intitulado "O CENTRO DA TERRA É MAIS QUENTE QUE A SUPERFÍCIE DO SOL, AFIRMAM CIENTISTAS". O artigo mostra que cientistas descobriram recentemente que, "O NÚCLEO DA TERRA POSSUI UMA TEMPERATURA SUPERIOR A 12.000 F"

A Bíblia registra um acontecimento notório e revelador em Números 16:

"E A TERRA ABRIU A BOCA e os tragou com as suas famílias, como também a todos os homens que pertenciam a Corá, e a toda a sua fazenda. Assim eles e tudo o que era seu desceram vivos ao Sheol; e a TERRA OS COBRIU..." (VV.32-33).

Sim, pessoas desceram vivas ao inferno que se localiza no centro da terra!

Recentemente alguém me deu um DVD intitulado: O INFERNO EXISTE. Nele tem o impressionante testemunho do Dr. Azzacove. Ele testificou o seguinte:

"Como comunista eu não acredito no céu ou na Bíblia, mas como cientista eu agora acredito no inferno".
"Desnecessário dizer o quão chocado fiquei com tal descoberta. Mas nós sabemos o que vimos e sabemos o que ouvimos. E estamos absolutamente convencidos de que PERFURAMOS OS PORTÕES DO INFERNO!"
O Dr. continua, ". . .a broca de repente começou a girar desenfreadamente, indicando haver chegado num espaço vazio ou numa grande caverna. Os sensores térmicos acusaram um aumento brusco na temperatura de 2,000 graus F."
"Nós descemos então um microfone, projetado para detectar os sons das placas tectônicas em movimento. Mas ao invés dos sons das plataformas o que ouvimos foram gritos, vozes humanas gritando de dor! Num primeiro momento achamos que o som estava vindo do nosso próprio equipamento."
"Mas quando fomos checá-lo, nossas piores suspeitas se confirmaram. Os gritos estavam lá embaixo, e não era um grito ou alguns gritos, eram gritos de milhões de seres humanos juntos!"

Querido amigo, a grande verdade é esta: No centro dessa terra, nesse exato momento, há milhões de perdidos, almas atormentadas ? queimando, chorando, se lamentando - sem qualquer esperança de salvação!
E você? Depois de saber acerca da realidade do inferno permitirá que a sua alma seja lançada nesse lugar de suplício eterno?
Amado leitor, creia em Cristo e seja salvo da condenação das CHAMAS DO INFERNO!

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça (no fogo do inferno), mas tenha a vida eterna". Jo. 3:16.

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]