O Impacto das Políticas Públicas no desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação  na educação – Caso do Centro de Língua Portuguesa Instituto de Camões - Nampula

Introdução

O cenário do século, fortemente alterado pela revolução informática e seus desdobramentos sóciopoliticos, exige a revisão das políticas públicas de educação em nosso país e, não apenas do ponto de vista da universalização do ensino, como cada vez mais intensamente, do ponto de vista de sua qualidade. Em uma sociedade em que produzir, consumir informações e bens culturais depende, em grande medida, do acesso e da proficiência em tecnologias da informação e comunicação em suas diversas facetas, é natural, e mesmo desejável, que os sistemas educativos operem também uma revisão de paradigmas, pressupostos e procedimentos.

Porém, vários são os pontos nos quais educação e tecnologia se encontram para gerar novidades que podem contribuir com o que se entende por qualidade na educação, mesmo em um aspecto bastante impreciso desse termo. Nesse contexto, ganha importância a construção de instrumentos de acompanhamento e parâmetros de avaliação dessas políticas, assim como directrizes para o êxito de projectos dessa natureza, tais esforços vêm sendo empreendidos em redes de colaboração. Entretanto,  para que as Tecnologias de Informação e Comunicaçãos contribuam efectivamente nas diversas áreas da vida humana, algumas premissas básicas devem ser observadas, tais como a criação de infraestruturas adequadas, o desenvolvimento de programas de formação, o acesso à informação, a transparência da informação, entre outras. O presente ensaio tem por objectivo geral avaliar o enfoque e as práticas do uso da tecnologia da Informação e Comunicação, e especificamente (i) debater as competências docentes e o seu desenvolvimento no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicaçãos na Educação como componente da formação dos professores, (ii) melhorar substancialmente o nível de conhecimento dos estudantes, (ii) avaliar o impacto na qualidade de ensino em Moçambique e propôr estratégias metodológicas de ensino tornando a informação, a comunicação e as tecnologias conexas como o cerne no desenvolvimento do país.

A frase pronunciada repetidas vezes durante os últimos anos, Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tics) na Educação, culmina com as diversificadas consolidações de uma tendência: a incorporação das novas ferramentas e plataformas tecnológicas aos processos de aprendizagem é indispensável, tendo em vista que os investimentos em Tecnologia e Comunicação voltados para Projectos Educacionais estão aumentando no nosso país e é essencial discutir dentro desse panorama o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação na aprendizagem dos estudantes da educação. Neste contexto, o autor toma a iniciativa de desenvolver um estudo no qual parte com a seguinte questão: De que meio a presença das Tecnologias de Informção e Comunicação criam efectivamente expectativas comuns no ensino-aprendizagem?

Para alcançar os objectivos acima propostos, o autor substanciou-se nas várias obras que abordam situações da problemática no desafio das politicas públicas das Tecnologias de Informação e Comunicaçãos na educação adequadas ao contexto de aprendizagem diversificada, tais como: Altet (1997), Lemmer (2006), Roldão (1999), entre outros. E a escolha do Centro de Língua Portuguesa Camões - Nampula é pelo facto de ser (i) colaborador do centro ; (ii) contribuir na melhoria na aplicação do ensino, em cumprimento aos princípios constitucionais que estabelecem a observância do melhor interesse da dignidade, (iii) o centro recebe uma percentegem elevada de alunos provenientes das escolas onde decorrem aulas de Língua Portuguesa, (iv) os professores que leccionam neste centro não possuem uma capacitação adequada no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, (iv) insuficiência dos computadores  com vista a responder a procura dos serviços  por parte  dos estudantes e outros usuários interessados. O ensaio teve uma  pesquisa de carácter descritiva, onde observa-se, regista-se e analisa-se os fenómenos colhidos na realidade, procurando classificá-los, explicá-los e interpretá-los sobre a sua ocorrência. Consubstanciado-se com a pesquisa documental que consistiu na análise das fontes documentais disponíveis sobre a educação no geral.