No momento atual que falamos em crise, é de grande importância as empresas adotarem estratégias de mudança para sua sobrevivência. O processo de gestão de mudança organizacional é imprescindível para manter a concorrência das empresas no mundo globalizado.

É visível que as mudanças, no âmbito tecnológico, são cada vez mais comuns e devem ser tratadas como algo do cotidiano e não como dificuldades que enfrentamos. As Organizações e colaboradores devem estar mais abertos a mudanças e inovações.

 Onde as mudanças, principalmente tecnológicas, são cada vez mais frequentes e devem ser enfrentadas como algo habitual e não como um empecilho que cause resistência. As empresas e seus colaboradores tem que estar abertas a mudanças e inovações, porém sem que a empresa perca sua identidade.

A mudança que é ocorrida dentro da empresa podem ter diferentes abordagens dependendo do ambiente analisado e o objetivo e método. A estratégia da empresa tem papel fundamental neste processo, pois direciona as ações de acordo com os princípios definidos pela organização.

Para que as mudanças sejam efetivas, o processo de mudança deve ser feito de forma abrangente, ou seja, considerando a organização em todos os níveis e encarado como algo continuo, e todos os colaboradores devem ser comunicados previamente sobre os motivos e os benefícios da mudança implantada, para que se sintam parte dela e não esquecidos e obrigados a realizar um processo que não intendem, gerando assim resistência.

A resistência é uma forma que a empresa tem de se defender emocionalmente quando a mesma passa por uma situação difícil e diante disso, os colaboradores terão que enfrentar as dificuldades que virão, a partir daí a gestão busca a intervenção de um consultor, apostando no novo, nas mudanças que irão ocorrer, provavelmente para melhor.

As mudanças não são fáceis, e imaginem quando são informadas por alguém que não faz parte da empresa, normalmente gera incerteza quase que inconsciente. As mudanças ocorrem de acordo com os acontecimentos, criando uma queda de padrão para adequação do novo modelo da empresa que será apresentado aos novos tempos.

Não existe uma receita para o melhor tipo de mudança a ser realizada. Se souberem aproveitar bem o seu melhor capital que é o humano, garanto que muitas empresas poderiam realizar grandes feitos, mudanças eficazes que venham tratar as inovações como um processo de melhoria contínua, neste processo a empresa que propôs mudança deve envolver toda a equipe, e informando a todos a função real de cada setor, para garantir que todos os participantes possam entender para evitar a resistência e no final todos obtenham resultados.

A mudança tem que ser analisada como algo normal e levada a sério por todos os setores da empresa. A apresentação que uma empresa adota frente às contínuas transformações que sofre o mundo de hoje, em todas as áreas, pode garantir seu sucesso ou seu fracasso. A necessidade de mudar de reconstituir nunca foi tão imprescindível.

Somente o conhecimento amplo do procedimento, da cultura e identidade da empresa pode conduzir os gestores para a melhor técnica de mudança a ser implantada.  

Mesmo com vários serviços de consultoria que prometem surpreendentes efeitos, mas não são assegurados, as pessoas e seus conhecimentos ainda são o que a empresa tem de mais relevante, e podem produzir excelentes resultados, se suas qualidades forem observadas.

Sobre o autor: Kelly Vieira Costa Santos é formada em Administração com ênfase em Recursos Humanos, pós-graduada em Metodologia do ensino superior e Gestão Pública. Estudante de Pedagogia.