Seja para de forma positiva, ou negativa, não podemos negar que a tecnologia afeta a nossa relação com o entorno social. Porém, mesmo com os inúmero benefícios e facilidades, segundo vários levantamentos a tecnologia poderia estar causando um estrago nas relações interpessoais.

Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Diariamente estamos em contato com dispositivos como smartphones, computadores, tablets, games, assistentes de voz, etc.

Além disso, a quantidade de aplicativos e sites especializados aumenta a cada dia. É possível encontrar uma app especial para quase tudo, desde trabalhos freelancer, jogos online, controle de finanças, análise de alimentos e até para encontrar um relacionamento sério, por exemplo.

No entanto, o uso exagerado de todos esses recursos, pode afetar de maneira negativa a relação de adolescentes e adultos com o mundo real. Já que existe uma tendência a se isolar do mundo real e passar muitas horas sem contato com outras pessoas.

Nossa geração, com certeza, está mais preocupada em ‘parecer’, do que ‘ser’. Fato que pode ser observado nas redes sociais, como o Facebook e Instagram, onde as pessoas tem a necessidade de exibir uma vida irreal para atrair a atenção e admiração dos demais.

Também é possível notar como a tecnologia pode contribuir com a superficialidade da sociedade, ao analisar um dos aplicativos de encontros mais usados no Brasil, como o Tinder. Nele, o único aspecto considerado para dar um ‘gostei’ é a aparência física.

O caso é tão sério que existem vários casos de pessoas diagnosticadas com vício em Internet. Ou que simplesmente não são capazes de realizar tarefas simples, como antigamente, sem a ajuda de um recurso tecnológico.

O impacto é severo e a sociedade se tornar cada vez mais superficial, imediatista e com o desenvolvimento mínimo de habilidades fundamentais.

Isso pode ser notado facilmente no estilo de vida das crianças, por exemplo. Antigamente as brincadeiras coletivas e de raciocínio, contribuam para o desenvolvimento dos jovens em vários aspectos.

Atualmente esses bons hábitos foram substituídos por smartphones, tables, vídeos no Youtube e games. O que, desde muito cedo, faz com que essas crianças tenham dificuldade em desenvolver várias habilidades, entre elas a de interação social.

Não podemos generalizar. Sem dúvidas, quando usada adequadamente, a tecnologia pode ter muitas utilidades, tanto educativas como comunicativas. Ela pode nos aproximar de familiares e amigos distantes. Ou, facilitar tarefas cotidianas para que o nosso tempo seja mais útil e produtivo.

No entanto, se os recursos tecnológicos, sejam eles serviços ou produtos, não forem usados corretamente, isso pode causar um isolamento social. Além de impactar na comunicação social e na percepção da realidade. Sem falar em outros graves problemas, como depressão ou distúrbios de personalidade.

É importante saber usar a tecnologia a nosso favor, equilíbrio e responsabilidade, como tudo na vida.