A leitura é uma ferramenta capaz de inovar e enriquecer, promove um senso crítico e reflexivo para a vida acadêmica, para o desenvolvimento profissional e também para a vida pessoal e social. A depender da leitura, ela trará muito prazer e consequentemente, compromisso; portanto, existe uma enorme diferença entre a leitura obrigatória e a leitura por prazer. Por isso, a leitura com prazer é uma atividade tão valiosa tanto para as crianças quanto para os adultos. Dessa forma, cada vez mais, a família e a escola devem despertar nas crianças hábitos de leitura mais significativos, inserindo no dia a dia dos pequenos leitores livros adequados, os pais devem ler para eles, formando até mesmo uma biblioteca em casa, ou para quem não possui recursos, fazer visitas às bibliotecas da cidade. As escolas devem ter bibliotecas e feiras de livros, ou mesmo, incentivar as crianças e jovens a produzirem seus textos, seus livros e apresentarem nessas feiras com prêmios aos vencedores, contação de história com narradores vestidos de personagem, cineminhas, fazer dramatizações e teatrinhos de bonecos acerca dos livros trabalhados na escola. O Brasil atravessa muitos problemas em relação ao analfabetismo seja ele absoluto ou funcional, e isso atinge a pessoas de todas as idades. Mas o que mais preocupa são as crianças e jovens da atualidade, rodeadas de tantos recursos e de tecnologia, e ainda assim, têm dificuldade em ler e escrever corretamente. Nunca se escreveu tanto como agora, a internet está aí a todo o momento na vida de todos, entretanto, de forma equivocada e sem compromisso; portanto, é imprescindível inserir a leitura o quanto mais cedo possível na vida do indivíduo, e assim, interferir de forma qualitativa, pois muitos que não tiveram acesso a uma boa educação, hoje têm uma vida de dificuldades. Então, a leitura com prazer pode ser um ponto de partida para o desenvolvimento de um povo.

A boa leitura nos permite sem dúvida, imaginar, criar, interpretar, libertar os sentidos; leva o leitor a transcender, a leitura pode ter um teor pedagógico, o de conscientizar, sensibilizar, mas deve, sobretudo, levar ao encantamento, ao divertimento, ao prazer. A leitura em qualquer fase da vida, mas principalmente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental (pois o hábito desde muito cedo colabora para o enriquecimento) é imprescindível ao crescimento do indivíduo, tanto cognitivamente, socialmente quanto psicologicamente. Pessoas que leem constantemente, são mais felizes, desenvolvem-se mais, e dessa forma, são conduzidas à criatividade, à oralidade, ao aprimoramento, à evolução, ao progresso, entre outras maravilhas, manifestando um aperfeiçoamento integral na vida do sujeito.

            De acordo com Coelho, (1997) a Literatura Infantil é:

Antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o Mundo, o Homem, a Vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização... é uma linguagem específica que, como toda linguagem, expressa uma determinada experiência humana, e dificilmente poderá ser definida com exatidão.(COELHO, 1997, p.24)

REFERÊNCIAS

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais.

MINAS GERAIS. Série Lições de Minas. Tempo Escolar: Hora de Refletir e Organizar. Belo Horizonte. Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. V.III. Nov. 1999.

FERREIRO, Emília. O processo de ensino e o desenvolvimento integral do educando. São Paulo: Cortez, 1993.

http://www.opovo.com.br/app/politica/2014/11/21/noticiaspoliticas,3351298/projeto-que-reduz-pena-de-presos-que-lerem-livros-chega-a-assembleia.shtml