O Iluminismo como movimento político e econômico na Europa.

Século XVIII.

O que foi a Filosofia Iluminista, um movimento filosófico e político, que teve início no século XVIII, um conjunto de ideias que espalhou para Europa inteira. Uma explosão de mudanças em todos os campos, particularmente na política e nas Ciências da Natureza.

A Filosofia Iluminista foi preparada inicialmente no pensamento de Descartes, posteriormente atingiu a revolução científica, o processo laico da política e da moral.

 As mudanças a longo de outros séculos foram radicais. Se bem que parte significativa do mundo ainda em nossos dias não vive os princípios aplicados dessa magnífica Filosofia.

Para Kant um dos principais filósofos desse tempo, podemos dizer um dos grandes representantes da Filosofia Iluminista, ele declarou que foi por essa época que o ser humano atingiu a sua maturidade, o homem como dono de si mesmo.

Com a Filosofia Iluminista, o homem passou a confiar na razão, o que foi de suma importância para a recusa de qualquer autoridade arbitrária, ou princípios das ações arbitrárias, passou a defender a Ciência e valoriza-la como prática empírica na solução das questões modernas.

O homem começou acreditar na técnica, no seu desenvolvimento para o bem estar social, como instrumento capaz de dominar a natureza, aos poucos foi superando uma visão metafísica do mundo, em seu lugar, uma compreensão empírica do processo de desenvolvimento da sociedade.

Esse movimento levou a uma ação política fundamental, necessária a tal ponto que superou o velho Regime de política Feudal.

 Em seu lugar aos poucos o desenvolvimento do Estado moderno, uma sociedade que passou a desenvolver pela produção tecnológica da revolução industrial.

O otimismo da sociedade nasceu em decorrência que tudo seria possível por meio da convicção que a razão empírica, seria a fonte do desenvolvimento, do progresso material, intelectual, a crença e a confiança fundamental na perfeição da nova sociedade.

Em síntese a nova Filosofia entendia que pela razão e pelo novo modo de pensar de entender e analisar o mundo, o ser humano libertaria de mecanismos de alienação, teria acesso à verdade em referência a realidade das coisas e do mundo.

A Filosofia Iluminista teve grande desenvolvimento na França principalmente, colaborada por grandes filósofos os denominados enciclopedistas entre eles podemos citar os mais famosos, Diderot, D Alembert, Voltaire entre outros.

O que é interessante do ponto de vista da análise a Filosofia Iluminista nasceu num França que até poderia ser  considerado como um país atrasando do ponto de vista da formulação da Filosofia política liberal isso em relação ao liberalismo inglês, defendido principalmente por Johan Locke.

Claro que o pensamento dele formulou basicamente, como efeito político de uma revolução econômica, a que aconteceu em função da revolução industrial inglesa.

Naturalmente que o efeito do pensamento de Locke foi produzido politicamente em razão de outra revolução, aquela que se denomina de revolução gloriosa.

 Quando o parlamento inglês impõe sobre o poder absolutista, numa clara limitação do poder da nobreza pela burguesia.

Em comparação aos dois modelos de Estados o inglês e o Frances, por época da revolução gloriosa na Inglaterra, quando surgiu o movimento Iluminista, a França vivia sobre a proteção o absolutismo Bourbon.

 Naturalmente que essa forma de governo perdurou até a realização da revolução francesa, que teve inicio no ano de 1789.

Motivo pelo qual os grandes filósofos franceses, para desenvolver suas elaborações a respeito da Filosofia Iluminista, tiveram que espelhar nas Instituições inglesas, nos fatos políticos que levaram as grandes transformações naquele país.

Desenvolvendo a liberdade de consciência, superando formas de poder absolutista, acabando na prática com a monarquia reinante do ponto vista do poder, estabelecendo o parlamento com nova forma de governo.

Edjar Dias de Vasconcelos.