O horizonte Cristão - Ao olhar para qualquer direção observamos um horizonte. Bem como modificando de posição ainda se permanece existindo uma orientação. Cada ponto focal que se apresenta, converge o futuro do homem para outro destino? Cada novo horizonte que se apresenta precisa nos remeter a outro horizonte.

O horizonte de cada pessoa é o que está vivendo agora. Antigamente era contemplado, mas neste instante já lhe vive. É, pois, um desafio viver o horizonte contemporâneo sem perder o ponto de partida!

Admirando os horizontes cristãos se percebe que eles estão abalados? Não sei, mas, por exemplo, dentro de uma Igreja Católica eu olhei para o lado e não enxerguei o confessionário. Insistir a olhar para todos os lados e enxerguei uma sala com grande letreiro sobre o alto da entrada: “Patão do Dízimo”. Enquanto eu me atentava para aquele letreiro chegou um homem jovem com o corpo todo delineado pela academia, roupa de grife. Ele abriu a porta e em seguida saiu carregando um pacote de dinheiro. Aquele era o pároco. Só descobri isso porque perguntei. Não estava usando nada que lhe visibilizasse ser um padre. Sem distintivo o horizonte cristão fica estremecido.

Digo sempre: “é melhor ter o corpo magro pela penitência do que tê-lo magro pela academia, ou mais, é melhor ter um corpo gordo pela massa de gordura do que ter o corpo gordo de pecado, que vai pesar à alma”.

A linguagem do horizonte mudou. O essencial, Cristo, não muda.

O horizonte Cristão não deve ser baseado nas coisas do mundo, que é passageiro, senão, na vivência da Palavra de Deus, na busca pelos sacramentos, no estudo da nossa Doutrina, no respeito pela tradição, no resgate dos nossos valores. Sei que é importante termos Dízimo, padre com saúde, mas tenho plena certeza que só teremos santos no futuro quando formos santos agora. O horizonte Cristão é a busca pela Santidade. Tenha este objetivo na sua vida para este novo ano que vemos despontar!

Pe. Joacir d’Abadia, Pároco em Alto Paraíso - GO

autor de 7 livros, Coord. da Pastoral da Educação

joacirsoares@hotmail.com