Antonio Marcos Foureaux Costa

O Homem Indústria.

A industrialização consiste no método de transformação de uma coisa em outra coisa, ou seja, é a arte de estabelecer novos produtos através da criação por meio de matéria prima ou bases diferentes de produtos que produzam um ou mais produtos. O que importa é a consistência no processo de criação-transformação.

Por muito tempo o controle tecnológico por apenas algumas pessoas e países tornou o processo industrial dominado, estabelecido pelo controle de poucas pessoas, obviamente isso condicionou um poder aos que detinham esse tipo de situação de domínio tecnológico. Esse poder veio se degradando na medida em que as pessoas e empresas passaram a ter acesso aos meios de produção, como computadores, celulares, câmeras e filmadoras por exemplo. Hoje a sociedade pensante é altamente produtiva também, pois controla suas ações a partir de mecanismos disponibilizados e compartilhados pela grande rede.

A disponibilização e democratização do acesso criaram um novo critério sobre o poder. O poder passou a ser compreendido sobre o quanto o cidadão é capaz de produzir e não sobre o que ele produziu. Portanto ficamos mais parecidos com máquinas, com a indústria, pois nos valorizamos na medida em que nossa produção é farta e de qualidade.

A industrialização criou máquinas super potentes mais ainda não substituiu o homem, apenas o tornou indústria. Todos os filmes de ficção que retratam o homem como um possível cyborg que apenas é controlado por máquinas e computadores super potentes não descreve é pessimista e ordinal, no que se refere a uma evolução das máquinas e involução humana. Porém o ser humano foi capaz de condicionar aspectos da máquina assimilando em seu organismo natural aspectos da máquina que o fazem produzir mais e melhor, pois hoje produzimos mais e melhor, compartilhamos, criamos condições de aperfeiçoamento constante, dinamizamos os processos, resolvemos equações impensáveis e categorizamos variáveis antes “invariáveis” ou impensáveis.

De certa forma a compreensão dessa evolução homem indústria é capaz de restabelecer a ordem dentro da desordem na era digital. Quando criamos mecanismos artificiais para o nosso conforto e benefício nos aprimoramos e condicionamos as técnicas desses mecanismos, fazendo analogias, repetindo seus métodos, contrapondo suas especificidades.

É invariavelmente evolutivo o processo do homem indústria, pois estabelece parâmetros de assimilação e aperfeiçoamento, limites e condicionantes.

Das fases do homem indústria e de seus tipos podemos citar: O homem indústria de produção, aquele que produz para outro homem, dentro desse processo, existem homens capazes de produzir a base do conhecimento e repassar para a segunda fase do homem indústria, que seria o homem indústria de transformação, que é aquele homem que pega uma ideia ou produção e a transforma em algo melhor e mais útil a sociedade, ainda nesse critério de pensamento podemos classificar um terceiro homem indústria, que seria o homem indústria de bens, aquele que vende um serviço transformado para ser comercializado por todos. Ele estabelece seu produto, como produto final para benefício de todos, ou dele próprio.

O homem hoje cria, desenvolve e estabelece um produto final dele mesmo. Ele estabelece limites e utilidades para ele próprio e para outros que possam se interessar por aquilo que ele possa oferecer.

A energia que move esse homem indústria é sua própria existência e afirmação. Afirmação como ser produtivo e diferencial e existência como ser social, na medida em que compartilha e é avaliado consistentemente e continuamente por outros homens indústrias.

Essa energia é renovável, porém esgotável em cada unidade industrial que possui um fim, ainda incalculável, imponderável mais certo. A morte é a única e talvez a mais trágica e cabal das diferenças da indústria para o homem indústria. Quem sabe, um dia resolveremos o insolúvel problema que nos diferencia.

Referências bibliográficas:

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes 2002

<<http://www.mundoeducacao.com/geografia/a-industrializacao-mundo.htm>> 09:17 do dia 11/10/2014

http://dicionario.reverso.net/ingles-cobuild/cyborg   08:55 do dia 10/09/2014