O HOMEM DE NAZARÉ!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            A vida materialista, focada no consumismo, aparência e faz de conta são as demonstrações que estamos sendo guiados por ‘profetas falsos’. Estes em nome da prosperidade pessoal enganam os desesperados.

Dentro deste contexto precisamos lembrar o Homem de Nazaré: Jesus Cristo que demonstra ser o caminho, a verdade e a vida e podemos usufruir a essência da vida e obter a essência da existência que é paz, tranquilidade e determinação!

O Homem de Nazaré, com sua opção de vida, intriga, não apenas as autoridades de sua época, como Pilatos que em seu julgamento, tem uma atitude covarde, lava as mãos por falta de coragem para absolver um inocente. Entre seus seguidores, muitos não têm adesão firme: um o traiu, outro o renegou e os demais, no momento da paixão o abandonaram. Mas, este Homem sacudiu o sistema injusto de sua época e mostra como um pequeno grupo se beneficiava com a religião, política e economia oprimindo, cometendo injustiça e tirando do povo seus direitos. Estes o chamaram de ‘subversivo de Nazaré’, corrupto dos bons costumes, tudo planejado para condená-lo. 

O Homem de Nazaré parecia fadado à derrota, crucificado, sepultado, enfim morto, mas ressuscita e demonstra a força de Deus o Senhor da Vida. É a partir deste Homem que a Páscoa passa a ter outro significado: a passagem da morte para a vida!

Como seria maravilhoso se conseguíssemos algumas gotas dessa fantástica e determinada conduta do fenomenal Homem de Nazaré. Nossa sociedade teria outro comportamento se começasse a praticar algumas virtudes desse Homem que dizia que os bem-aventurados eram os pobres, os aflitos, os mansos, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz, os que são perseguidos e os que são insultados.

Seguidor este Homem requer esforço e determinação, pois suas virtudes foram fortes. A família, como um todo, bem como toda a dimensão da vida social, deveria incorporar a conduta do Homem de Nazaré para vislumbrar uma sociedade com menos falsidade, hipocrisia, violência que denegri a imagem do ser humano.

O Homem de Nazaré é exemplo de boa vontade para dar os alicerces na transformação do mundo. Tenha fé e coragem para segui-lo. Sua vida será impactada! Acredite!