O hoje: seu brilhante futuro


A caminhada dos primos fluía e eles compreendiam que viver “o hoje” daquele dia era a melhor forma para se guardar na memória coisas maravilhosas. Todavia, viver bem no presente é fundamental para alcançar um futuro melhor. Ouve-se muitos dizendo que quer ter uma vida boa no futuro, mas nem se lembra que o futuro é incerto, o que se tem pra viver é o hoje, como Jesus Cristo nos adverte: “Insensato! Nesta noite ainda exigirão de ti a tua alma. E as coisas que ajuntaste de quem serão?" (São Lucas 12,20).

Como diz a música "Hoje" de Roberto Carlos (19 de abril de 194), Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo/Brasil), "hoje é um novo dia, a vida é uma chance, aproveite bem seu tempo". É importante perceber que a história se repete a cada dia, como canta Gal Costa em "Meu Bem, Meu Mal": "a vida é uma roda, que gira sem parar". 

É fundamental escolher com sabedoria o que repetir hoje, priorizando aquilo que trará crescimento e benefícios para nós e nossos entes queridos. Como diz Chico Buarque (19 de junho de 1944, Catete, Rio de Janeiro/Brasil) em "A Banda": "vamos viver a vida, deixar o sol brilhar". Não perca a oportunidade de viver bem hoje, aproveitando cada momento e fazendo escolhas positivas.

Como diria o filósofo Sócrates (470 - 399 a.C): "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses". E como diz Henry Charles Bukowski (16 de agosto de 1920, Andernach, Alemanha - 9 de março de 1994) em "Factotum": "Não há nada mais libertador do que viver uma vida sem amarras". Lembre-se: o presente é uma dádiva, e é ele que moldará seu futuro.

A cada momento que passa, nós somos responsáveis por escrever a nossa história, e é através das nossas escolhas e ações que moldamos o nosso futuro. É por isso que é tão importante agir com consciência e planejamento, para que possamos construir um futuro que seja significativo e repleto de alegria e amor.

De fato, a forma como encaramos o presente e agimos nele tem uma impactante influência sobre o futuro que estamos construindo. Para o pensador alemão, mas radicado no Brasil, Villem Flusser, a tarefa central da vida humana é criar significado em sua existência, uma busca por um propósito que transcende o momento presente e alcança um significado mais elevado.

Já para Bertrand Russell (1872 - 1970), um dos mais influentes filósofos e matemáticos do século XX, uma vida sem alegria e amor é uma vida sem propósito ou valor. É preciso encontrar essas fontes de prazer e afeto para que nossa existência tenha significado e propósito. É através dessas experiências positivas e enriquecedoras que moldamos o futuro, construindo uma vida plena e significativa.

Uma certeza estava registrada na vida dos primos viajantes que era a necessidade de aproveitar cada dia como uma oportunidade única de crescimento e desenvolvimento, fazendo escolhas que contribuam para uma vida plena e realizadora. O tema ditado para a vivência daquele “hoje” já se incríveis na vida de cada um como que num ecoar de um grito que se podia ouvir: “Viva bem hoje, construa um futuro melhor a partir de agora”.


Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/