"Um homem não escolhe ser livre, ele decide o caminho que deve andar e assim liberta-se do cárcere em sua volta."

 Através de suas atitudes sábias ele decidiu "Andar e pensar", não teve medo de tirar-nos da ingnorância a qual viviamos. Olhou para o horizonte e avistou uma possibilidade, essa do amor e a paz entre os seres-humanos.

Madiba como era conhecido, demonstrava simplicidade e humildade na verdade em que passava aos oprimidos, massacrados e injustiçados pela desunião estética da pele.

Lutou pela defesa dos mais fracos e "pagou um alto preço" para que muitos pudessem ser livres, fugiu de suas origens nobres e iniciou uma tragetória vitoriosa contra desigualdades raciais e sociais.

Na realidade ele nunca fugiu do seu verdadeiro objetivo: "a luta"; que era fazer justiça.

.  Nelsom Mandela marcou sua história e de toda humanidade na sua luta contra o Apartheid, regime de segregação racial que durou (1948-1993), pagando com sua própria liberdade foi preso, torturado e oprimido pela minoria que governava.

. Esse regime fez um dos episódios mais tristes de nossa história, gerou lutas armadas e violência e o ódio como protagonista.  

. Mandela ficou preso por 23 anos de (1964-1985), para requerer um diretio primordial aos seres-humanos o da dignidade.

. Na prisão ele cultivou o pensamento democrático, como ele mesmo diz: "Cultivei o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas pudessem viver juntas em harmonia e com oportunidades iguais. Este é um ideal pelo qual eu espero viver e alcançar." 

Entretanto com o passar do tempo suas ideias revolucionárias acabaram prevalecendo e continuarão perdurar-se por toda eternidade, o herói madiba foi reconhecido. 

. Em 2 de fevereiro de 1990 é instituído o (CNA) Contituição Nacional Africana, e finalmente no dia 11 mandela é solto e diz: "Se eu tivesse meu tempo novamente, faria tudo igual, assim como qualquer homem que se atreve a chamar a si mesmo de homem"

. Em 91 é eleito presidente da (CNA) trazendo tranformações políticas para o País, em 93 Recebe merecidamente o PRÊMIO NOBEL DA PAZ.

Aos 75 anos é eleito presidente da África, cumpre o seu mandato e não se candidata à reeleição, voltando assim para seu vilarejo de Qunu, onde passou sua infância.

Sua humildade impressiona e refleti no mundo todo de forma que um poema de Drummond aplica-se ao seu legado: " Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão."

Mandela morre em 2013, após complicações pulmonares e uma saúde já fragilizada, mas como ele próprio Afirma: "A morte é algo inevitável. Quando um homem já fez o que ele considera ser seu dever perante suas pessoas e seu país, ele pode descansar em paz"

Agraceremos eternamente a ele, pois dificilmente haverá outro igual. tomará que todo o mundo possa reconhecer os legados de Mandela.

Sendo que nesses tempos de imigração para Europa e preconceito racial o mundo ofereça-nos sem distinção o que ele sempre buscou e deixou; sua igualdade,humildade,fraternidade e sobretudo "Dignidade".

Sendo assim nunca devemos esquecer que: "Os verdadeiros líderes devem estar prontos para sacrificar tudo pela liberdade de seu povo." - Nelson Mandela

O mundo sauda "Madiba" 95 anos de história, 2 anos praticamente de sua morte e uma eternidade completa de luta e grandeza pelo bem estar da Humaniadade.