Em 16 de julho de 622, um punhado de homens fugiu da cidade de Meca para o grande oásis nas proximidades. Deste acontecimento aparentemente mínimo, em algum lugar da Península Arábica vai surgir uma religião com a vocação universal, o Islã ...

Exilado em Yathrib

Tudo veio de um homem nascido 52 anos antes numa família de comerciantes árabes da Meca. Segundo suas palavras, recebeu uma revelação de Deus Único (Allah em árabe), posteriormente transcrito no Alcorão.

Seus primeiros discípulos, chamados em árabe mu'min (atirado), não tardou a ser objeto de violência por parte dos mercadores de Meca. Estes aproveitaram dos peregrinos que vieram de toda a península para adorar os ídolos e a pedra sagrada do santuário, a Caaba. Eles temiam que a pregação de Mohamed pusesse colocar fim a essas peregrinações.

Quando pretender sair de Meca para o oásis de Taif, a cem quilômetros ao sul, foi abordado por discípulos de Yathrib, outra cidade oásis localizada a 400 quilômetros ao norte de Meca.

23 de junho de 622, na Aqaba, às margens do Mar Vermelho, os representantes de Yathrib assinam com o Profeta um pacto de aliança e concordam em acolher seus seguidores da Meca, num total de 70 pessoas. Pouco depois, o próprio Profeta resolveu viajar para Medina com seu amigo Abu Bakr. Sua partida de Meca ocorre sob o selo de sigilo.  O que aconteceu em 16 de julho de 622 de acordo com a tradição definida muito mais tarde pelo califa Omar. Traduzindo em árabe pela palavra hijra (em francês, Hegira), que significa emigração.

Após a instalação no seu seio do Profeta, Yathrib levou o nome de Medinat an-Nabi ("a cidade do Profeta") - Medina em francês – foi onde Mohamed se desenvolve sem ser o seu centro um lugar de oração ou mesquita (em árabe masjid). Ele tomou o cuidado de reunir seus discípulos de Meca e Medina na mesma fraternidade e os ensinar os ritos da oração comum.

Desde ficou uma decisão do califa Omar, cujo ano da Hegira marcou o início oficial do Islã, a nova religião da qual o Profeta lançou as bases. Seu nome e de seus seguidores vêm de uma expressão árabe que significa "submissão a Deus ou resignação ao Infinito".

Lahcen EL MOUTAQUI

Pesquisador Universitário- Rabat -Marrocos