O Ministro do Equipamento, do Transporte e da Logística, Aziz Rabbah, disse quarta-feira em Rabat, que o governo pretende criar um "conselho marítimo ", objeto de negociações em curso, promover os setores relacionados com o mar, relatou a Agência da Imprensa MAP.

Interviendo durante a reunião da Comissão de infra-estrutura, da energia, das minas e do meio ambiente na Câmara dos Representantes, o exame é dedicado a "política da sociedade Marsa Marrocos e da direção da navegação comercial ", Sr. Rabbah precisou que o conselho marítimo é composto de vários intervenientes, notadamente os setores da pesca maritima, do meio ambiente, da energia e  da marina real.

A estratégia do Ministério do Equipamento, do Transportes e da logística relativa ao domínio marítimo compreende várias reformas legislativas, apesar de alguns textos obsoletos, observou o ministro, acrescentando que o processo de reforma engloba aspectos institucionais, a infra-estrutura (os portos) e o investimento envolvendo cerca de 60 bilhões de dirhams no horizonte 2030, para o transporte marítimo, os recursos humanos, a parceria entre os setores público e privado.

Ainda de acordo com o MAP, sr. Rabbaah anunciou que seu departamento poderia criar "uma casa de serviço (Dar Al Khadamat)" em diferentes portos, reunindo diferentes direções, tendo por missão melhorar a qualidade dos serviços oferecidos nesta dominio. Em resposta ás perguntas dos membros da maioria e da oposição sobre a situação financeira da Sociedade Marsa Marrocos, o Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Marsa Marrocos, Mohamed Abdeljalil, afirmou por sua parte, que a situação financeira da sociedade foi "bom", anotando que as vendas refletem essa situação, e o balanço da Sociedade é sob controle do Ministério da Economia e das Finanças, bem como do conselho do monitoramento da sociedade presidido por Rabbaah. Ele garantiu que a sociedade Marsa Marrocos nao tinha dívidas, exceto um empréstimo, no valor de quase 200 milhões de dirhams para financiar a aquisição de dois navios rebocadores em Mohammedia, indicando que o número de trocas comerciais da sociedade é de cerca de 2 bilhões de dirhams, o resultado líquido é entre 250 e 300 milhões de dirhams.

Comentando sobre o relatório do Tribunal de Contas sobre a sociedade, Mohamed Abdeljalil negou as informações relatadas por alguns jornais e sites eletrônicos, explicando que o relatório do Tribunal de Contas não evoca "peculato" ocorrido dentro da sociedade, mas apenas " disfunções e falhas", acrescentando que os programas de acção foram objeto do seu tratamento. No que diz respeito á gestão de recursos humanos, ele ressaltou sobre a política do grupo em materia do   diálogo social com os parceiros sociais, dos funcionários dos portos administrados da Marsa Marrocos que nunca entraram  em qualquer greve desde 2006, exceto quatro horas de paralisação, em um dos cais de Casablanca.

Marsa Marrocos, criada em 2006, é uma sociedade marroquina especializada na exploração de terminais e cais portuários. Dos quais 9 portas em que atua, Marsa Marrocos oferece serviços de manutençao, de armazenagem e da logística portuária, bem como dos serviços para os navios. A sociedade emprega 2.043 pessoas e tem realizado em 2013 um faturamento de 1.939 milhoes de dirhams para um volume global de trocas  estimado em 35,77 milhões de toneladas (cerca de 49% do comércio interno).

Lahcen EL MOUTAQI