O primeiro-ministro, Saad al-Din al-Othmani deu suas instruções estritas às administrações e instituições públicas sob o estado de tutela para delimitar os gastos e os recursos disponíveis, conforme as prioridades impostas pela crise relacionada com a propagação da epidemia de Corona.

O Primeiro Ministro emitiu um circular no qual  chama todos os departamentos e instituições públicas para cumprir com os procedimentos rigorosos, ligados ás despesas dos setores da economia e industrial, durante esse período excepcional, até o final do més de junho; em conformidade com as medidas tomadas pelo governo para reduzir os efeitos da pandemia de Corona.

De acordo com a publicação do 05/2020, entrada em vigor, terça-feira, 14 de abril de 2020, todos os departamentos sob a tutela do Estado devem também reduzir ou deliminar suas despesas desnecessárias, com o transporte e deslocamento, bem como com a gestão dos estabelecimentos, de aluguel e de preparação e organização de seminários e conferências. .

Essa medida de austeridade exclui as despesas necessárias para os departamentos e as instituições do estado, como os salários dos funcionários, despesas de investimento e despesas ligadas á gestão da pandemia Covid 19, além das despesas destinadas a reduzir os efeitos da seca e outras despesas sociais, com o Fundo de Coesão Social e Apoio à Solidariedade Familiar. Além do procedimento  envolvem os setores de saúde e da segurança, ligado ao Ministério do Interior e dos serviços de segurança e do Departamento da Defesa Nacional.

O Primeiro Ministro enfatizou a este respeito a necessidade que todos os sectores  " ministeriais e instituições públicas sob a tutela do Estado procedem a racionalização de gastos e dos recursos disponíveis, tendo em vista a gestão das crises da Corona nos níveis de saúde, da segurança social e econômica, com base nas diretrizes reais".

De acordo com o circular do primeiro-ministro, essas decisões serão executadas por meio de uma decisão conjunta entre o Ministério da Economia e das Finanças e da Reforma Administrativa e o Ministério em questão. Essa decisão inclui sobretudo as despesas prioritárias no nível do orçamento geral, das estatais com a gestão de forma independente segundo as contas especiais do tesouro e das instituições públicas, pelas quais o setor ministerial se encarrega ao controle, durante esse período excepcional que se estende até o final de junho de 2020.

O Primeiro Ministro enfatizou, por fim que "a importância dos esforços conjuntos é de levar a execução otimal dessas medidas, para que se possa gerir esta crise com eficiência e eficácia, necessárias, reduzindo os efeitos negativos sobre os cidadãos e a economia nacional".

Al-Othmani instou também neste sentido pela necessidade que os setores ministeriais cumprem com as obrigações financeiras, perante ás empresas contratantes, acelerar o desempenho dos pagamentos, principalmente das  pequenas, e médias empresas; "tendo em vista as obrigações financeiras e  os empregos, e  as repercussões sociais dessa crise".
Lahcen EL MOUTAQI
Professor universitário, Rabat- Marrocos