Autora: Silvana Bento de Melo Couto.

E-mail: [email protected]

Instituição: Escola Municipal “Rodolfo Trechaud Curvo”.

Co-autora: Maria Silva Guimarães Okazaki.

E-mail: [email protected]

Instituição: Escola Municipal “Rodolfo Trechaud Curvo”.

RESUMO

Este artigo é um relato da experiência de ensino e aprendizagem desenvolvida com alunos atendidos pelo projeto da articulação da Escola Municipal “Rodolfo Trechaud Curvo”, situada na Avenida: Sebastião Francisco de Almeida, Nº 471, Bairro: São Sebastião, CEP: 78260-000, Fone: (65) 3261 – 2781, Araputanga-MT, pela professora articuladora e coordenadora pedagógica em formação no PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A experiência se deu a partir da cantiga popular “O cravo e a rosa”. Nessa, a prática docente se efetivou através do lúdico e a integração de poemas, sob o enfoque da sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes. Nosso objetivo com o relato é destacar o compromisso do PNAIC com a alfabetização das crianças de até 08 (oito) anos de idade (no terceiro ano do ensino fundamental), visando a formação cidadã dos alunos/crianças e uma formação que garanta ao docente segurança no que ensina, no como ensina e no como os sujeitos aprendem. Da experiência, relatamos o foco nas capacidades de leitura e escrita, o desenvolvimento das habilidades e do raciocínio lógico matemático, bem como as possibilidades e dificuldades na prática docente quando realizada pelo viés da sequência didática. O resultado desse trabalho foi muito positivo, pois os alunos corresponderam as nossas expectativas. 

INTRODUÇÃO

 A organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticas constitui um diferencial pedagógico que colabora na consecução dos objetivos expressos nos quadros dos direitos de aprendizagem. A organização das atividades em sequência tem o objetivo de oportunizar aos alunos o domínio dos diversos gêneros textuais que permeiam nossa vida em sociedade, preparando-os para saberem usar a língua nas mais variadas situações sociais, oferecendo-lhes instrumentos eficazes para melhorar suas capacidades de ler e escrever (Dolz, Noverraz & Schneuwly,2004).

Sendo assim, com o objetivo de promover a aprendizagem dos alunos atendidos pelo projeto da articulação, utilizamos o gênero textual “cantiga popular” de forma a enriquecer o seu universo de conhecimentos e ao mesmo tempo, resgatar o lúdico de forma prazerosa e significativa. Por serem textos curtos e de estilo simples, tal gênero, pode oportunizar as crianças espaços de interação efetiva, valorizando as experiências significativas de linguagem, ajudando a focalizar atenção na pauta escrita e favorecendo a reflexão sobre as palavras, as sílabas e os segmentos menores, as letras. Afinal, brincar com as palavras por meio de tal gênero é um ótimo recurso para ajudar no processo de alfabetização e letramento.

MATERIAIS E MÉTODOS

Este trabalho foi aplicado com alunos atendidos pelo projeto da articulação da Escola Municipal “Rodolfo Trechaud Curvo” na cidade de Araputanga – MT.

Foi elaborada uma sequência didática na qual se privilegiou o trabalho com a cantiga popular “O cravo e a rosa”. Por serem textos curtos e de estilo simples, tal gênero, pode oportunizar as crianças espaços de interação efetiva, valorizando as experiências significativas de linguagem. Nessa experiência, a prática docente se efetivou através do lúdico e a integração de poemas, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes.

A sequência didática em questão teve uma duração de quatro semanas. Diferentes atividades (texto fatiado, segmentação de palavras, texto enigmático, formação de frases, palavra dentro de palavra, número de sílabas e de letras, cartaz de pregas, caça palavras, rimas, pesquisa via internet dos diferentes nomes de flores e visita in loco à floricultura, entre outras) foram desenvolvidas de modo a favorecer aos aprendizes a compreensão de situações de escrita com base em textos memorizados; desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual; refletir sobre as características do Sistema de Escrita Alfabética (SEA); ler e desenvolver capacidade para selecionar informações; valorizar a cultura popular; desenvolver habilidades e o raciocínio lógico matemático por meio de resolução de situações problema. 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 Ao desenvolvermos este trabalho nas aulas de articulação, buscamos na metodologia da sequência didática um ensino que proporcionasse aos alunos uma atividade escolar que fugisse do esquema tradicional. O resultado desse trabalho foi muito positivo, pois foi possível perceber o desenvolvimento da sequência didática de forma significativa. Os alunos participaram ativamente cheios de entusiasmo a cada nova atividade proposta, avançando na compreensão do sistema de escrita, reconhecendo suas unidades fonológicas, como sílabas e rimas e percebendo as relações entre grafemas e fonemas, reconhecendo as palavras como parte do texto, compreendendo e resolvendo situações problemas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Ao esquematizarmos uma Sequência Didática com o gênero “cantiga popular”, nosso objetivo foi aplicar esta proposta de trabalho pedagógico na tentativa de instrumentalizar os alunos com uma proposta pedagógica significativa, proporcionando aos aprendizes o desenvolvimento de capacidades de linguagem que podem ser transferidas para o ensino de outros gêneros textuais.

Cabe ao professor explorar essa proposta pedagógica, criar condições favoráveis à construção do conhecimento e elaborar atividades criativas que venham contribuir na aquisição da aprendizagem de seus alunos, pois uma aula prazerosa e inovadora deixa os alunos mais motivados na hora da aprendizagem e no momento de realizar suas atividades na sala de aula.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

ALMEIDA. Geraldo Peçanha de. Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem Como lidar em sala de aula? Conexa, Belo Horizonte, 2010.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Wallon e a Educação. In: Henri Wallon – Psicologia e Educação. São Paulo: Loyola, 2000.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.