O Rei de Marrocos preside na Segunda-Feira 15 de Maio 2017, a  cerimónia de assinatura de acordos sobre o projecto do gasoduto Nigéria - Marrocos e uma parceria sobre os produtos fertilizantes -

 No início da cerimônia, o ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Geoffrey Onyeama, pronunciou uma alocução perante o soberano na qual ele expressou as saudações da Sua Excelência o Sr. Muhammadu Buhari para a Sua Majestade o Rei Mohammed VI, recordando as últimas visitas do Soberano a Abuja, durante o qual os dois líderes concordaram em avançar na cooperação entre os dois países, tendo em vista abranger para outros setores de actividades econômicas.

 A definição destes acordos, aconteceu depois de alguns meses da visita do Rei à Nigéria, o que explica um novo sucesso de parceria entre Rabat e- Abuja, um sucesso atribuído à vontade de dos líderes, implementar projectos bilaterais de grande importância no dominio do desenvolvimento da Região.

 Em seguida, o Ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, Sr. Nasser Bourita apresentou as grandes linhas do projeto Gasoduto Nigéria - Marrocos, que não é nada mais que a expressão da visão compartilhada de dois líderes, o Rei Mohammed VI e o Sr. Muhammadu Buhari, eles são determinados a implementar um co-desenvolvimento sustentável para o continente Africano, e um fortalecimento da  cooperação Sul-Sul.

 Este mega projecto concebido por africanos para os africanos constitui uma ilustração perfeita da diplomacia da palavra da ação, uma nova visão do  Rei de Marrocos para uma África a ser dependende de seu destino e confiante em seu futuro.

 O Gasoduto Nigéria - Marrocos terá um impacto positivo sobre mais de 300 milhões de pessoas, sublinhou o Ministro marroquino, o que permite acelerar os projectos de electrificação de toda a região africana do oeste, bem como permite a criação de um mercado regronal competitivo da electricidade.

 Recordando os progressos realizados e as experiências acumuladas do Reino no domínio de transporte, de  logística, de infra-estrutura e de energia renovável, o Sr. Bourita assegura que este Gasoduto Nigéria- Marrocos, instrumento de integração e de desenvolvimento regional, será um projeto viável que vai atender as necessidade  crescentes da Europa, bem como as utilizações dos recursos de energia.

 O Diretor da companhia Nacional nigeriana de petróleo (NNPC), Sr. Farouk Said Garba, apresentou, por sua vez, as grandes linhas do acordo de cooperação do Gasoduto, firmando nesta ocasião um acordo de cooperação entre  o Instituto Nacional de Hidrocarbonetos e mineração de Marrocos e a Companhia Nacional de Petróleo da Nigéria

 Sr Said Garba evocou as modalidades de gestão do projecto do Gasoduto Nigéria-Marrocos, o planejamento dos estudos de viabilidade e da engenharia do dito projeto, bem como os direitos e as obrigações das partes e da parceria ganha-ganha.

 Tratando da cooperação Marroco Nigéria no domínio dos fertilizantes, o Presidente da Associação Nigeriana de produtores e dos fornecedores de fertilizantes (FEPSAN), Sr. Thomas Ethu destacou o reforço da cooperação entre o grupo OCP e a FESPAN, anotando que esta parceria permite, numa primeira fase, uma verdadeira transferência do conhecimento em matéria do desenvolvimento de estruturas, de equipamentos, de stochagens e logísticas e depois abranger a experiência para toda a região.

 Esta cooperação permite também a modernização do sector agrícola, nomeadamente através do desenvolvimento de uma plataforma de produtos químicos básicos, possibititando a utilização dos fertilizantes de qualidade, adaptados aos solos e às culturas nigerianas.

 O Director-Geral da Autoridade soberana, do investimento nigeriano, Sr. Uche Orji, tratou mais uma vez do desenvolvimento dos recursos naturais para a produção dos fertilizantes na Nigéria, anotando que a colaboração entre a Autoridade soberana de Investimento da Nigéria e do Grupo OCP incidirá sobre a exploração e o desenvolvimento das reservas de fosfato existentes nos estados da Nigéria, (Sokoto, Ogun, Edo, Imo) .

 A Nigéria vai beneficiar ainda da experiência e do conhecimento marroquino em matéria, bem como no setor do fosfato, acrescentou o responsável marroquino.

 O Presidente-Diretor Geral do Grupo OCP, Mostafa Terrab salientou que a parceria entre Marrocos e Nigéria seria um modelo de cooperação Sul-Sul.

 Ela envolve todo o setor agrícola, começando pela criação de soluções fertilizantes adaptados à natureza das culturas de solo e das culturas nigerianas,  o que permite a comercialização dos produtos fertilizantes pelo mercado nigeriano, tendo em vista as medidas de acompanhamento e de apoio aos agricultores locais (laboratórios e escola móvel, para os Agricultores), enfatizou o Sr. Terrab.

 Esta colaboração entra na segunda fase, permitindo maximizar a produção local de fertilizantes através da criação de uma plataforma de produtos químicos básicos, assegurando o abastecimeto do mercado nigeriano, através de preços competitivos e canais de distribuição localmente.

 No âmbito desta cooperação, o rei Mohammed VI presidiu à cerimónia de diferentes acordos, a importante assinatura foi do acordo de cooperação do Gasoduto entre Marrocos e Nigéria. Tal acordo foi firmado entre a Diretora Geral do Departamento Nacional de Hidrocarbonetos, Minas Amina Benkhadra e o Diretor da Companhia Nacional de Petróleo da Nigéria, Maikanti Kacalla Baru.

 Outro acordo assinado sob a presidência do Soberano foi entre o OCP e FESPAN, visando a capacitação de produção e de distribuição de fertilizantes.

 Por fim esta cerimônia, marcada pela exibição de dois filmes sobre o impacto sócio-económico de dois projetos e suas consequências a nível regional e internacional, contou com a presença do Chefe do Governo, do Presidente da Câmara dos Representantes, dos conselheiros da sua  SM o Rei, dos membros do governo, bem como de uma grande delegação nigeriana, composta de representante da Comunidade económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), membros do corpo diplomático acreditado em Rabat entre outras autoridades e  personalidades do sector privado.

 Na margem desta cerimônia, S.M. o Rei ofereceu  uma recepção em honra dessas personalidades.

Lahcen EL MOUTAQI