O futuro da Realidade Virtual

Alunos: Matheus Tiecher, Anderson Luiz Hofstetter

Orientador: Carlos Wagner

Curso de Sistemas de Informação – Faculdade Iguaçu – Av. Botucaris, 1590 – CEP: 85760-000 – Capanema, PR - Brasil

[email protected], [email protected]

Abstract. Virtual Reality is an interface technology capable of deceiving a user's senses, through a virtual environment created from a computer system (codes, images and sensors). This technology is spreading more and more in our environment, which allows it different paths and futures.

Resumo. A Realidade Virtual é uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional (códigos, imagens e sensores). Essa tecnologia vem se espalhando cada vez mais em nosso meio, o que possibilita a ela diversos caminhos e futuros.

Palavras chaves: Realidade Virtual, VR, Histórico Realidade Virtual, Como Funciona a Realidade Virtual.

1. Introdução           

A Realidade Virtual ou VR é uma tecnologia que vem se desenvolvendo em uma grande escala nos últimos anos, podemos dizer que o seu investimento está dobrando de ano para ano. O conceito de projetar ou de simular já é muito antiga, por volta de 1838, o britânico Charles Wheatstone criou um óculos estereoscópicos que usava espelhos na frente dos olhos com uma pequena angulação em sua lente assim criando a ilusão de volume e também de imersão, essa foi a ideia de onde se originou os primeiros protótipos dos VR.

A realidade virtual é utilizada em vários ramos, como por exemplo em simuladores, no ramo militar, na área medica, em jogos, filmes, etc. O funcionamento dessa tecnologia é algo que levou um tempo para chegar aonde chegou, entenda como isso aconteceu e por que demorou tanto tempo.

2. História:

A Realidade Virtual ou VR é uma tecnologia que vem se desenvolvendo em uma grande escala nos últimos anos, podemos dizer que o seu investimento está dobrando de ano para ano e sua popularidade também. Ao contrário do que muitos pensam que a Realidade Virtual é um projeto atual estão completamente enganados pois a sua invenção surgiu a muito tempo, a vontade de projetar e de simular já estava presente em 1838, com o britânico Charles Wheatstone que criou óculos estereoscópicos que usavam espelhos na frente dos olhos com uma pequena angulação na lente assim criando a ilusão de volume e imersão, essa foi a ideia de onde se originou os primeiros protótipos.