O FUTURO DA MEDICINA PSICOSSOMÁTICA
Dr.Wagner Paulon

Os últimos cem anos em medicina viram o conceito estrutural da doença levado da anatomia patológica e patologia celular para a era bacteriológica e suas grandes descobertas. Depois veio o período da bioquímica e do metabolismo que conduziu à enormemente produtiva endocrinologia. Estamos acabando de bater à porta que conduz à era da medicina psicológica que, confiamos, trará contribuições de igual importância.

Com esse último desenvolvimento em medicina, conseguiu-se uma síntese e toda a medicina tende a tornar-se medicina psicossomática. Por isso, bem pode ser que o futuro texto de medicina consistirá, como afirmou Menninger, de um exame sistemático da relativa importância dos fatores externos e ambientais e dos fatores internos, emocionais, responsáveis pela incidência de toda moléstia e de toda doença. Esses estudos promoverão um conhecimento mais compreensivo do ser humano como um produto de forças físicas, químicas, psicológicas e sociais.

A medicina teve seu verdadeiro início no estudo do homem na mesa de dissecção. Continuemos com o estudo do homem não somente como um mecanismo anatômico e fisiológico, mas como um ser humano possuidor de amores e ódios, necessidades e paixões, capaz de perturbar sua alma e seu corpo.