A Filosofia que caracteriza pela primeira formulação do pensamento relativamente crítico em relação ao mundo mitológico.

A Filosofia de forma sistematizada como conhecemos hoje, teve seu início na Grécia Antiga por volta do século VI antes da nossa era.

Os filósofos Pré-Socráticos viveram antes da era socrática, a explicação fundamental deles era como entender a origem do universo como fundamento da natureza.

Portanto, eles não estavam preocupados com a religião e muito menos com a política. Desejavam explicar fenômenos naturais,  como eles nasceram desenvolveram.

Com efeito,  procuravam explicar tudo pelo uso da razão e não da imaginação. Começaram desenvolver os primeiros ensaios científicos, voltados pela observação.

Nesse contexto do entendimento,  que  nasceu a cosmologia, explicação física dos fenômenos. O primeiro grande filósofo foi Tales de Mileto, posteriormente Anaximandro e Heráclito entre outros.

Pitágoras procurou desenvolver o pensamento refletindo a ideia que tudo preexiste à alma, sendo que a mesma é imortal. Significa a grande divisão posteriormente proposta por Platão, à realidade humana divide-se entre corpo e alma.

O corpo esgotaria na materialidade da natureza, mas a alma teria continuidade como produto da essência humana. Motivo pelo qual a alma é imortal.

Demócrito e Leucipo defenderam a existência da formação de todas as coisas a partir da existência dos átomos.

O mundo para eles não tiveram sua origem em nenhuma proposição divina, pelo contrário resultaram de causas materiais.

Mas onde está a origem de todas as causas matérias. Se o mundo não foi criado por deus, como de fato entendia a cosmologia daquele tempo. Então qual a verdadeira causa da origem do mundo, tal interrogação sempre foi à pergunta fundamental.

Tales de Mileto tentou dar resposta a essa formulação resultada da  primeira cosmologia, a grande conclusão de Tales de Mileto, é que água é a origem de todas as coisas, inclusive a origem do mundo.

Mas de onde vem à origem da água, se tudo que existe, só existe em razão da existência de uma causa. A explicação da existência do mundo começou a ficar demasiadamente difícil.

Então a Filosofia ao longo dos anos, tomou outra direção e por muito tempo, ficou preocupada com questões políticas e religiosas, iniciou, com efeito, o período da Filosofia Platônica.

Só contemporaneamente, com a evolução da cosmologia e particularmente de outra disciplina que foi denominada de Física.

 O mundo não sendo criado por deus, como de fato não foi isso após a explicação da não existência dele.

Nesse sentido a nova cosmologia teria que dar uma explicação coerente, uma origem sem causa, o que a princípio seria absurda.

Mais absurda seria a primeira explicação metafísica dada à origem do mundo, um deus sem origem, porque nada poderia ser criador de si mesmo.  Quem teria criado deus, esse princípio remonta os preceitos do ateísmo.

 Se antes era o nada, sendo desse modo é completamente irracional o surgimento de deus, tanto pelo caminho da metafísica como da cosmologia.

Então como surgiu o mundo, quando toda explicação, tanto metafísica, como Cosmofísica são irracionais pelo próprio fundamento.

A explicação é muito simples, e não remonta nenhum dos dois princípios da Cosmofísica antiga ou a metafísica, a não ser na inspiração intuitiva de Tales.  

Naturalmente que a defesa da teoria não poderá ser também empírica.  Explicarei o fundamento que remonta se a outro princípio o qual denomino de lei da incausabilidade.

A existência de tudo nos diversos cosmos contínuos não teve finalidade, muito menos no seu fundamento primeiro, o que se torna objetivo que a inexistência fez se existência. Motivo pelo qual nada tem fundamento a priori.

Tales de Mileto incrivelmente acertou sem saber que estava defendendo o principal axioma da ciência de todos os tempos históricos.

 Mas Tales não tinha essa consciência acertou sem saber. Ao defender que a água foi o elemento primordial o fundamento da origem do mundo.

Explicarei. Imaginamos o infinito, ele é simplesmente infinito, num primeiro momento não tinha nenhuma relação casual de energia nele.

Com efeito, o infinito só poderia ser escuro, ausência de luz,  significa que o infinito era composto por outra realidade imaterial, uma super temperatura negativa.

Das três realidades descritas, que significam realidades sem causas, surgiu a primeira realidade que desencadeou os fenômenos de causas e efeitos.

E qual foi essa primeira realidade, a teoria formulada por Edjar Vasconcelos, o fenômeno da temperatura negativa desencadeou em outro fenômeno, da superprodução de gelo.

Esse fenômeno atingiu o infinito todo, de tal modo que  por meio de uma evolução química concentrou diversas formas de energias, provocando no universo, bilhões de big bangs desenvolvendo trilhões de universos contínuos dentro de outros bilhões de galáxias.

Essa é a única explicação razoável da origem de tudo que existe, inclusive a evolução humana. Somos em última instância produto de um infinito frio, desértico e escuro.   

 

Edjar Dias de Vasconcelos.