O mesmo é utilizada como uma estratégia dentro das empresas, pois é um instrumento de planejamento e controle financeiro, capaz de gerar inúmeras informações pertinentes à empresa na qual irão orientar o administrador a projetar as receitas, despesas, custos e investimentos. O fluxo de caixa é considerado um instrumentos financeiro que a gestão utiliza para analisar as entradas e saídas do caixa da empresa, sendo que é avaliado todo o processo para que haja uma informação coerente para saber o saldo daquele período, analisando o quanto a empresa arrecadou em lucros ou se houve algum prejuízo em um determinado período podendo ser avaliado mensalmente.

Sendo assim essa ferramenta foi criado para determinar uma pesquisa de funcionamento e aplicação das ferramentas contábeis, para avaliar diariamente através do livro diário e obter o controle adequado da movimentação dos recursos financeiros de cada período. Sendo que o fluxo de caixa é uma importante ferramenta durante o processo de tomada de decisões. ZDANOWICZ (1992): “Diz que o fluxo de caixa é um instrumento de programação financeira, que corresponde a estimativa de entradas e saídas em certo período de tempo projetado”.

Assim pode-se avaliar que as movimentações de caixa é de forma organizada, e dessa forma pode-se dizer que é correta para o administrador financeiro observar as entradas e saídas e também os lucros e prejuízos que podem ocorrer dentro da organização. Um bom gestor tem que começar a utilizar as informações contábeis repassadas pelo contador é uma ótima oportunidade de crescimento profissional.

O fluxo de caixa pode ser diário, semanal ou mensal de acordo com o gestor da empresa, sendo que serve como um apoio aos empreendedores para avaliar os dados financeiros da empresa em determinado período, observando também as movimentações da empresa, podendo pedir ao seu contador um auxilio através de informações especializadas naquele setor que está precisando ser avaliado. Freitas (2014) Diz que o fluxo de caixa possibilita uma boa gestão dos recursos financeiros, evitando situações de insolvência ou falta de liquidez que representam fortes ameaças à continuidade das empresas”.

Portanto é necessária para uma boa administração financeira tem que haver uma boa gestão e ótimo compromisso com os seus clientes, podendo auxiliar os seus usuários contábil nas decisões em seus resultados mensal e analisando os relatórios da empresa para poder evitar que a empresa fique com o saldo devedor ou com inadimplência.

            O fluxo de caixa tem por finalidade analisar as movimentações dentro das empresas, verificando entradas e saídas de recursos financeiros, sendo que nessa avaliação sempre a saída será maior, pois a mesma é que há mais movimentações, pois tem várias contas a serem pagas, podendo também dizer que há uma diferença entre empresas de pequeno e grande porte, pois há uma oscilação entre os lucros referentes a cada uma das empresas. Santos (2001) diz: “O planejamento de caixa não é uma atividade fácil, pois lida com grande dose de incerteza”.

            Contudo, para trabalhar com o fluxo de caixa é muito difícil, pois é uma atividade muito complexa e com variações de informações, podendo ser certas ou incorretas para a tomada de decisão, com isso pode-se haver dificuldades para um contador obter informações, mas sendo um profissional contábil que se qualifique e que entenda da ferramenta contábil bem detalhada, o mesmo não sente dificuldade alguma, podendo resolver o fluxo de caixa com agilidade e qualidade. Para Zdanowicz (1992) o fluxo de caixa é um instrumento de programação financeira, que corresponde as estimativas de entradas e saídas de caixa em certas em certo períodos de tempo projetados.

            O fluxo de caixa é considerado uma ferramenta principal da gestão, sendo utilizada a sua forma de planejar, organizar e controlar o fluxo de recursos financeiros, sendo que serve para obter melhores resultados para as empresas. Podendo considerar e utilizar o uso de normas técnicas e contábeis para avaliar as projeções de vendas e os custos para as organizações e para que houvesse uma redução de desperdício na organização. Sá (2009, p. 11) Declara que:

O fluxo de caixa é o método de captura e registros dos fatos e valores que provoquem alterações no saldo caixa e sua apresentação em relatórios estruturados, de forma a permitir sua compreensão e análise.

            Portanto, ele diz que o fluxo de caixa deve haver relatórios para obter informações contábeis para auxiliar e colocar em pratica diante dos problemas que podem afetar a sua empresa, sendo que é preciso que haja relatórios para que ocorra o processo de arrecadação de informações adequada para o resultado final de cada mês, podendo ter uma resposta e uma análise do que está acontecendo no setor financeiro da instituição. O fluxo de caixa é considerado a ferramenta mais importante de uma empresa, pois é através dela que pode-se avaliar as movimentações, para obter uma análise especifica tem que observar as movimentações e os relatórios que foram feitos a partir das pesquisas feitas na entidade.

            O principal objetivo do fluxo de caixa é possuir uma visão geral de entradas e saídas diárias de recursos financeiros.  No entanto, pode-se observar que as empresa poderá planejar as necessidades de captação e verificar as melhores fontes de credito para não incorrer em problemas de liquidez, por pagar juros altos, e quitar as obrigações dentro do prazo de vencimento como também aplicar de forma rentável as sobras de caixa. [...]