"Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna" (Jo 3,16).
O Filho único oferecido a Deus é prova de fé. Aconteceu com Abraão quando iria Sacrificar seu único filho Isaac na terra de Moriá: “Não estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu filho único” (Gn 22, 9).
No livro dos Romanos a partir do Capítulo 5 trata sobre a Salvação, a qual vem expressa no capítulo 8 como "A vida do Cristão no Espírito" e no Versículo 32 ratifica esta vida em Deus:  "Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas?" (Rm 8, 32).
Já na Parábola dos vinhateiros homicidas encontramos a passagem que  diz: "Enfim, enviou seu próprio filho, dizendo: Hão de respeitar meu filho" (Mt 21,37). Faz-se necessário, neste momento, dar uma pausa na nossa reflexão sobre o "Filho único" e voltar um instante para esta Parábola, "Que não é bem uma 'Parábola', mas sim uma 'Alegoria', porque cada pormenor da narrativa tem sua significação: o proprietário é Deus; a vinha é o povo eleito, Israel (cf. Is 5,1+); os servos são os profetas; o filho é Jesus, morto fora dos muros de Jerusalém; os vinhateiros homicidas são os judeus infiéis; outro povo, quem será entregue a vinha, são os pagãos" (cf. Nota "a" da Bíblia de Jerusalém, 9* impressão: maio de 2000).
Por fim, encontramos esta unigenitura na primeira carta de São João: "Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele" (1Jo 4,9).
É uma forma de oferecimento da totalidade. O todo que vem expresso na unicidade. Deste modo, se prova a fé. Coloca a crença no limite a ponto de ser provada com o maior bem que se podia ter: o filho. Contudo, este limite para se provar a fé chega através de uma decisão divina: "Deus amou tanto o mundo..." (Jo 3,16). Todo e qualquer limite se passa pelo amor. Ele toca a fé que se limita amar de forma incondicionalmente. Assim, o Filho Único de Deus é provado em sua fé e manifesta seu amor doando-se a si mesmo, através da cruz, para dar a cada um a vida eterna, quer dizer, conhecer a Deus e a Jesus Cristo.
✅Recebeu? Opine. Curte. Compartilhe ✳

☆ [PADRE Joacir d'Abadia, Pároco de Alto Paraíso]☆
_______________
> Filósofo, Escritor, Especialista em Docência do Ensino Superior e membro da "Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano" (ALANEG) <