Os jogos online são um fenômeno estabelecido. A cada dia milhares de joguinhos são lançados através de centenas de sites pela internet e foi-se o tempo em que era preciso baixar jogos para jogá-los.

Atualmente a criançada – e até os adultos – se diverte jogando online. Entre as categorias de jogos preferidas estão os jogos de ação, jogos de carro, jogo de motos entre outros. Basta ter um computador ou notebook com conexão a internet para começar a diversão. 

Mas isso é bom ou ruim? Os jogos estão inseridos na nossa cultura desde sempre mas nunca chegamos à conclusão se são inerentemente bons ou ruins. Às vezes carregam uma conotação pejorativa por gerarem compulsão e prejuízo para as pessoas. Às vezes são exaltados, já que vários estudos psicopedagógicos retrataram a importância do jogo no desenvolvimento infantil. 

O fato é que os jogos online são um elemento sempre presente e não há como tirá-los do cerne de nossa cultura e sociedade. Em suma, crianças, adolescentes e adultos vão jogar, o que precisa ser feito é ter controle sobre a quantidade de tempo gasta na atividade, assim como em qualquer outra. Tudo em excesso pode ser prejudicial. 

Não quero dizer que os games estão acima do bem e do mal, mas se utilizados de forma dosada podem ajudar na adaptação à realidade, além de facilitar o aprendizado e o nosso comportamento cognitivo. Os jogos podem ser considerados um aspecto fundamental da vida. Os jogos online são simplesmente seu desenvolvimento mais recente.