Por, Ludmilla Paniago Nogueira

        Joziane Lopes dos Santos

A prática se torna um objeto de importante valor e cujas características devem ser analisadas indicando os aspectos que podem ajudar na compreensão dos sentidos do fazer docente no nível. O sentido do que é prática é ampliado. Prática não é apenas ensino, nem no sentido mais estrito de instrução, transmissão de conhecimentos, nem somente no sentido mais amplo, da formação humana do sujeito (Libâneo, 1995). Compreender o sentido da prática pedagógica é compreender como o professor dá sentido à profissão que escolheu, às condições de trabalho, à formação inicial e continuada, à relação com as crianças, à relação com os colegas, o envolvimento com o projeto educativo da instituição, sua compreensão de educação, perspectivas para a profissão, além de tantos outros aspectos que neste trabalho não é possível apresentar e discutir.

Ao longo da história, a educação das crianças pequenas até constituir-se na Educação Infantil que hoje existe foi conduzida por diferentes caminhos, como o do descaso político, mas avançou para o patamar de Educação Infantil, que hoje é tão estudada, debatida e também defendida, numa perspectiva que envolve o Cuidar e o Educar. Diante de tais avanços, colocou-se como questão de investigação “que características são importantes na prática pedagógica na Educação Infantil?, buscou-se compreender que características constituem a prática pedagógica na Educação Infantil, voltando-se para a análise das implicações contidas nas características reveladas no trabalho do professor. Neste sentido, nesta pesquisa a preocupação foi em trazer elementos que estão envolvidos no cotidiano de trabalho de uma professora e que fossem apontados por uma educadora atuante no nível.

 O perfil do professor pesquisador prescinde da vontade pessoal, um compromisso ético, político e profissional. E necessário também luta coletiva dos profissionais, que possibilite a criação do desejo de fazer, em buscas constantes, as melhorias tão necessárias e urgentes na educação. É necessário também maior valorização e reconhecimento profissional.

A formação continuada pode, também neste caso, auxiliar na compreensão do papel dos professores na relação com pais e comunidade. Além disso, como foi dito neste trabalho, o perfil do professor de Educação Infantil se constrói no exercício da profissão e esta construção será significativa se for feita com reflexão, compromisso ético, político e estético, e pesquisa.