1. INTRODUÇÃO
A busca por uma melhor qualidade de vida tornou-se frequente nos últimos anos, vem buscando se a cada dia formas para manter um hábito de vida que traga maiores benefícios a longo prazo. A qualidade de vida é um dos assuntos mais abordados no momento atual, através de vários meios sociais, um dos motivos que levaram este assunto a ser tão enfatizado é o fato do alto aumento da população sedentária e com doenças físicas e psicológicas, cada vez maior.
Dentre todas as doenças acarretadas devido a falta de hábitos que tornem o dia a dia o mais saudável possível para cada individuo, a que vem se destacando nos últimos tempos e sendo considerada o mal deste século é a Ansiedade.
Castillo (et al,2000.), relata que a ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo e apreensão, é caracterizada por tensão ou derivado de antecipação de perigo de algo desconhecido ou estranho, é uma emoção normal de todo ser humano, que se manifesta ao se enfrentar algum problema em qualquer setor da vida.
É uma resposta do sistema nervoso que age como um reflexo. O sistema nervoso simpático provoca desordens no organismo liberando quantidades altas de hormônios ligados diretamente a reação da ansiedade. É mais frequente em crianças, mulheres, jovens, pessoas sedentárias e gestantes. Podendo ser causada por fatores genéticos, traumas, problemas na infância, doenças físicas, cardíacas e hormonais.
A ansiedade pode ser diagnosticada observando sintomas característicos e frequentes como: tremores; sensação de fraqueza; tensão ou dor muscular; inquietação; fadiga fácil; falta de ar ou sensação de fôlego curto; palpitação; sudorese excessiva; mãos frias e úmidas; boca seca; vertigens e tonturas; náuseas e diarreias; rubor ou calafrios; aumento de urina (polaciúra); sensação de bolo na garganta; resposta exagerada a surpresa; dificuldade de concentração; memória prejudicada; dificuldade de conciliar e manter o sono; irritabilidade.
A ansiedade é subdividida em dois tipos: a ansiedade normal positiva e a ansiedade patológica negativa, a ansiedade normal positiva é aquela caracterizada como resposta adaptativa do ser humano a determinadas situações, preparando o individuo a cerca de determinadas situações como uma resposta adequada, amenizando as consequências. Já a ansiedade patológica é entendida como uma sensação indefinida, como um medo infundado e ou situação inconcreta. ( Batista e Oliveira, 2005 apud Coelho, et al 2011)
4
Segundo Moutri, Nunes e Bernik (2007),
[ ] ao analisar o exercício de forma fisiológica, ele provoca alterações semelhantes as que o individuo experimenta durante o ataque de pânico, ou seja, ele poderia ser o agente estressor que vai desencadear um processo psicológico- biológico de avaliação e preparo de reação ( alterações fisiológicas), podendo desta maneira, vir a contribuir para o tratamento psicoterápico com uma pratica gradual e sistemática por meio de treinamento físico especifico. O que justifica a busca pelo entendimento dos mecanismos e efeitos psicofisiológicos do exercício físico sobre a ansiedade.
Segundo Medeiros (2010), o corpo humano é planejado para realizar movimentos e atividades de nível extenuante ou não, a atividade física faz parte do estilo de vida da população, todavia o organismo humano não permanecera saudável por longos períodos se não for adequadamente utilizado. A inatividade física é um dos maiores causadores de doenças físicas e mentais, quando o individuo adere a um estilo de vida sedentário sem a realização de qualquer tipo de atividade e ou exercício físico, eles sobrecarregam a mente e o corpo, desequilibrando assim o sistema nervoso.
Diversos estudos já comprovam a eficácia do exercício físico, eles promovem vários benefícios para a saúde de um individuo, contribui na prevenção e tratamento da ansiedade e aumentam a disposição e animo, além de diminuir a tensão gerada por situações estressantes. Melhora a auto-estima, autoconfiança, e autoconceito, controlando assim a ansiedade. (Rapetti. Et al, 2011)
A prática de exercícios físicos de forma regular proporcionam benefícios psicológicos e fisiológicos. A implantação de programas de exercícios físicos, tendem a melhorar a saúde dos praticantes aumentando assim sua qualidade de vida em variados aspectos. ( FRANCHI e JUNIOR, 2005,apud. Silva et al 2010)
Ferreira (2012), relata que a atividade física é algo natural dos seres humanos. Enquanto que o exercício físico é uma opção de escolha dos indivíduos, tem caráter educativo, lúdico, recreativo, competitivo e estético, e varia de acordo com o objetivo de cada individuo. É constantemente utilizado para trabalhar o corpo como um todo, alcançando os resultados com base em seus objetivos.
Sabe-se que a diminuição da aptidão física geral- consequente diminuição da regularidade dos exercícios físicos-, principalmente relacionada á capacidade de resistência cardiorrespiratória, direciona a um quadro de complicações na realização de tarefas do cotidiano ligadas á vida profissional e à pratica de atividades físicas e de lazer. O que propicia ao aumento das chances que o individuo tem para desenvolver doenças crônico- degenerativas (osteoporose, hipertensão, doenças coronarianas, entre outras) e problemas associados aos transtornos psiquiátricos, como ansiedade, o
5
estresse a depressão e alguns estados negativos de humor (ARAUJO, MELLO & LEITE, 2007).
Diante do acima exposto levanta-se o seguinte problema:
A prática de exercícios físicos pode reduzir significativamente o quadro de ansiedade?
Este projeto tem como objetivo geral conhecer a relevância do exercício físico no controle da ansiedade; em específicos identificar os exercícios adequados para o tratamento da ansiedade; analisar o efeito do exercício físico no estado de ansiedade; conhecer os benefícios e malefícios da pratica de exercícios na prevenção da ansiedade.
E se justifica devido á escassez de trabalhos publicados sobre o estudo dos exercícios físicos sobre a melhora de doenças psicológicas como a ansiedade, se faz necessário discorrer sobre tal tema, e visa contribuir para a melhor forma de tratamento de doenças psicológicas com fins não fármacos para os indivíduos.
Portanto no que diz respeito á relevância social: este estudo poderá abrir novos rumos no que tange desenvolver programas de exercícios físicos para indivíduos com ansiedade, com o objetivo de lhes fornecer uma vida com hábitos mais saudáveis. Entretanto em nível cientifico, este estudo pode fornecer dados sistematizados em relação ao tratamento e prevenção da ansiedade e demais doenças psicológicas, fornecendo resultados satisfatórios.
É possível levantar a hipótese de que o exercício físico melhora efetivamente casos de ansiedade, melhorando assim a qualidade de vida do individuo, quanto mais ativo o individuo for melhor será para sua saúde física e psicológica.