O ETERNO APRENDIZADO DO VIVER!

Professor Me. Ciro José Toaldo

Neste primeiro artigo de 2019, quando o país vive um novo momento de sua história, precisamos ter a coragem de degustar mais o prazer de viver! Sim, saborear a vida, pois nela estamos de passagem!

Aproveite o novo ciclo e tenha com ele o tempo para mudar algo que venha ao seu benefício! Não há dúvidas que em algum aspecto algo precisa ser mudado em sua vida. Vivemos com intensa competitividade carregada de artimanhas e, principalmente, onde o ser humano passa a ver no outro “o seu inimigo”! Todos querem crescer, mas muitas vezes à custa do derrubar e banir o outro.

Este é o contexto de nosso mundo e sociedade onde a vida perde sentido e, os pequenos e insignificantes atos, acabam ficando no esquecimento. Infelizmente o famigerado dinheiro torna-se a condição para o principio da felicidade. Não me refiro que devamos viver sem foco e determinação no dinheiro, mas ele ($$) não pode ser o condutor de sua vida! Eis um grande aprendizado para viver bem!

Este aprendizado conduz-me aos romanos, especificamente ao filósofo Sêneca que dizia: “Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é por si só, uma vida”. Deste salutar pensamento tiro algumas conclusões: A primeira - ter preocupação com a vida, não apenas com a ‘material’, pois da matéria não se leva nada. Lembre-se: “Do pó viemos e ao pó voltaremos” (Gn 3,19)

Segunda: ligue-se ao que vai agregar satisfação pessoal em sua vida. Não basta ganhar dinheiro e não fazer o que se gosta. Aliás, quando o trabalho não é prazeroso, ele ganha outra dimensão.  Portanto, aprenda ganhar dinheiro fazendo o que gosta e com prazer! Tenho consciência que isto é complicadíssimo num país em que as pessoas trabalham para sobreviver!

A terceira é relacionada com a convivência: pare de se importar com os outros! Uma vida medíocre é a vivida na dimensão de querer agradar! Importar-se com os outros, sendo um linguarudo (a) é o pior defeito de uma criatura! Aliás, a mente desocupada é a oficina do diabo!

Por fim, o outro eterno aprendizado é que nascemos para ser livres e com direito da escolha. A vida ensina que uma escolha feita na dimensão da liberdade, torna as criaturas mais felizes! Confie em seu esforço e dedicação e passará a ver um mundo sem rancor e ódio.

Se você não ganhou na Mega da virada, saiba que terá trezentas e tantas oportunidades para aprender viver e ser feliz! Muitas vezes, dinheiro é mero detalhe! Equilíbrio, moderação, satisfação, prazer e entusiasmo, além de não poder ser comprados é essência deste aprendizado.

Charles Chaplin afirmou que a vida é boa quando lutamos com determinação e paixão, quando perdemos com classe e vencemos com ousadia, pois o mundo pertence aos que se atrevem e, viver não pode ser algo insignificante.

Até o próximo!