Esta pesquisa propõe investigar aspectos carnavalizados presentes no cordel de Janduhi Dantas “A mulher que vendeu o marido por R$1,99”, e que de modo geral, teve como principal objetivo realizar uma análise direcionada para o âmbito da cultura cômica popular voltada para a carnavalização. Para a construção do Corpus desta pesquisa teve-se como estudo para a teoria da Carnavalização os pressupostos de Bakhtin (1987) com o livro A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: O Contexto de François Rabelais, assim como alguns capítulos dos livros Introdução ao Pensamento de Bakhtin. (JOSÉ LUIZ FIORIN 2006.), Bakhtin Outros Conceitos-Chaves (BETH BRAIT, 2006.).  Esta análise foi desenvolvida como um estudo qualitativo de cunho bibliográfico.  Para que dessa maneira fosse possível realizar uma melhor análise da obra, pois a Carnavalização é uma vertente da cultura cômica popular que sofre influencias diretas do carnaval e que se manifesta de maneira ambivalente dentro dos textos cômicos populares. Além de levantar questões em que através da carnavalização e do discurso mesmo que cômico compreendemos que representam dilemas e problemas que envolvem as relações humanas e sócias, como por exemplo a história dos personagens do cordel, onde o uso excessivo e indevido do álcool, das bebidas alcoólicas e o alcoolismo destroem e acabam pouco a pouco com uma família. Ao final da análise, constamos que o cordel de Janduhi Dantas possui em seu texto um discurso repleto de elementos carnavalizados e ambivalentes. Que são expressos no texto e que se apresentam para o leitor ora de forma direta, ora forma indireta e de maneiras deliberadas, desde de o seu título até a sua última estrofe analisada.  Além de apresentar também elementos e aspectos da primeira e da terceira categoria da cultura cômica popular. Contendo ainda elementos intertextuais e estrangeirismos.

1 INTRODUÇÃO

O seguinte estudo pretende analisar a literatura carnavalizada presente no cordel “A mulher que vendeu o marido por R$ 1,99” (2006), de Janduhi Dantas¹, visto que tal pesquisa e estudo ainda são embrionários dentro da esfera da literatura popular na perspectiva do carnaval. A importância deste estudo, encontra-se em poder compreender acerca da literatura popular por meio do gênero literário cordel que possui em sua estrutura uma grande e forte carga literária, cultural e regionalista. Além de levantar em seu texto questões contemporâneas, problemas e polêmicas que envolvem as relações humanas e sociais. O cordel ao qual será analisado levanta em seu texto temas que são bastantes conflituosos em nossa sociedade atual de trazer consigo um prato cheio de bom humor e comédia. Buscando também agregar, por meio da análise através da perspectiva da carnavalização pela teoria de Bakhtin (1987), revelar a presença da linguagem carnavalizada e ambivalente presentes nesse texto. Esses foram alguns pontos iniciais dos quais chamaram a atenção para estudá-lo. Desta forma, essa pesquisa pretende discutir sobre as categorias da cultura cômica popular, conceituar aspectos da carnavalização, identificar questões estruturais de versificação presentes no cordel e analisar os elementos carnavalizados.
Para este estudo utilizamos MIKHAIL BAKHTIN(1987), JOSÉ LUIZ FIORIN(2006) e BETH BRAIT(2006) A Carnavalização, por sua vez é uma literatura que sofre influência direta do carnaval e que somente se manifesta dentro da cultura cômica popular. Se caracterizando principalmente pela liberdade e ambivalência. Fiorin (2006, p.92) diz que “No carnaval, cria-se um tipo de relações humanas que se contrapõe ás relações sócio hierárquicas da vida moral.” A carnavalização é livre de todas as regras e amarras que são ditadas pelo mundo oficial e hierárquico e é ambivalente pois não denuncia apenas uma só vertente mas expõe todas as vertentes que possam existir. Este estudo portanto foi desenvolvida por meio de um estudo qualitativo de caráter bibliográfico onde por meio desta metodologia identificamos no cordel aspectos e características do discurso carnavalizado, categorias da cultura cômica popular, elementos intertextuais e estrangeirismos. De maneira que tal estudo e análise, estarão contribuindo ainda mais e de forma significativa para a literatura popular ainda pouco explorada e estudada até o momento.