Este trabalho pedido pela professora Glacie Regina Rosa, nos mostras os diversos preconceitos, na vida de estudantes entre outros. muito bom vale a pena ler. .. 

ESTILOS DE SE VESTIR E SEUS PRECONCEITOS

 Bruno Batista Lopes*

João Goncalves Nascimento Neto**

 Resumo:

 O mundo está repleto de preconceitos, dentre eles, um dos que está mais comum a cada dia, a questão de se vestir. Dizem que pessoas são iguais, a reflexão mais aceita para desmentir esta ideia esta na ciência, pois ela nos mostra no exame de sangue que não somos iguais. Agora ter preconceito de uma pessoa somente por ela ter criado o seu estilo de se vestir, de música, de sexualidade, etc. Tudo que fazemos tem um motivo relevante por mais trágico que seja ele, o estilo EMO é o ponto não o principal mas sim uma tribo das mais conhecidas em todo o mundo, uma pessoa tem uma tribo por vários motivos relevantes. Antes de falarmos de uma pessoa que esta diferente da gente devemos, parar e reparar como estamos nos vestindo, devemos olhar com os olhos desta pessoa tentar ver como ela se sente. “Eu sou aluno de uma faculdade e minha vida toda eu sofro por causa do preconceito, e por Billing. Mas por causa disso eu faço vários projetos em prol desta causa, e peço ajuda de qualquer pessoa, que quiser falar ou se abrir sobre qualquer coisa que este sofra na escola, trabalho, Club, etc. Vivo isolado de todos os meus colegas e sofro ate mesmo em casa por meus pais não aceitarem um estilo que para eles é muito estranho diferente e hipócrita, ao mesmo tempo, devido a isto, resolve fazer uma coisa bem diferente, e falar a realidade que acontece e passa por despercebido pelos olhos dos demais.”

Palavras Chaves: Estilo, Preconceito, Compreensão, Igualdade Social, 
Summary: The world is full of prejudices, among them one that is more common every day, the matter of dress. They say that people are equal, the reflection to refute this widely accepted idea that in science, for it shows us the blood test are not equal. Now take a person only prejudice that she created her style of dress, music, sexuality, etc.. Everything we do has a relevant reason for that is it more tragic, the EMO style is not the main point but one of the best known tribe in the world, a person has a tribe for several important reasons. Before we talk about a person who is different from the people we must stop and notice how we are wearing, we must look with the eyes of this person trying to see how she feels. "I am a college student my whole life and I suffer because of prejudice, and Billing. But because of that I do several projects in support of this cause, and ask for help from anyone, or if you want to talk about anything to open it suffers at school, work, club, etc.. Living isolated from all my colleagues and I experience even at home by my parents not to accept a style that is very strange to them differently and hypocritical at the same time, because of this, decides to do something very different, and speak the reality that happens and passes unnoticed by the eyes of others. "

1.ESTILO DE SE VESTIR E SEUS PRECONCEITOS.

 

Se observarmos as diversas reações da atualidade em relação a certas atitudes de conotação sexual, ficaremos impressionados ao constatarmos que tais reações permanecem imutáveis ao longo da historia. Diversos motivos levam uma pessoa a ter o seu próprio estilo, como foi dito no resumo deste artigo, as pessoas apenas tem algumas semelhanças entre se, e não somos iguais. Preconceito. O que tem esta palavra? Se pegarmos a historia do ser humano veremos que este esta, desde a época das cavernas, evoluindo com o passar dos tempos, seus gostos, estilos de vida, estilo de se vestir, entre outros.

“ Já se disse que a “ homossexualidade” é o amor que não ousa dizer o seu nome. Atualmente no nosso meio social ele ousa dizer o seu nome, só que não tem palavra para isso. Podemos nós pergunta se precisamos de uma palavra. Os termos que as diversas sociedades e épocas históricas usaram sempre visaram criar categorias, classificações. O Homossexual é Homossexual, como o heterossexual é heterossexual, como o gato é um gato, como a rosa é uma rosa, uma rosa, uma rosa.”

Jean Claude Bernardet. 2006.

 

A citação de Jean Claude Bernardet nos diz que desde a antiguidade temos preconceitos, mas naquele tempo não havia coragem entre as pessoas para se expressarem, de certa forma, isto tudo mudou, hoje temos já uma forte compreensão do assunto.

“ O preconceito e a discriminação racial ainda são temas difíceis, de serem abordados pelos professores nas salas de aula. Quando surge algum caso de racismo entre os alunos, a maior parte dos docentes tem a dificuldade para controlar a situação e, muitas vezes, acaba por reforçar o preconceito. A conclusão é da pesquisadora Irene Sales de Souza, do Departamento de Estudos Sociais Básicos  e Educação da Universidade Estadual Paulista ( Unesp), que realizou um estudo com 200 professores.”

O Estado de São Paulo, 1ª/2/99, pag. A8

Em uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo, tenta mostrar que o preconceito ainda é um tema que não esta tão fácil, para ser discutido. Este traz uma triste realidade do racismo social, que diz “Quando surge algum caso de racismo entre os alunos, a maior parte dos docentes tem a dificuldade para controlar a situação e, muitas vezes, acaba por reforçar o preconceito”. Esta ideologia do jornalista que escreveu o artigo vê a realidade nas escolas. Preconceito uma palavra forte, que esta presente em varias etnias, varias civilizações. O preconceito tem diversas formas de se manifestar, pode ocorrer, quando umas pessoas chamam a outra de gorda, branquela, parda, pretos, entre outros. Uma civilização que sofreu e que ainda sofre de preconceito são os negros, este preconceito é chamado de preconceito Racial, no decorrer de toda sua existência foi usado como objeto para varias funções inclusive o trabalho escravo. Com o passar das décadas o ser humano foi evoluindo e ganhando novas formas de falar, andar, comer, se divertir, vestir, etc. Mas como tudo que evolui também traz algumas consequências o tipo que umas pessoas se veste traz um tipo de preconceito. O planeta esta repleto de diferentes grupos melhor colocando esta cheio de tribos. E cada tribo tem o seu próprio estilo de vida. Mas a que tento entender é que será que o mundo deve ser uma coisa monótona, uma coisa repetitiva onde olhamos para um individuo e eu pareço com o mesmo individuo que olhei há pouco tempo. Então o que muda vários indivíduos e o estilo de se vestir. Um estilo é distinguido através do que a pessoa esta usando como vestido, apetrechos, etc. Até mesmo uma maquiagem muda o estilo de uma pessoa. Em uma grande obra temos uma citação de Gustavo Loschpe, onde ele fala em poucas palavras, como uma pessoa que sente e sofre de algum preconceito.

Quando vêm – lhe passar a mão na cabeça, com olhares benevolentes e caras de um desprezo comiserado, na tentativa implícita de rebaixa – lo permanentemente à condição de vitima, de quem precisa de ajuda, de quem tem um grande futuro, mas uma porcaria de presente – esses são os momentos que não podemos deixar passar em branco. São os momentos de deixar recusar a piedade, a benevolência, o afago frio e insincero e pegar o chapéu e partir pra estrada à procura de um abraço amigo...”

Gustavo Loschpe.

Ao ler o livro para fazer este artigo estávamos foliando-o quando vimos o comentário de Gustavo, ao terminar de ler, entender e imaginar-nos em uma situação destas, refletimos e decidimos citá-lo, pois, ele nos mostra como as pessoas tentam rebaixar os menos, como poderíamos dizer, menos “ classificados” para viver em seu “ Mundo”, e estas pessoas que se acham muito superiores, apenas fazem isto com os que precisam de ajuda, de quem tem um grande futuro, mas um futuro muito desagradável para quem esta vivendo, concordamos com Gustavo ao dizer que  “esses são os momentos que não podemos deixar passar em branco. São os momentos de deixar recusar a piedade, a benevolência, o afago frio e insincero e pegar o chapéu e partir pra estrada à procura de um abraço amigo...”, afinal não somos obrigados a agüentar certas humilhações, onde vindas de pessoas mais baixas que as que estão sendo humilhadas. Uma de nossas pesquisas foi o livro 12 Faces do Preconceito, nele o autor Jaime Pinsky nos fala para termos uma reflexão sobre uma de suas citações, Jaime faz uma dura e realista comparação do homem branco não somente com os negros, a apesar de esta ser a primeira coisa a que nos vem a cabeça, ele compara com as demais raças (culturas, etnias), Jaime entende que nas escolas somos Brancos de culturas branco, pois, absorvemos os aspectos de outras culturas.  

“ O olhar branco e majoritário que lançamos pela historia não perdoa nada. Apresentamo-nos como povo branco que no máximo recebeu algumas “contribuições”de outras raças como ensina ainda boa parte de nosso manuais escolares. Somos, na visão reproduzida em muitas escolas, brancos de cultura branca, que absorveram aspectos pitorescos das outras raças, como tempero, crendices e alguns ritmos.”

12 Faces do Preconceito/ Jaime Pinsky (organizador) 9. Ed. – São Paulo: Contexto, 2006

 

O escrito Henry I. Sobel nos da em uma breve e rápida fala a compreensão por que a preconceito ainda existe, em um mundo onde vivemos subitamente uma raça junto a outras várias raças totalmente diferentes e opostas.

“A Historia já nos deu provas suficiente de que o preconceito religioso, o triunfalismo ideológico e a discriminação étnica são as maiores barreiras ao progresso humano.”

Henry I. Sobel

2. Preconceito.

Conceito atual de preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual.  O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes.  O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da história. Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria. Podemos citar o exemplo da civilização grega, onde o bárbaro (estrangeiro) era o que "transgredia" toda a lei e costumes da época. Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente. Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo.  O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.O preconceito racial é uma doença insidiosa moral e social que afeta os povos e as populações de todo o mundo. É diagnosticada pela catalogação dos seus vários sintomas e manifestações que incluem o medo, a intolerância, a separação, a segregação, a discriminação e o ódio. Apesar de todos estes sintomas de preconceito racial serem manifestados, a única causa subjacente do preconceito racial é a ignorância. Historicamente, uma raça de pessoas é definida como uma população com características biológicas distintas. 

http://blog.educacional.com.br/jairo_bouer/p74516/[A1] 


 [A1]Olhar este site para uma suposta pesquisa cientifica