ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL (Online)                                                                                                                                 

TEMA DO ESTUDO: O Esplendoroso Poder de Jesus

                                                                                                                                                           TEXTO ÁUREO: “Mas lhes ordenou que a ninguém o dissessem; contudo, quanto mais recomendava, tanto mais eles o divulgavam” (Marcos 7:36)

 

INTRODUÇÃO

Como professor de Teologia há 37 longos anos, eu quero dizer que apesar de ocupar este lugar de “destaque”, eu nunca deixei de ser um aluno bem aplicado até hoje ao me dedicar tanto no aprendizado da Palavra do Senhor. Por isso, eu entendo que antes de querer ensinar alguma coisa para alguém, eu me coloco como um discípulo do Professor maior, o Espírito Santo, que é a preeminência de todo o saber; já que é com Ele que aprendo as coisas concernentes e mais profundas do Reino de Deus. Logo, eu tenho plena consciência de que devo sempre me colocar ao seu inteiro dispor nesse contínuo aprendizado: “POIS QUEM É QUE TE FAZ SOBRESSAIR? E QUE TENS TU QUE NÃO TENHAS RECEBIDO? E, SE O RECEBESTE, POR QUE TE VANGLORIAS, COMO SE O NÃO TIVERAS RECEBIDO?”

(1 Coríntios 4:7).

 

CORPO DO ESTUDO

 

Tudo aquilo que envolve Deus e a manifestação do seu poder é assim mesmo, ou seja, não dá para guardar em silêncio de tão maravilhados que nós ficamos os muitos  sinais de Cristo. Por isso, nós sentimos a necessidade de anunciarmos ainda mais para todos a respeito dos seus milagres para que o sei nome  seja sempre glorificado. O texto em questão nos mostra que Jesus havia curado um homem que, além de surdo, era gado; e isto foi feito junto ao Mar da Galiléia. Ademais, o contexto também nos mostra que o Senhor Jesus vinha operando uma sequência de milagres de curas e de libertações divinas naquela região. Foi quando estão alguém no meio da multidão exclamou, dizendo: “MARAVILHAVAM-SE SOBREMANEIRA, DIZENDO: TUDO ELE TEM FEITO ESPLENDIDAMENTE BEM; NÃO SOMENTE FAZ OUVIR OS SURDOS, COMO FALAR OS MUDOS” (7:37).

 

Como uma forma de prevenção, Jesus evitava aguçar a sua própria fama diante dos escribas e dos fariseus por serem eles os seus principais críticos e rivais. Depois também, porque Ele sabia que sofreria ainda mais uma impiedosa perseguição - pois essas duas classes religiosas não aceitavam o seu chamado, o seu ministério, a sua vocação: “RESPONDERAM-LHE OS JUDEUS: NÃO É POR OBRA BOA QUE TE APEDREJAMOS, E SIM POR CAUSA DA BLASFÊMIA, POIS, SENDO TU HOMEM, TE FAZES DEUS A TI MESMO” (João 10:33). Na verdade, este suposto reconhecimento pelas obras que Jesus realizava não passava de uma desculpa esfarrapada; pois os incrédulos daquela época sempre questionaram tais obras de milagres. Então, os milagres só acontecem sobre os que neles crêem. Portanto se você é um desses que crêem no poder de Jesus, seja curado agora no seu esplendoroso nome!

 

PALAVRA FINAL

 

Nós concluímos então esta nossa aula dizendo que o esplendoroso poder de Deus existe para ser recebido e testemunhado, e jamais questionado: “POR ISSO, ALGUNS DOS FARISEUS DIZIAM: ESSE HOMEM NÃO É DE DEUS, PORQUE NÃO GUARDA O SÁBADO. DIZIAM OUTROS: COMO PODE UM HOMEM PECADOR FAZER TAMANHOS SINAIS? E HOUVE DISSENSÃO ENTRE ELES” (João 9:16). A cura desse cego de nascença foi o estopim para que a divindade de Jesus passasse a ser questionada. No entanto, o que se viu, na verdade, foi uma descrença totalitária no poder esplendoroso de Deus através do ministério do seu próprio Filho, E eu encerro com esta última citação bíblica: “ELE RETRUCOU: SE É PECADOR, NÃO SEI; UMA COISA SEI: EU ERA CEGO E AGORA VEJO” (vers. 25). Que Deus te abençoe hoje e sempre!

 

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)