ESPIRITISMO AVANÇA...

Dias atrás, lendo um artigo de importante site espiritista, notara que um artigo ortodoxo descrevera coisas no mínimo desconcertantes e pouco verossímeis, referindo-se ao final do mesmo que:

“... o Espiritismo se resume ao tempo de Kardec”.

Ou seja, o autor, em síntese, quisera expressar que o Espiritismo é aquele do tempo do nosso renomado Codificador, e que tudo o mais, não passa de vertentes diversas e, por vezes, falsificadas do verdadeiro Espiritismo. Ora, que existem obras pouco condizente com a Doutrina codificada é fato incontestável. (Vide: e.Book: “Propriedades do Espiritismo”, deste autor, com a inserção de brilhante texto do amigo Jose Passini).

Mas não se pode deduzir daí que o Espiritismo se resume a Kardec e que nada mais de bom surgira nestes seus cento e cinqüenta (150) anos de luzes espalhadas pelo Mundo terreno. Isto é simplesmente errôneo e pouco harmônico com os fatos, pois que Jesus, aquele mesmo que nos prometera enviar ‘O Consolador’, não se paralisaria tal como os (as) engessados (as) do nosso tempo que, de modo irracional, se paralisam tão-só no descrito pelo cientista lyonês e por sua revelação metafísica. Sendo bem provável que desconheçam o significado desta minha última expressão de que:

“... se paralisam tão-só no descrito pelo cientista lyonês e por sua revelação metafísica”.
(Vide: “Kardecismo e Espiritismo”: e.Book deste autor).

Ora, o grande progresso verificado pelo Espiritismo implantado por Kardec reside no fato de que no:

-Século 19: implantou-se, doutrinariamente, o ‘Modelo Evolutivo do Espírito’; e, no:

-Século 20: desenvolvendo-lhe, ratificou-se, de modo conclusivo, amplo e muitíssimo expressivo, o ‘Modelo Involutivo-Evolutivo do Espírito’, de que tanto tenho falado em meus diversos textos e e.Books disseminados na Internet e, mais especificamente, em meu blog.

Logo, dizer-se ou escrever tudo quanto relatado no início deste arrazoado: de que o Espiritismo se resume ao codificado por Kardec, é não enxergar o óbvio, é paralisar-se no Século 19 quando já adentramos o Século 21, e, portanto, é mostrar-se equivocado (a) relativamente a um conhecimento doutrinário que se ampliara vastamente no Século 20 que se findara; e cujas luzes trouxeram tantas bênçãos aos seus profitentes no campo filosófico, mas, sobretudo axiológico, ético e moral.

Logo, nossos superiores hierárquicos não param, não se engessam e se mostram observantes dos reais dizeres de que:

“O Espiritismo é essencialmente progressivo”

E, portanto, o Espiritismo muito progredira, muito avançara, demonstrando com provas cabais a realidade ampla e completa do ‘Modelo Involutivo-Evolutivo do Espírito’, neste sesquicentenário de sua presença no Mundo.

Fernando Rosemberg Patrocinio:
Fundador de Casa Espírita, Coordenador de Estudos Doutrinários, Articulista, Palestrante e Escritor de dezenas de livros digitais: e.Books.
E-mail:  HYPERLINK "mailto:[email protected]" [email protected]
Blog: fernandorpatrocinio.blogspot.com.br