O ESPAÇO URBANO, SOCIEDADE ATUAL E A CHEGADA DO COVID-19 AO ESTADO DO PIAUÍ.

Fernando Edson de Abreu RAMOS

Resumo

        O vírus Corona ou COVID-19 teve seus primeiros casos confirmados no estado do Piauí durante o dia 19 de Março do presente ano, desde então parcela da sociedade piauiense, principalmente frações da população da capital Teresina, tem tomado como comportamento padrão a medida de isolamento social e buscado ficar em quarentena domiciliar, entretanto percebe-se por outra parte da sociedade, principalmente nas cidades do interior do Estado e mesmo em certas camadas da população de Teresina, um baixo nível de compreensão da realidade epidemiológica que estamos entrando e iremos enfrentar no estado do Piauí. O objetivo geral desse artigo é esclarecer a importância do isolamento social e conscientizar a população piauiense a evitar os espaços públicos durante o período de surto epidêmico, principalmente nos municípios que já existem casos suspeitos e confirmados.

1.      INTRODUÇÃO

         O artigo em evidencia está focalizado nas formas de uso e ocupação dos espaços públicos durante o surto epidêmico nas cidades e pela sociedade piauiense. Já é de conhecimento público os 04 primeiros exames médicos e laboratoriais que foram confirmados para o COVID-19 no estado do Piauí, todos na capital Teresina em 20-03-20, e outra série de exames que estarão chegando ao Piauí nos próximos dias provavelmente irão atualizar as estatísticas epidemiológicas do Estado e municípios, provavelmente teremos um aumento de casos confirmados nos próximos dias.

      Tendo em vista a realidade em tela, o Governo do Estado assinou um decreto de calamidade pública no Piauí em virtude do COVID-19, no documento em questão fica determinado à suspensão das atividades de cinemas, clubes e academias, além de restringir o funcionamento das atividades comerciais e dos shoppings. O decreto foi encaminhado para a votação na Assembleia Legislativa do Piauí e somente depois da aprovação pelos parlamentares, ele entrará em vigor.

     A sociedade espera que os interesses do capital e empresarial não se sobreponha ao bem comum da Saúde e do povo piauiense, ao menos uma parcela dela, a outra parcela da sociedade, os que ainda não adotaram os comportamentos de isolamento social, necessitam urgentemente de um choque de conscientização dos riscos fatais advindos do COVID-19. Por tanto, no momento a prioridade máxima é a atenção a Saúde da população piauiense e não a Economia ou manutenção das taxas de lucro. Outra medida que foi tomada pelo Governo do Piauí foi o fechamento das estradas fronteiriças.   

2.       ESPAÇO URBANO E SOCIEDADE EM TEMPOS DE COVID-19

     O espaço urbano é o local de encontro, de convergências de pessoas, mercadorias e serviços, campo de lutas e por tanto é o lugar de reprodução das forças de produção. Segundo Corrêa (1993) O espaço urbano é simultaneamente fragmentado e articulado, é reflexo e condicionante social, um conjunto de símbolos e campo de lutas. É assim a própria sociedade em uma de suas dimensões, aquela mais aparente, materializada nas formas espaciais.

       No entanto, apesar de o espaço urbano constituir-se de uma cadeia imensa de atrativos, no atual contexto epidêmico as populações humanas devem se reservar e se manter em quarentena domiciliar.  Mesmo nas cidades menores, onde o nível de urbanização não é acentuado, as populações humanas devem buscar o isolamento, tendo em vista o número de casos suspeitos no interior do território estadual.

          Quadro 01. Situação no Piauí – Novo Corona Vírus

  SUSPEITOS

   CONFIRMADOS 

    DESCARTADOS

    NOTIFICADOS

          101

           04

             56

            161

         Fonte: SESAPI; Governo do Piauí, 2020. 

     É importante compreender o isolamento social tanto em termos demográficos como espaciais, ampliando as distâncias físicas entre as pessoas e assim evitar aglomerações populacionais. Dessa forma podemos dizer que as áreas residenciais no interior do espaço urbano, em tempos de COVID-19 são lugares dotados de maior segurança, ao menos por enquanto.

       No atual contexto a ideia de cidade fantasma ou cidade invisível é totalmente bem vinda, o espaço urbano é complexo, com vários núcleos secundários, em tempos de Corona Vírus, todos temos de planejar as nossas atitudes com base no princípio da precaução, evitar os deslocamentos urbanos desnecessários, reduzir o consumo e dessa forma diminuir os riscos de contaminação. Além, é claro, de seguir a risca todas as orientações de higienização recomendadas pelos órgãos de Saúde.

      De acordo informações elaboradas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância e Saúde, (CIEVS-PI) podemos constatar a incidência de casos suspeitos de COVID-19 praticamente de Norte a Sul no interior do estado do Piauí, em 20-03-2020 além da capital Teresina com 04 casos confirmados.

 

3.      CONSIDERAÇÕES FINAIS

     De acordo com a análise do texto em evidência ficou claro a importância do isolamento social frente à situação epidemiológica pela qual iremos passar no estado do Piauí, reservado o reconhecimento dos esforços de pesquisadores e profissionais da área da Saúde que vem buscando nos maiores centros de pesquisas do mundo por uma solução para a situação de Pandemia em que se tornou o COVID-19.  Dito isso, temos de reconhecer a extrema relevância social e preventiva da abordagem aqui produzida e desse modo compreender o papel de cada individuo na situação calamitosa que poderemos enfrentar durante os próximos dias não só no Brasil, mas de modo mais específico no estado do Piauí.

4.      REFERNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

CORRÊA, M. Lobato. O Espaço Urbano, 2ª ed., São Paulo: Editora Ática, 1993.