O espaço educativo é aquele que tem o intuito de passar um aprendizado ao aluno e ao educador também, de desenrolar o planejamento pedagógico dentro do espaço, com isso ele deve ser bem receptivo e organizado e sempre que possível procuramos renovar o espaço para ficar mais atrativo, seja desde a mudança de moveis como cadeiras, mesas, armário ou a mudança de um forro e pintura da parede, e toda  essa mudança ocorre com a ajuda de um engenheiro e arquiteto que planejam e estudam de qual maneira ficará melhor para que o espaço seja utilizado quanto para uma aula normal onde o professor fica no quadro escrevendo e os alunos sentados em sua cadeira ouvindo e escrevendo, quanto realizar uma dinâmica dentro da sala de aula ou no pátio induzindo o aluno a aprender mais.

                Para que seja formado um espaço educativo o arquiteto e engenheiro precisa pensar e sentir a escola, o profissional precisa conhecer as necessidades da escola, principalmente seu projeto-político-pedagógico porque isso irá expressar as necessidades atuais e futuras da escola, todo ambiente deve estar sincronizado para um bom aprendizado sendo funcional e pedagógica, tendo um conforto ambiental, área de circulação, espaço para cadeiras e mesas e propiciando o desenvolvimento do trabalho educativo com quadros, mesas, mapas e outros equipamentos previsto no projeto-político-pedagógico da escola.

                O ambiente deve ser agradável e convidativo, requerendo assim certas condições físicas e socioculturais. Como por exemplo condições físicas podemos citar a temperatura, não devendo fazer nem muito frio e nem muito calor, sendo os locais sombreados com arvores ou instalações e ventilados. Todo o espaço deve estar limpo como as paredes e pisos e bem conservados, a área verde deve sempre estar bem cuidada contribuindo com a especificação de paisagismo da escola e com sua beleza. Já nas condições socioculturais do espaço, deve-se ter afetividade das pessoas em relação ao ambiente, reconhecendo que ali se encontra uma instituição escolar que tem o intuito de ensinar, e que seja atrativo, acolha a comunidade trazendo hostilidade, assim deixa as pessoas bem mais à vontade dentro do espaço.

                O arquiteto e o engenheiro deve ter em mente que dentro de uma instituição acontece não somente aulas dentro da sala de aula, mas se tem aula na quadra (educação física) e os laboratórios de física, geografia, biologia e tudo isso requer equipamentos em seus devidos lugares para não provocar acidentes e de maneira que todos os alunos possam circular dentro do espaço e visualizar o espaço. Uma escola se torna atrativa quando nela se encontra lugares agradáveis, lugares adequados ao desenvolvimento da educação, deixando bem á vontade os alunos, professores e funcionários, e a presença de outros da comunidade.

                A instituição escolar tem a função de fixar na memória dos alunos que por ali passaram, por isso se torna importante o espaço, pois ele contribui para que seja bem empregado a educação. A arquitetura da instituição fica fixa na mente dos adultos que quando crianças ou jovens viveram momentos importantes de sua vida na escola. Contudo, o espaço deve ser agradável e convidativo, fazendo com que se torne permanente a presença das pessoas, quando as instalações físicas e sociais são adequadas ao uso e principalmente para desenvolver as atividades pedagógicas.