Em diversos países ao redor do mundo o envelhecimento de suas populações tem causado diversos efeitos na economia, nos sistemas de saúde e também programas previdenciários. Com a redução na taxa de natalidade e a maior expectativa de vida uma profunda transformação no perfil das populações está ocorrendoem função disso, empresas públicas e privadas, governos, e as famílias têm que estar em sintonia com essas transformações, oferecendo meios para que essa população tenha maior qualidade de vida em sua velhice. 

   Idosos têm necessidade muito diferentes, padrões de consumo, demandas de saúde e comportamente que requerem um olhar masi atento por parte de empresas e pesquisadores que desevolvem soluções em saúde. A mobilidade do idoso é uma das habilidades que masi podem afetar suas atividades do dia a dia, desde tarefas simples como deslocar-se dentro de sua própria, usar o banheiro, alimentar-se até andar no parque, viajar, subir escadas, pegar um ônibus podem ficar drasticamente compromentidas com o avanço da idade, essas questões muitas vezes são negligenciadas por familiares e cuidadores de idosos, mas têm fundamental importância em seu bem estar físico e mental, a boa saúde depende de uma condição de mobilidade em que a pessoa possa manter a atividade de músculos e articulações, além do efeito positivo na questão psicológica do idoso pois a mobilidade e a independência são fatores de grande valor para todas as pessoas. 

   Neste sentido alguns equipamentos podem auxiliar a locomoção e a execução de atividades de vida diária, proporcionando segurança, praticidade, conforto e qualidade de vida. Existem no mercado alguns andadores com rodas para idosos, os quais facilitam o caminhar, permitindo que esta pessoa não se limite na sua movimentação, mantenha um mínimo de atividade físcia de forma segura. Outra solução que melhora a qualidade de vida do idoso é a cama hospitalar, este modelo de cama possibilita o ajuste da cabeceira ou da peseira, permitindo que a pessoa se mantenha sentado na cama de maneira mais confortável, facilita na hora de sair da cama pois alguns modelos possuem rebaixamentio e elevação do leito, o movimento de elvação das pernas possibilita que as pernas fiquem em um nível mais alto e desta maneira a circulação sanguínea nos membros inferiores é otimizada.

   Existem ainda dispoitivos que auxiliam nas transferências,mudanças de posição, levantar-se e deitar-se, cadeiras de rodas leves e compactas que permitem ser transportadas facilmente, possibilitando que o idoso não restrinja um passeio u momento de lazer com a família.

   Cada vez mais as pessoas vão depender de produtos para saúde e para seu bem estar, e neste sentido é imprescindivel que novas soluções seurjam visando proporcionar maior qualidade de vida para a população idosa.

   Fonte: https://www.ortobraz.com.br/