Entendemos ser imprescindível a necessidade de as crianças, os adolescentes e os jovens continuarem seus vínculos com a instituição escolar, com os colegas de classe, assim como com os professores, garantindo a aprendizagem de modo eficaz. A relevância dessa ação auxiliará todos a permanecer com suas rotinas escolares, seus compromissos de aprendizagem, bem como auxiliará no seu bem-estar e na ocupação de suas mentes, evitando que tendam a se deslocar exclusivamente, às vezes com prejuízos psicoemocionais, para assuntos tensos do momento.

A situação é tão volátil que torna difícil a tomada de decisões sobre um futuro muito incerto.

Afirmamos que as horas que são garantidas ao desenvolvimento de nossas crianças serão entregues/repostas ao longo do ano. O plano de reposição de aulas, de cada turma, será informado com detalhes após o retorno das aulas presenciais, até mesmo em razão de que não se tem conhecimento do espaço de tempo que esta situação da pandemia perdurará

Estamos altamente comprometidos em garantir a execução desse ano letivo dentro dos parâmetros legais. E, como sempre, em parceria com pais, reiteramos nossa dedicação à entrega de excelência acadêmica aos nossos alunos, a alta qualidade de ensino das escolas.

O currículo em tempos de COVID-19 se manterá dando continuidade aos planejamentos e será adequado nas proposições dos planejamentos estratégicos e de acordo com os recursos digitais. Avaliações do processo de ensino-aprendizagem serão realizadas de modo frequente, buscando adequar e sempre elevar os níveis de efetivo aproveitamento. As adaptações das aulas remotas variam, gerando em alguns casos maior produtividade e constituindo a melhor opção para a manutenção e continuidade do ambiente escolar, além de ampliar as habilidades e competências dos alunos na área da tecnologia e na cultura digital, aspectos fundamentais na educação da contemporaneidade e contemplados na BNCC.

A proposta de trabalho remoto não se refere a Educação a Distância. Trata-se de manter o equilíbrio entre aprendizagem síncrona e assíncrona, incluindo uso de videoconferências, aulas gravadas, trabalho colaborativo on-line e de ferramentas como WhatsApp e youtube   que permitem a interação em tempo real.

É claro que as relações pessoais e presencias não são substituídas em sua íntegra, mas diante das impossibilidades IMPOSTAS momentaneamente, o canal digital supre de modo adequado, em tempos de COVID-19.

Desde a mais tenra infância, a falta do espaço escolar se estabelece de modo intenso. As crianças sentem falta da rotina, dos amigos, dos professores e do ambiente escolar e, nesse momento ao encontrá-las virtualmente reencontram a alegria, a vontade de aprender, simulando o espaço escolar e mantendo a curiosidade, necessária para as crianças e jovens em formação.

As políticas de Salvaguarda continuarão a ser consideradas de modo ativo, destacando o bem-estar, necessário a ser visto atentamente em momentos de reclusão, sendo amplamente divulgadas para dar apoio aos alunos e as famílias, minimizando sentimentos e sensações que possam prejudicar a saúde mental de todos os envolvidos neste processo.

PATRICIA DEVETAK

JULIANA MAZEI