O ensino de Língua Portuguesa, há tempo, basicamente resume-se a uma prática pautada em regras e conceitos, no cotidiano da sala de aula, daí este artigo, intitulado de: “O Ensino de Língua Portuguesa: Foco numa nova concepção de Linguagem como um processo de interação”, fazer uma reflexão a cerca do ensinar a língua, a norma culta, primando a interação da linguagem, assim, a metodologia aplicada foi procedida em uma pesquisa bibliográfica, através da leitura de livros, artigos e outros materiais que tratavam sobre o tema, que procuravam aprimorar o tema em pauta,  permitindo mostrar a importância do ensino de Língua Portuguesa considerando a interação. Dessa forma o ensino da Língua Portuguesa passa a ser dinâmico e produtivo, visto que, numa ótica interacionista, o ler, o produzir e o analisar os diversos gêneros textuais, desenvolvem  a competência comunicativa nos alunos.         

Palavras-Chave: Ensino. Concepção. Leitura. Interação.  Linguagem.

Introdução

Este artigo tematizado: “O Ensino de Língua Portuguesa:Foco Na concepção de linguagem como processo de interação”, objetiva fazer algumas reflexões a respeito do ensino da LínguaPortuguesa nos moldes tradicionais, com vistasaoensino na perspectiva da concepção de linguagem interacionista, que considera a interação fundamental no processo, já que é comum aos docentes da língua materna, fazerem questionamentos a respeito de ensinar ou não ensinar,aLíngua Portuguesa com osseus aspectos gramaticais de forma descontextualizados e a melhor forma de ensiná-los?Assim, persistindo,a prática pedagógica,ondepalavras, frases e textos são trabalhados de forma isolados, tornando-os insignificantes ao cotidiano do educando. Nesse contexto, percebe-se nos docentes a incerteza do que e como ensinar na sala o nosso idioma,e não persistir numa prática do ensino gramatical isoladamente, visto que, alguns estudiosos apontam, embasados nas suas pesquisas, para uma prática que seja social e interativa. Nesse artigo, são apresentadas, de forma sintetizada,as concepções de linguagem,expressão do pensamento, instrumento de comunicação, com ênfase na concepção em que a linguagem é um processo de interação. A metodologia baseou-se na pesquisa de caráter bibliográfico, pois priorizou-se a leitura de livros, artigos e  materiais diversos que tratam acerca das práticas docentes voltadas para o processodo ensino e a aprendizagem  da nossa língua de forma interacionista.

Desenvolvimento

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM

Antigamente, o processo de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa, se dava, inicialmente, com alfabetização da criança, onde a mesma aprendia a escrever,era a linguagem como expressão do pensamento. De posse de tal habilidade, trabalhava-se conteúdos que tinham como objetivo produzir textos, dominar regras de gramática, como também ler textos literários, prática essa, que a conduzia á análise e interpretação de textos. O processo acontecia por etapas, linguagem como instrumento de comunicação.

Hoje a prática de ensino, não mais se dá dessa forma, mas continuamente.Tereza Tedesco, professora do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), afirma que “O aluno precisa entrar em contato com dificuldades progressivas do conteúdo. Desse modo, desenvolve competências e habilidades diferentes ao longo dos anos”.

Pensamentos de autores diversosdestacam que há três modos de se ver e compreender a linguagem, que vêm permeando a história dos estudos linguísticos. Essas concepções de ideologias distintas e determinados períodos, no momento, são brevemente descritas.