O ensino de artes ou educação artística no ensino fundamental

Feito por Aline Morgan de Queiroz Dias, Edilce Teresinha de Barros Miercalm e Mariane Damke*

Já a muito tem se falado sobre o assunto sem muitas mudanças no ensino de artes nas escolas públicas de ensino fundamental. Ainda hoje a chamada educação artística é vista por muitos professores de artes como um momento em que as crianças podem fazer desenhos livres, soltar a imaginação e depois se houver tempo podem ainda aprender a recorta e colar.  

Outra idéia para as aulas de artes não ficarem monótonas seria apresentar aos alunos algumas formas de artesanato, o que já é feito, por exemplo, no Rio Grande do Sul com madeira, em alguns outros estados com a palha do milho, a fibra da bananeira, o vime entre outros, mas o campeão em todos os estados é o material reciclável como: jornais, garrafas pet, latas de refrigerante e vidro.

Durante minha pesquisa com alguns alunos e professores da área de educação pude perceber que o que eles mais gostariam que houvesse nessas aulas de artes fosse o ensino da arte em si, que as crianças tivessem acesso ao conhecimento das artes plásticas, artes cênicas, artes culturais, etc.

A pergunta que não quer calar será que se as crianças do ensino fundamental em escolas privadas têm acesso às artes como são apresentadas em escolas públicas? Ou elas por viverem nesse meio em que as artes circulam livremente têm mais acesso e assim melhor conhecimento sobre o assunto?

Como então podemos ter certeza de estamos formando cidadãos multiculturais se nem mesmo tentamos apresentar a eles as artes que fazem parte não só de nossa cultura, mas também de outras?

As artes que deveriam estar pressentes em suas vidas cotidianamente nem mesmo são apresentadas. Nossa cidadania se baseia em respeitar os direitos do próximo, mas como podemos fazer isso se na maioria das vezes o preconceito vem do que não conhecemos?

Então para que as artes sejam em fim parte da vida de todos, proponho que nos professore em exercício e futuros professores, tratemos as aulas de artes não apenas como um espaço para soltar a imaginação, mas também como um espaço para conhecer as artes em si e no todo.


Palavras chave: artes, educação e cidadania.

*Professoras efetivas da rede municipal de Rondonópolis-MT