O Ensino da Literatura no Ensino Médio

Benedita Iracy Pantoja Assis¹

A Pesquisa em questão tem por objetivo, demonstrar a forma como vem sendo trabalhado ensino da Literatura, as expectativas e opiniões dos estudantes do ensino médio participantes da disciplina em questão. Com o tema: O ensino da Literatura no Ensino Médio, a investigação procura demonstrar a realidade da dificuldade encontrada pelos profissionais da educação para promover o letramento literário levando-se em consideração a falta de interesse dos estudantes.

Para desenvolver o trabalho e alcançar os objetivos propostos foi necessária uma análise aprofundada, leitura de várias obras e autores sobre literatura, pesquisa em sites que abordam sobre o tema. Apoiando-se na obra Ensino da Literatura: uma proposta Dialógica para o trabalho com Literatura do autor Willian Roberto Cereja.

A Pesquisa foi aplicada através de um questionário contendo 07(sete) questões fechadas de múltipla escolha, e 04(quatro) abertas com respostas discursivas para uma turma do 3º ano do ensino médio, e obter as informações sobre o desenvolvimento as atividades escolares relacionadas à disciplina de Literatura.

A falta de interesse pela disciplina detectada no questionário fica evidente em algumas respostas em que os alunos demonstram que preferem a interferência do professor para intermediar a leitura e as discussões. Esse fato impede que estudante tenha contato mais íntimo com os textos literários, detendo-se apenas nas obras recomendadas no âmbito escolar para exames.

Após analisar os resultados observou-se que mesmo o indivíduo não percebendo, esses conhecimentos serão de grande valia para a formação intelectual, e a preparação ou aperfeiçoamento de uma vida profissional, perdendo a essência e a finalidade das aspirações da formação humana. Alguns projetos poderão incentivar os estudantes desenvolver textos e praticar a leitura. O professor pode sugerir aos alunos que desenvolvam pequenas histórias contando experiências que vivenciaram e a partir disso montar um varal literário para que outros tenham acesso a esses escritos. Outra proposta interessante seria promover uma gincana literária, com exposição de textos produzidos pelos discentes, a atividade envolveria alunos de classes diferentes ou até mesmo de outras escolas. Esse trabalho proporcionaria ao estudante a troca de conhecimento, a descoberta de um vasto mundo de palavras, aprimoramento na escrita e na comunicação verbal e o agregamento dessas experiências poderá ser utilizado para a ampliação do ensino.       

Palavras chaves: Ensino, Literatura, Letramento Literário.

Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Letras. Resumo TCC: O Ensino da Literatura no Ensino Médio, pela Faculdade de Itaituba - Pará 2016.