RESUMO

A proposta deste trabalho é compreender as ações das práticas pedagógicas empregadas no ensino da literatura aos alunos do ensino fundamental e de que forma contribui no desenvolvimento da alfabetização e letramento dos mesmos, tendo como escola campo de pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria José dos Santos Ferreira, na qual foram buscados subsídios práticos para os estudos sobre tema. Conhecer a origem da literatura especificamente da literatura infantil com base nas pesquisas de outros autores que serão citados ao longo deste trabalho, o que permitiu abordar a temática do ensino da literatura com intuito de formar e fortalecer o habito pela leitura dos textos literários bem como tornar o aluno um escritor hábil além de autor da sua própria história. O presente trabalho procura analisar o recurso do ensino da literatura de maneira mais significativa, identificando elementos geradores de empenho e de capacidade criadora compreendidos nos textos literários, dando ênfase à riqueza de elementos e de detalhes por eles oferecidos, tendo como problema as dificuldades do aprendizado da leitura e da escrita no Ensino Fundamental e de que maneira a Literatura pode transformar-se num artifício facilitador e estimulante para os educandos nos procedimentos de assimilação, investigação, compreensão, síntese e reformulação de tipos textuais mais sofisticados. A hipótese trabalhada foi que a dificuldade do ensino da literatura advém da falta do habito da leitura por parte dos discentes, incentivo da família como também professores que ainda fazem uso de métodos tradicionais em suas aulas.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como intuito apontar a importância do uso da literatura infantil como recurso facilitador do ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais, se moldando às verdadeiras necessidades dos educandos, baseando-se numa pesquisa qualitativa bem como pesquisa bibliográfica. A escolha do tema ocorreu em função da necessidade de se valorizar a criatividade, a imaginação e facilitar o aprendizado da leitura e da escrita. O desenvolvimento da pesquisa baseou-se na investigação de como os professores utilizam a literatura para lidar com as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais. O interesse pelo tema surgiu da constatação de que muitos alunos fracassaram na escola principalmente na alfabetização, caracterizando as dificuldades das crianças na leitura e na escrita. Dessa forma, este trabalho apresenta como objetivo principal afeiçoar-se às possibilidades metodológicas para a ampliação das capacidades da leitura e da escrita por meio das histórias infantis. Garantir ao aluno a possibilidade de compreender e produzir textos em linguagem escrita, dando importância ao aspecto de saber decifrar e interagir com o que está escrito, produzindo assim um entendimento claro e conciso. Seguindo este raciocínio objetiva-se desenvolver a importância da Literatura Infantil no processo educacional, controlar realidade e fantasia, aguçar o prazer pela leitura. Ao ler uma história o aluno desenvolve a linguagem oral, e a sua capacidade auditiva se aperfeiçoa quando se permite que ele possa ouvir e aprenda a usar as entonações corretas para cada momento em que é exigido no texto. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede Municipal Maria José dos Santos Ferreira, localizada no bairro do Araxá, no município de Macapá - AP, com os alunos do ensino fundamental I, tendo o propósito de investigar como a literatura pode contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas crianças do ensino fundamental, bem como a sua utilização para a formação de um indivíduo crítico responsável e atuante na sociedade.

2 A ORIGEM DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA

Segundo Cunha (1987), “no Brasil, como não poderia deixar de ser, a literatura infantil tem início com obras pedagógicas e, sobretudo, adaptadas de produções portuguesas, demonstrando a dependência típica das colônias” (p. 20). Acredita-se que a literatura brasileira sofreu grandes influências da cultura europeia, africana e indígena, através de narrativas que eram disseminadas principalmente de maneira oral pelos primeiros colonizadores, depois com as histórias contadas pelas amas dos meninos brancos, para maior enriquecimento do mundo da literatura, os índios adicionaram personagens imaginários que hoje fazem parte do nosso folclore. A literatura infantil brasileira tem seu aparecimento nas últimas décadas do século XIX, através das narrativas literárias europeias adaptadas por Figueiredo e Carlos Jansen, que se afastavam da realidade da infância brasileira e mais valorizavam a cultura europeia. [...]