O ENSINO DA CULTURA DOS NATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA REFLEXÃO DE ANTES E DE HOJE

Erminio Clementino de Melo Neto[1]

RESUMO

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre propostas do encaminhamento didático para o estudo dos povos nativos apresentado dentro do âmbito escolar. Assim, este artigo tem como objetivo principal: Analisar a importância do ensino sobre os nativos no currículo de história do Brasil no Ensino Fundamental II. Como objetivos específicos foram definidos: a) Verificar quais os motivos que levam ao Ensino desta grade curricular dentro da sala de aula numa perspectiva do ensino fundamental II b) R Realizar uma análise didática de leitura e compreensão textual sobre história do Brasil do ensino fundamental Em relação a metodologia, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores que tratam da temática sobre esse assunto. Portanto, o assunto trabalhado dentro de sala de aula é de fundamental importância, pois além da leitura, acaba levando os alunos a fazer interpretação, e, portanto, formar opinião através de um senso crítico e interagir, compreender e argumentar em relação a temática proposta. Cabe ao professor explorar adequadamente esse gênero como ferramenta de ensino.

Palavras-chave: Nativos. Índios. Brasil. Sala de aula.

Introdução                                                                              

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre propostas do encaminhamento didático para o estudo dos povos nativos brasileiros apresentados dentro do âmbito escolar. Para tanto, é necessário salientar que a disciplina de História do Brasil deve proporcionar a aprendizagem desses povos no âmbito a partir 6° ano do ensino fundamental, pois este é o processo fundamental na formação dos alunos em relação ao território brasileiro. Dessa maneira, é primordial que o professor trabalhe com os alunos a partir de uma concepção de linguagem que favoreça o processo de interação entre os educandos e entre eles.

Assim, ao trabalhar esta grade curricular dentro da sala de aula do 6° ano do ensino fundamental II, o educador busca conhecer e extrair as informações e compreensões dos alunos sobre o conteúdo praticado de forma adequada.

Diante disso, partindo da hipótese que o ensino de História do Brasil serve como ferramenta de formação e informação daqueles que buscam desenvolver seus conhecimentos, a partir disso surgem as seguintes indagações: Qual a importância de estudar sobre os Nativos (Índios) dentro do espaço escolar? Quais os benefícios alcançados com o ensino desse gênero? Qual o objetivo dessa metodologia de ensino aplicado nas aulas?

Dessa forma, é preciso que o professor trabalhe com os alunos a partir de uma concepção que favoreça o processo de interação entre educandos, educadores e o conteúdo. No entanto, “falar hoje de índios no Brasil significa falar de uma diversidade de povos, habitantes originários das terras conhecidas na atualidade como continente americano” (OLIVEIRA, 2006, p. 27).

Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral: Analisar a importância do ensino sobre os nativos no currículo de história do Brasil no Ensino Fundamental II.

Para ajudar no desenvolvimento do objetivo proposto foram traçados dois objetivos específicos:

a) Verificar quais os motivos que levam ao Ensino desta grade curricular dentro da sala de aula numa perspectiva do ensino fundamental II;

b) Realizar uma análise didática de leitura e compreensão textual sobre história do Brasil do ensino fundamental.

Para tentar responder as indagações propostas, foi utilizada como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica realizada a partir da análise de materiais já publicados na literatura como livros, monografias, artigos, dissertações, entre outros métodos literários. [...]