RESUMO

O ensino-aprendizagem da matemática para o ensino médio no Brasil tem sido um dos grandes debates do setor educacional na atualidade, visto que os resultados das avaliações internas e externas não são satisfatórios. Analisando o contexto atual é necessário que se faça uma reestruturação e adequação ao método de ensino, garantido assim uma melhor qualidade do ensino. Todavia, visto que os nossos educando se encontram cada vez mais atualizados em relação às novas tecnologias, devemos utilizar isso para instigá-los à pesquisa e interação com o que lhe é proposto em sala de aula. O auxílio das TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação será um dos grandes aliados como recursos didáticos pedagógicos e metodológicos para buscar o estímulo do aluno a pensar, compreender e produzir resultados significativos, através de softwares educacionais específicos que possibilitam o educando a visualização, manipulação e interatividade que enriquecem a aprendizagem. Para tanto o presente artigo tem como objetivo procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa, por meio da perscrutação de diferentes fontes secundárias sobre a utilização das TICs como fonte de ensino-aprendizagem. Os resultados da aplicabilidade em intervenções pedagógicas utilizando laboratórios de informática como recursos didáticos pedagógicos, já apresenta grande conquista no estudo matemático, são formas diferentes, interessantes e agradáveis de fixar conceitos, revisar conteúdos e desenvolver o pensamento lógico, além de favorecer a autonomia e a colaboração entre o grupo de alunos. Visando firmar a aplicabilidade dessas tecnologias computacionais, foram pesquisadas as inovações tecnológicas e dentre elas que chamou atenção foi o software “GeoGebra” no ensino da matemática para o ensino médio, sendo grande aliado a sanar as dificuldades apresentadas nos estudos abordados, principalmente nos conteúdos algébricos e geométricos, fortalecendo assim o ensino-aprendizagem e as mudanças ocorridas no ensino médio, um software de fácil adaptação, por ser gratuito e não necessitar estar conectada a internet para o seu manuseio é interativo e prático no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos.

Os educadores são unânimes em reconhecer o impacto das atuais transformações econômicas, políticas, sociais e culturais na educação e no ensino, levando a uma reavaliação do papel da escola e dos professores.

Na atualidade, em um mundo em que ainda existe uma alta porcentagem de analfabetismo, e é preciso dominar a língua oral e escrita, é preciso que os indivíduos e os grupos mais do que adquirir capacidade e habilidade é preciso desenvolver capacidades para aprender, critério para selecionar e situar a informação em um mínimo conhecimento básico para que as classes das linguagens audiovisuais e informáticas passam convergir em conhecimento pessoal, social e profissional.

Moran (2006, p. 18) em seu texto afirma que: “Educar numa sociedade em mudanças rápidas e profundas, nos obriga a reaprender a ensinar, a construir modelos diferentes dos que conhecemos até agora”.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, 1999) propõem um novo currículo e colocam em presença as mudanças estruturais que decorrem da chamada “revolução do conhecimento”. O modo de organização do trabalho, as relações sociais e a expansão crescente da rede pública alteram-se a cada década e a educação, por obrigação, deve acompanhar essa evolução e atender aos padrões de qualidade que hoje a sociedade exige.

O aperfeiçoamento trazido pela tecnologia de informática tende a trazer uma diferenciação social tão extremada cujo resultado pode ser a implosão do próprio sistema. A informatização das sociedades tende a provocar o desaparecimento das necessidades do fazer humano, tarefa atribuída as grandes maiorias.

Para Nóvoa (2004, p.22) “A educação tem muitos caminhos, mas todos eles passam pelos professores”. Nestes termos a reinvenção da aula passa, em muito, pela reinvenção do professor como pessoa, como profissional, como história, como cultura, como emergência, como acontecimento, como ator/ ator de cenários Curriculares.

Nesse sentido este estudo busca investigar como os professores licenciados em Matemática do ensino médio estão lidando com as novas tecnologias de informação e comunicação. O uso destas ainda e muito escasso, no meio educacional. Não procuraremos neste trabalho fazer críticas a essa realidade e sim, uma reflexão acerca dessa modalidade de ensino e de suas ferramentas pelos educadores, mesmo porque cremos que o uso das tecnologias será uma constante no processo educativo daqui por diante. Muitos educadores encaram o uso das tecnologias como apenas técnico, deixando de lado o aspecto pedagógico como as máquinas que servem como instrumento de trabalho.

Neste contexto, as tecnologias constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade, esta modifica os meios de produção e o cotidiano das pessoas, agindo sobre a escrita, leitura, visão, audição, criação e principalmente aprendizagem cabendo a escola incorporá-la ao seu trabalho, justifica-se pela importância do tema. [...]