RESUMO


 

Esse trabalho aborda a educação à distância e a utilização de mídias buscando sistematizar diferentes implicações pedagógicas de sua utilização para o processo educativo. O ensino à distância é um dos meios mais difundidos da atualidade no Brasil e no exterior, acontece quando quem aprende está separado de quem ensina por alguma barreira física ou temporal. E, para existir um processo de ensino aprendizagem é imprescindível a adoção de alguma mídia. Hoje as mídias são consideradas veículos do sistema de comunicação social tão importante para o mundo contemporâneo. A educação à distância exige uma metodologia que seja adequada para este fim, pois deve haver real inter-relação entre os aprendizes e os professores, uma adequada seleção da mídia e a utilização de materiais que devem ser bem planejados. Assim, na união desses fatores haverá como proporcionar aprendizagem e prever interação.Tal estudo tem por finalidade conscientizar profissionais da educação sobre a utilização e importância das mídias na Educação à Distância.Dando oportunidade de acompanhar a evolução das tecnologias no ensino à distância, refletir sobre sua forma de utilização. E, assim, inserir esses novos recursos na educação, planejar atividades adequadas com o uso da tecnologia, pois para desenvolver as atividades pedagógicas propostas nessa nova forma de educação, é necessário, um trabalho de qualidade. O trabalho FOI executado para COM 04 profissionais da educação e 20 alunosna Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC – EaD na cidade de Ribeirão do Largo-BA, para a apropriação e uso das tecnologias e mídias existentes na educação à distância, para que tornem facilitadores na práxis pedagógica.

Palavras-chave: Educação à distância; Mídia; Metodologia; Profissionais DA EDUCAÇÃO; Aprendizagem.

ABSTRACT

 

            Thispaper addresses theuse ofdistance education and themediaseekingto systematizedifferentpedagogical implicationsofits use for theeducational process. Distance learningisone of the mostwidespreadof todayin Braziland abroad, happens whenthe learneris separatedby somewhoteachesphysical barrierortemporal. And tobe ateaching and learning processisessential to adoptanymedia.Todaythe mediaare consideredvehiclesof themedia systemso important to thecontemporary world. Distance educationrequiresa methodologythat is suitablefor this purpose, because there must berealinterrelationshipbetween learnersand teachers, proper media selectionand use of materialsthat must bewell planned.Thus, theunion of thesefactorswill behow to providelearning andinteractionpredict. Thisstudyaims toeducateprofessionaleducationon the useand importanceof media indistance education. Givingopportunity to followthe evolution of technologyin distance education, how toreflect on theiruse, andthusenter thesenew resourcesin education, planningappropriate activitieswiththe use of technologyasto developeducational activitiesproposedin this newform ofeducation, you need a quality job. The workwill runforan averageof 04education professionals and20 students in the Faculty of Science and Technology FTC - theDAndin the city of Ribeirão Largo, for the appropriation and use of existing technologies and media in distance education so that become facilitate erosion educational praxis.

Keywords: Distance Education, Media, Methodology, Professional; Learning.

O ENSINO A DISTÂNCIA E A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS

 

  1. 1.   Introdução

 

Repensar a ação docente deve ser um desafio cotidiano, principalmente quando se almeja formar um aluno cidadão, consciente, crítico, ético, criativo e atuante na sociedade atual. Com este entendimento, a docência, por excelência, é uma atividade profissional de alta responsabilidade técnica, política e social, pressupondo-se, portanto, que a formação do educador requer compromisso e competência. É sabido, todavia, que o cenário educacional denuncia, insistentemente, dicotomias existentes na prática educativa, as quais comprometem o alcance dos objetivos mais amplos da educação, especialmente quando se deseja uma educação de qualidade para formação do sujeito consciente doexercício de sua cidadania, desejandoa transformação qualitativa em que vivemos.

            Esse trabalho aborda a educação à distância e a utilização de mídias buscando sistematizar diferentes implicações pedagógicas de sua utilização para o processo educativo. O ensino a distância é um dos meios mais difundidos da atualidade no Brasil e no exterior, acontece quando quem aprende está separado de quem ensina por alguma barreira física ou temporal. E, para existir o processo de ensino aprendizagem é imprescindível a adoção de alguma mídia. Hoje, as mídias são consideradas veículos do sistema de comunicação social com relevante importância para o mundo contemporâneo. O termo não tem uma origem historicamente delimitada, mas pode estar ligado à literatura acadêmica produzida pela escola da teoria crítica da comunicação e a conceitos como indústria cultural e comunicação de massa, surgidos ao longo do século XX.

Para muitos, a educação à distância é a educação por correspondência, outros ainda acreditam e até afirmam que é A educação pela Internet, e há, ainda, quem defenda essa educação é a utilização de teleconferências. Mas, não é bem assim. É importante haver uma interação desses recursos, como exemplo, a boa utilização da multimídia, da Internet, vídeos e áudio, materiais impressos, teleconferência, áudio conferência e web conferência. Tais procedimentos exigem bons programas, muito tempo, equipamento multidisciplinar, e apoiam-se em práticas e conhecimentos pedagógicos, psicológicos, de comunicação e de mídia embasados com sólida fundamentação em pesquisas científicas.

            Além do mais, a educação à distância exige uma Metodologia que seja adequada para este fim, pois deve haver real inter-relação entre os aprendizes e os professores, uma adequada seleção da mídia e a utilização de materiais que devem ser bem planejados. Assim, na união desses fatores haverá como proporcionar aprendizagem e seprever interação.

            A educação à distância precisa de equipes multidisciplinares, como: conteudista, educador, roteirista, redator, designer instrucional, especialistas em multimídia, designer gráfico, programador de computador, especialistas, mídia, equipamentos, fotos, áudio entre outros.O processo de ensino aprendizagem baseado em tecnologia envolve o aprendiz de forma mais ativa, dinâmica e personalizada, além de reduzir gastos, coloca especialistas em conteúdo à disposição do aprendiz, flexibiliza o ensino aprendizagem, permite acesso a recursos instrucionais alternativos, faz com que o ensino presencialem sala de aula deixe de ser a regra geral. Contudo, deve-se ter muito cuidado com a má utilização dessa nova forma de ensino aprendizagem.

            Tal estudo tem por finalidade conscientizar profissionais da educação dando oportunidade de acompanhar a evolução das tecnologias no ensino à distância, refletir sobre sua forma de utilização, e assim, inserir esses novos recursos na educação de maneira a planejar atividades adequadas com o uso da tecnologia, pois para desenvolver as atividades pedagógicas propostas nessa nova forma de educação, é necessário também um trabalho de qualidade.

            O que se percebe ao adentrarmos na literatura preliminar é que o ensino à distância pode promover a ausência de um trabalho que sistematize as diferentes perspectivas de abordagem sobre as implicações pedagógicas da utilização de mídias no processo educativo se não utilizada de forma correta. Muitos educadores, como Almeida (ANO), Kenski (ANO), entre outros, por exemplo, enfocam a disfunção entre os aspectos relativos aos estilos de aprendizagem, outros Masetto (ANO), Moran (ANO), os processos comportamentais e, outros, ainda, os processos cognitivos diversos. Há ainda aqueles educadores que abordam a questão pela ótica da interatividade ou dos processos de comunicação e suas implicações à aprendizagem. Mas, seja como for, a educação é a porta de entrada para o desenvolvimento, e para isso, ela tem que ser de qualidade e trabalhada com bons recursos. O estudo conta com as questões da importância da educação à distância na atualidade e o porquê utilizar as mídias criticamente nesse novo processo de ensino aprendizagem. Aqui, procura-se conscientizar os educadores e educandos acerca da educação à distância e Da utilização das mídias de forma crítica, bem como, sua importância para o desenvolvimento eficaz do processo deensino aprendizagem, através da interação em ambientes de aprendizagem no ensino à distância, entre os profissionais da educação e educandos e o desenvolvimento de uma prática com autonomia intelectual e senso ético para boa utilização dos recursos tecnológicos na práxis pedagógica.

  1. 2.   Referencial Teórico

            A educação à distância e as mídias facilitam bastante a vida do ser humano O deixa mais preparado para atuar nesse mundo globalizado que se apresenta. O avanço tecnológico é definitivo na nossa sociedade e com esse avanço, a aprendizagem é entendida na visão de fenômeno de aprendizagem mais reconstrutiva, ou seja, as mídias vieram para facilitar a educação. A utilização desses diferenciados meios de comunicação pode enriquecer o processo educacional, permitindo, dentre outros aspectos, maior flexibilidade e criatividade, além da construção de amplas redes colaborativas de aprendizagem, mas, é preciso sua boa utilização para poder corresponder aos aspectos necessários ao processo ensino aprendizagem. Esse processo se refere, a saber lidar, consciente e criticamente com as informações obtidas e daí, produzir conhecimentos, enfim, trabalhar com criatividade usando de forma crítica e eficaz as tecnologias para desenvolver no aluno relações entre as informações para então gerar conhecimento.

Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos. (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2003, p. 78).

           

A educação à distância e as mídias são entendidas como estímulo a construir uma auto avaliação do conhecimento do sujeito, pois o sujeito é foco de sua aprendizagem permitindo a releitura, a leitura seletiva, o maior ou O menor aprofundamento do que se lê e constrói e também oferece grande capacidade de armazenamento de informações. No entanto, PARA construir uma educação altruísta, com significados deve haver o desenvolvimento de atividades maisprodutivas que estimulem a organização de ideias e a capacidade de expressão do educando.

            Muitos são os meios que foram utilizados desde que a modalidade EaD se instalou no Brasil, seja por meio do impresso, do rádio ou da TV. Os meios são as formas como as informações chegam aos destinatários. Eles também podem ser chamados de mídias que, em nosso trabalho, significa o suporte no qual pode-se registrar as informações.

            Podemos mencionar os cursos por correspondência como meio impresso. Para estes cursos, o conteúdo era disponibilizado em jornais ou revistas, como encartes ou eram disponibilizados por centros de formação que ofereciam os cursos em forma de apostilas. Normalmente, eram cursos técnicos, definidos por temas, que tinham pouca ou nenhuma interação e foram bastante utilizados na década de 1960. As pessoas realizavam as atividades de avaliação propostas e as enviavam, via correio, à instituição. Essa instituição encaminhava o fascículo seguinte aos que apresentassem rendimento satisfatório, ou solicitavam ao aluno que não havia atingido a média mínima que lesse novamente o fascículo e refizesse as atividades. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) teve importante contribuição nesse processo, pois atingia todo o território nacional.

            Mas, a partir de 1970, outros meios que já integravam a Educação a Distância começaram a ser mais explorados com o rádio, a televisão, o videocassete e o telefone. Porém, o auge da EaD se deu ao final da década de 1980 e início da década seguinte com o uso do computador e da internet. É natural que nos sintamos presos ao ensino presencial. Lá somos "obrigados" a marcar presença. Nos cursos à distância, nosso compromisso é conosco mesmo: se eu volto ou não ao fórum, se retomo uma discussão que propus, se acompanho e interajo nas atividades ou se só cumpro com as postagens obrigatórias. Essa participação, de certa forma, reflete meu compromisso com a E a D, ou melhor, com a Educação como um todo.

            Todavia, foi com a utilização da Internet, por exemplo, de forma crítica, que finalmente, há uma mudança significativa No tipo de comunicação e também nas possibilidades pedagógicas. Além disso, a partir dos modelosque será possível perceber diversas variáveis que interferem direta ou indiretamente no processo educativo.

            Compreendemos também que não se pode abordar a questão da utilização de mídias na educação à distância, sem se analisar paralelamente os processos comunicativos que permeiam o ensino aprendizagem. É necessário questionar e refletir de maneira crítica tudo que é absorvido. Nessa direção, entende-se que, os “processos comunicativos estabelecidos estão diretamente relacionados aos processos educativos, sendo que na Educação à Distância esses elementos estão imbricados”. Pois, Segundo Kenski (2005, p. 78), pensar atividades que envolvam o uso de mídias impressas, por exemplo, é diferente de pensar no uso do rádio, de programas televisivos, de vídeos ou das mídias digitais. Para a autora, um mesmo conteúdo sofre alterações dependendo do recurso que foi escolhido e os suportes que dele pode se beneficiar.

            Todavia, com o modelo atual de educação, a sociedade e a academia enxergam ser mais viável, em alguns aspectos, o uso das tecnologias e isso muitas vezes, devido ao tempo e disponibilidade de muitos educandos. Portanto, cada vez mais vêm sendo aceito que a educação a distância represente uma forma própria de educar, mas é preciso que utilize técnicas inovadoras com processos de comunicação que estimulem a autonomia crítica e consciente dos educandos.

            O uso das tecnologias e mídias na educação à distância é importante e necessário, pois quando bem planejado as mesmas sempre trazem revoluções, descobertas e crescimento tanto para professores quanto paraalunos. Contudo, é preciso que esse novo tipo de educação use as tecnologias e mídias como recursos essenciais na construção do processo educacional de forma coerente e disciplinada. O aluno é sempre o foco de um programa educacional. E um dos pilares para garantir a qualidade de qualquer curso à distância é a interação entre professores e alunos, hoje bastante simplificada pelo avanço das tecnologias da informação e da comunicação. Utilizamos as mídias o tempo todo, em diversas situações de nosso cotidiano e, no contexto educacional, quando planejamos uma aula (presencial ou à distância), devemos pensar como aperfeiçoar o seu uso para intensificar a aprendizagem. E questionar sempre, com quais tecnologias e mídias eu e meu aluno nos sentiremos mais à vontade? Como estão contempladas em NOSSO planejamento? Como foi essa experiência? Considera que obteve resultados positivos? A partir daí, refletir e analisar como, quais e quando utilizar as mídias.

            Mas, é interessante observar que sempre que pensamos em tecnologia nossa mente nos faz imaginar computadores e Internet. Porém, com base no texto da pesquisadora acima, percebemos que a tecnologia não se restringe apenas aos novos equipamentos e produtos. A tecnologia existe desde que o homem primitivo começou a utilizar-se dos recursos naturais, para atingir fins específicos ligados à sobrevivência. A evolução tecnológica confunde-se com a evolução social do homem, ou seja, à medida que a humanidade evolui, novas tecnologias surgem, ampliando as possibilidades e os recursos. Mas a evolução da tecnologia não se limita apenas ao uso dos novos equipamentos e produtos, ela também altera comportamentos.

O homem transita culturalmente mediado pelas tecnologias que lhe são contemporâneas. Elas transformam suas maneiras de pensar, sentir, agir. Mudam também suas formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos. (KENSKI, 2005, p.89)

            Na educação só tecnologia não resolve, afinal, a aprendizagem deve ir muito além disso, por exemplo, a interação entre o tutor e o aluno deve ser sempre disponível incluindo o espaço físico, ter horários para atendimento personalizado, facilidade de contato por telefone, fax, e-mail, correio, teleconferência, fórum de debate em rede e outros. Biblioteca, laboratórios, computadores, vídeos e outros recursos, postos à disposição na sede ou nos pólos descentralizados abrem ao aluno que pode freqüentar esses espaços oportunidades de maior aproveitamento. Sempre que necessário, os cursos à distância devem prever momentos presenciais, cuja periodicidade e obrigatoriedade devem ser determinadas pela natureza do curso oferecido. Facilitar a interação dos alunos entre si também deve ser uma preocupação da instituição que oferece o curso. Para isso, é necessário saber quais os recursos que permitem dialogar com o professor ou tutor.

Em geral, quando nos referimos ao uso de mídias em projetos educacionais, a nossa imaginação nos articula diretamente às mais novas oportunidades tecnológicas de informação e comunicação, ou seja, a internet e todos os seus desdobramentos e inovações. Pensamos também no uso de programas televisivos, filmes e vídeos. Outros meios – como o rádio, o jornal e todas as formas midiáticas impressas etc. – ainda que conhecidos e utilizados em atividades de ensino, não são tão fortemente destacados nas pesquisas e publicações da área educacional. São muitas as mídias utilizadas em atividades educativas. Assim como cada modalidade de ensino requer o tratamento diferenciado do mesmo conteúdo – de acordo com os alunos, os objetivos a serem alcançados, o espaço e tempo disponível para a sua realização – cada um dos suportes midiáticos tem cuidados e formas de tratamento específicas que, ao serem utilizados, alteram a maneira como se dá e como se faz a educação (KENSKI, 2005, p. 59).

            A educação é um dos instrumentos mais importantes de que dispõem as sociedades modernas, uma verdadeira arma contra as desigualdades, mas para estabelecer, ampliar e aprofundar valores e melhorar a qualidade de vida é imprescindível qualidade no ensino, e, portanto, as mídias que são tão utilizadas na educação à distância devem ser bem direcionadas aos objetivos, ou seja, devem ser trabalhadas de forma crítica e consciente. Sobretudo, entende-se que o resultado da aprendizagem permitirá a reflexão sobre os critérios que definem o progresso do profissional da educação e a utilização de recursos de mídias como ferramentas fundamentais nos processos educacionais.

            Almeida (2003, p. 56) nos diz que a EaD, por meio dos ambientes digitais numa perspectiva de interação e construção colaborativa, favorece o desenvolvimento de conhecimentos relacionados à produção escrita para expressar o próprio pensamento, a leitura e a interpretação de textos, hipertextos e ideias registradas por outros participantes.

Participar de um curso a distância em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem significa mergulhar em um mundo virtual cuja comunicação se dá essencialmente pela leitura e interpretação de materiais didáticos textuais e hipertextuais, pela leitura da escrita do pensamento do outro, pela expressão do próprio pensamento através da escrita. Significa conviver com a diversidade e a singularidade, trocar idéias e experiências, realizar simulações, testar hipóteses, resolver problemas e criar novas situações, engajando-se na construção coletiva de uma ecologia da informação, na qual valores, motivações, hábitos e práticas são compartilhados. (ALMEIDA, 2003, p.23).

            A educação a distância não é um modismo: é parte de um amplo e contínuo processo de mudança, que inclui não só a democratização do acesso a níveis crescentes de escolaridade e atualização permanente como, também, a adoção de novos paradigmas educacionais, em cuja base, estão os conceitos de totalidade, de aprendizagem como fenômeno pessoal e social, de formação de sujeitos autônomos, capazes de buscar, criar e aprender ao longo de toda a vida e de intervir no mundo em que vivem.

  1. 3.   Material e Métodos

            No que se refere aos procedimentos metodológicos o processo investigativo para realização da pesquisa foi desenvolvido a partir da realidade revelada na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) - EaD na cidade de Ribeirão do Largo-Ba. O trabalho foi executado para 04 profissionais da educação e 15 alunos, para a apropriação e uso das tecnologias e mídias existentes na educação à distância, para que tornem facilitadores na práxis pedagógica. Através da Internet criamos ambientes de discussão (MSN, blog, facebook) para trocas de experiências e conhecimentos adquiridos. A proposta é que osprofessores aprendessem como melhor utilizar os recursos multiplicando os conhecimentos na escola e os alunos ampliassem de forma sistemática os conhecimentos imprescindíveis à vida na atualidade.

            A Metodologia utilizada foi da coleta de dados/informações dos dados de pesquisa na Internet. Foi utilizado o método qualitativo e quantitativo devido à necessidade de mostrar em entrevistas e tabelas os resultados obtidos e também a opinião dos docentes. As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados.

            Também aqui desenvolvemos por meio da pesquisa qualitativa, considerando que esta abordagem proporciona resultados significativos na área educacional, no sentido de oportunizar ao pesquisador uma visão mais ampla no cotidiano escolar, além de produzir conhecimentos e contribuir para a transformação da realidade estudada. Assim, Ludke& André (1986, p.11), postulam.

A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento [...]. A pesquisa qualitativa supõe o contato do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada, via de regra através do trabalho intensivo de campo.

            A pesquisa é de opinião com questionários feitos a alunos e professores da FTC – EaD e pesquisas documentais na internet. Aqui, o pesquisador procura conhecer e interpretar a realidade. Interessa-se em descobrir e observar fenômenos - procura descrevê-los, classificá-los e interpretá-los. Exige um número maior de entrevistados para garantir maior precisão nos resultados, que serão projetados para a população representada. As informações foram colhidas por meio de um questionário estruturado com perguntas claras e objetivas,garantindo a uniformidade de entendimento dos entrevistados. São utilizadas quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa. Permitem que se realizem projeções para a população representada. Elas testam, de forma precisa, as hipóteses levantadas para a pesquisa e fornecem índices que podem ser comparados com outros.

            Para complementar todo embasamento da pesquisa também foram utilizados entrevistas de revistas e sites da Internet conforme bibliografia em anexo, além de pesquisa bibliográfica baseada em livros, revistas e sites relacionados ao tema.Tomamos como base o que já foi publicado em relação ao tema na intenção de se delinear uma nova abordagem sobre o mesmo, para que possa ser usado futuramente por outros pesquisadores.

            Segundo Franco (2005, p. 67), “a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa que pretende a transformação da prática e uma avaliação e modificação do contexto”. Ou seja, ela parte “de uma situação social concreta a modificar e, mais que isso, deve se inspirar constantemente nas transformações e nos elementos novos que surgem durante o processo e sob a influência da pesquisa” (FRANCO, op. cit., p. 4). Os aspectos metodológicos de um trabalho de pesquisa são de suma importância, pois há inúmeras formas de metodologias de trabalho e a melhor adequação dos meios indicará a eficácia da pesquisa. Barros e Duarte (2006, p. 27) dizem que

há uma infinidade de discussões em torno das atribuições dos procedimentos metodológicos que regem a análise de um estudo, seja este de maneira qualitativa ou quantitativa.

Analisar de forma quantitativa é indispensável na maior parte das ciências. Em ciências sociais, os procedimentos quantitativos às vezes são menos valorizados por seu caráter reducionista, mas nem O procedimento analítico, seja qualitativo seja quantitativo não deixa de ser reducionista.

            Seja qual for o procedimento adotado: quantitativo ou qualitativo deve ser precedido por uma reflexão sobre quais atributos dos fenômenos estudados são dessemelhantes e podem ser ignorados em relação aos objetivos.

            Os objetivos deste trabalho apontam para um desenvolvimento de estudo de campo para obter dados e observar situações. Tal pesquisa procura verificar opiniões na forma de coleta de informações, além de analisar as diferenças e singularidades das variáveis apontadas pela metodologia aplicada de forma a entender os processos dinâmicos adotados pelos sujeitos da pesquisa, “visto que a metodologia é o domínio e reflexão sobre os processos e procedimentos desenvolvidos no interior da investigação” (LOPES, 2006, p. 94). A coleta de dados é significativa para o desenvolvimento deste trabalho, quando através desta, vamos obter respostas para nossas dúvidas e questionamentos acerca do ensino a distância e a importância das mídias, e que futuramente, servirão como base para outros estudos e consequentemente aprimoramento da prática como educadores. Os instrumentos são elaborados com perguntas relacionadas ao levantamento de dados sobre o ensino a distância e a importância das mídias.

Assim, foram utilizadas fontes diversas de informação, como livros, artigos publicados em periódicos e arquivos eletrônicos, com o objetivo de embasar o conhecimento acerca das competências envolvidas no processo de trabalho científico. Após coleta dos dados sob uma leitura crítica e interpretativa das fontes foram observados os critérios utilizados por cada autor no que se refere à disposição dos assuntos tratados sobre o tema em análise. Assim sendo, é possível ter uma noção de como são separadas as etapas no processo e que envolveram as fases de desenvolvimento do trabalho.

  1. 4.   Resultados

            Entende-se que o resultado da pesquisa permite a reflexão sobre os critérios que definem o progresso do profissional da educação na utilização de recursos de mídias como ferramentas nos processos educacionais na EaD.

            Foram formuladas treze questões objetivas aos quinze alunos da FTC – EaD escolhidos aleatoriamenteque serãoanalisadas a seguir. A primeira questão: “Eu não gosto de utilizar os recursos tecnológicos como fonte de estudo e me assusta ter que trabalhar por conta da dificuldade de acesso”.

Gráfico 1: Questão 1

Nove alunos responderam: Discordo totalmente; quatro disseram: Discordo; Um disse que é indiferente e um: Concordo; nenhum disse: Concordo totalmente. Com essas respostas dadas pelos alunos percebe-se que eles são susceptíveis às mídias e não fazem objeção.

            A segunda questão é: “Eu acho muito interessante as mídias utilizadas nas aulas e gosto das aulas.”

Gráfico 2: Questão 2

Nenhum disse: Discordo totalmente; um disse: Discordo; dois disseram: indiferente; nove: Concordo e três: Concordo totalmente. Em sua maioria, os alunos se interessam pelas mídias e isso é um ponto positivo na educação à distância, já que esse método é utilizado nas aulas.

Terceira questão: Eu fico sempre sob uma terrível tensão nas aulas quando tenho que utilizar o computador.

Gráfico 3: Questão 3

Sete alunos disseram: Discordo totalmente; oito disseram: Discordo; nenhum marcou nos itens: indiferente, concordo e concordo totalmente. Segundo as respostas dos alunos, eles não vêem problemas na utilização do computador, o que nos garante um trabalho melhor dos professores e uma utilização mais significativa dos alunos.

Na quarta questão: A internet é fascinante e divertida.

Gráfico 4: Questão 4

Nenhum aluno disse: Discordo totalmente, um disse: Discordo; nenhum aluno: Indiferente;nove alunos disseram: Concordo e cinco alunos disseram: Concordo totalmente. Essa questão mostra q a maioria dos alunos se sente à vontade com a utilização da internet.

            Na quinta questão: As mídias utilizadas na FTC me faz sentir seguro(a) e é, ao mesmo tempo, estimulante.

Gráfico 5: Questão 5

 Nenhum disse: Discordo totalmente ou Discordo; três disseram: Indiferente; Onze alunos: Concordo e um aluno disse: Concordo totalmente. A maioria dos alunos parece estar confiante e familiarizado na utilização das mídias.

            Na sexta questão: “Dá um branco” na minha cabeça e não consigo pensar claramente quando estudo ou realizo provas pelo ambiente virtual.

Gráfico 6: Questão 6

 Dois alunos disseram: Discordo totalmente; oito alunos disseram: Discordo; dois: Indiferente; três: Concordo e nenhum disse: Concordo totalmente. Aqui, percebe-se que alguns ainda não estão muito familiarizados com o estudo ou a realização de provas no ambiente virtual, pelo fato de anos, estarmos acostumados a desenvolver tarefas apenas com auxílio de cadernos, livros, testes e provas escritas.

            Na sétima questão: Eu tenho uma reação definitivamente positiva com relação às mídias: Eu aprecio e participo das aulas em vídeo.

Gráfico 7: Questão 7

Um aluno respondeu: Discordo totalmente; nenhum aluno: Discordo; quatro disseram: Indiferente; quatro: Concordo e seis alunos disseram: Concordo totalmente. Aqui, os alunos em sua maioria, parecem ser motivados a trabalhar com as mídias, no entanto, alguns ainda sentem desconforto em relação às aulas do vídeo, o que ainda pode representar uma inconstância na utilização desse método.

            Na oitava questão: A utilização do ambiente virtual me deixa inquieto (a), descontente, irritado (a) e impaciente.

Gráfico 8: Questão 8

Dois alunos disseram: Discordo totalmente; sete: Discordo; dois disseram: Indiferente; quatro disseram: Concordo e nenhum marcou: Concordo totalmente. O que se percebe nessa questão, é que ainda, infelizmente, alguns alunos não estão confortáveis com esse tipo de recurso.

            Na nona questão: Há uma quantidade suficiente ou adequada de computadores para os alunos?

Gráfico 9: Questão 9

Oito alunos disseram: Sim e sete alunos: Não. No que se refere a essa questão, percebe-se que seria ideal um laboratório de informática mais eficiente, pois se a educação é à distância requer um melhoramento nos recursos para um bom desenvolvimento no processo de aprendizagem dos alunos.

            Na décima questão: O ambiente virtual utilizado por vocês é considerado bom?

Gráfico 10: Questão 10

Seis alunos disseram: Sim e nove disseram: Não. Aqui, percebe-se que é preciso uma atualização dos recursos a fim de atender às necessidades dos alunos.

           

Gráfico 11: Questão 11

Na décima primeira questão: Há apoio dos profissionais da FTC em auxiliar aos alunos na utilização das mídias?

Dez alunos disseram: Sim e cinco alunos disseram: Não. Nessa questão, percebe-se que ainda falta um empenho dos profissionais em atender com eficiência aos alunos em relação às mídias.

            Na décima segunda questão: Acontecem na FTC oficinas adequadas para uma melhor utilização das mídias?

Gráfico 12: Questão 12

Três alunos disseram: Sim e doze disseram: Não. Aqui é possível detectar uma falta de uma atualização dos recursos utilizados na faculdade. Oficinas direcionadas a esse público com temas pertinentes às mídias seriam interessantes para uma familiarização dos alunos com relação aos recursos utilizados no ensino à distância.

            Na décima terceira e última questão: Você estaria disposto a participar de um grupo para melhorar seus conhecimentos sobre informática?

Gráfico 13: Questão 13

Os quinze alunos disseram: Sim. Aqui explica a décima segunda questão.

Percebemos aqui e propomos uma reflexão importante acerca do ensino à distância e as mídias a partir dessa análise das respostas dos alunos: será que todas essas mídias garantem realmente a interatividade em cursos a distância? E alguns recursos, dependendo da forma de interação, necessitam inclusive de agendamento prévio e organização de horários, em função das diferentes regiões envolvidas. Assim, ao se propor curso na modalidade à distância é relevante lembrar que, para cada recurso utilizado, é necessário saber exatamente qual o objetivo proposto para essa utilização. Existem diversos ambientes digitais interativos de aprendizagem e é preciso ser significativo tanto para os alunos quanto para os professores.

            Em relação às dezessete questões subjetivas entregues aos quatro professores, a intenção foi qualificar as respostas dos docentes em relação às mídias utilizadas no ensino à distância. Ao quesito 1: Quais são as dificuldades enfrentadas pelos alunos da FTC – EaD com relação às mídias? O professor Arespondeu: “Contratação de um funcionário especializado em mídias para orientar e suprir as dificuldades dos alunos”. O professor número B respondeu: “Faço parte da primeira turma da FTC – EaD em nosso município. No início tudo era difícil, precisávamos do uso de diversas mídias. Porém, o primeiro desafio era o uso da internet, que só era possível acessá-la em locais públicos; prefeitura, laboratório de informática, etc. O uso do computador não era de domínio da maioria e os mesmos não possuíam o equipamento, pois, sem net o seu uso ficava restrito, era muito complicado. Como tutora, a falta de interesse atrelado à falta de tempo já que os professores são lotados 40h ou residem em zona rural, tem contribuído com o mau desempenho”. O professor número C respondeu: Muitos ainda não têm acesso fácil às mídias e as tecnologias, tornando assim, o aprendizado mais difícil. O professor número D respondeu: “Os alunos demonstram algumas dificuldades em utilizar algumas ferramentas do sistema EaD, principalmente em acessar o fórum de discussão e trabalhar com o winplot para construção de gráficos”. Com relação a essa questão é possível perceber a falta de atualização dos recursos para atender o ensino à distância.

            A segunda questão: Diante das dificuldades dos alunos como você analisa esse problema? O Professor A respondeu: “Preparar melhor os professores para que esses possam orientar melhor seus alunos que por sua vez busquem melhor o autoconhecimento através desse recurso”. O Professor B respondeu: “As dificuldades existem, mas fazem parte do crescimento do indivíduo. Participar do ensino EaD é ter consciência da necessidade de ser um pesquisador, mas se o uso do computador e da internet fizesse parte do nosso dia-a-dia teria sido mais proveitoso, uma vez que era tudo novo e de difícil acesso”. O Professor C respondeu: “Preparar melhor os professores para que esses possam orientar bem os seus alunos dando condições de acesso à tecnologia, esse é o papel do estado”. O Professor D respondeu: “Vejo que muitos alunos não estão preparados para lidar com as mídias”. Percebe-se que a preparação dos professores é imprescindível ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

            Com relação ao quesito 3:  A partir de sua prática pedagógica o que poderia ser feito para amenizar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos com relação à tecnologia? O Professor A respondeu: “Melhor preparo para os professores, para assim, os mesmos orientar melhor seus alunos a utilizarem melhor as mídias nas aulas. O ProfessorB respondeu: “Diferente dos colegas descritos anteriormente, o educando de hoje tem mais domínio sobre o uso das mídias que a maioria dos educadores do nosso município.O uso dessa ferramenta é relevante na aprendizagem, pois além do domínio por parte do educando, hoje faz parte da sua realidade e principalmente do seu interesse”. O Professor C respondeu: “Curso preparatório para os professores para orientar melhor os alunos a utilizarem melhor as mídias nas aulas”. O Professor D respondeu: “Acredito que antes de começar o curso da graduação os alunos deveriam ter aulas de informática para adquirirem os conhecimentos básicos”. Foi identificado que a autonomia docente passa pelo processo de reflexão e compreensão de aspectos atitudinais, ou seja vinculados aos saberes da formação profissional (que envolve uma dimensão pessoal e uma dimensão profissional) traduzidos na forma de se “colocar-se no lugar do aluno”.

            À questão 4: Qual o papel do professor no trabalho com os alunos em relação às mídias trabalhadas? O ProfessorA respondeu: “Desenvolver uma interdisciplinaridade que mostre a teoria e a prática, suas utilidades e seus benefícios”. O Professor B respondeu: “Como um mediador desse processo tem que conhecer para utilizá-la. A ferramenta por se só será produtiva, a inovação atrela a criatividade é fundamental”. O Professor C respondeu: “Orientador, mediador, pesquisador”. O Professor4 respondeu: “O professor deve ser um mediador do processo de aprendizagem”. A docência, entendida como a base da identidade do professor, foi analisada naperspectiva de que as atitudes das docentes abarcavam os três aspectos principais (a obrigação moral, o compromisso com a comunidade e a competência profissional) do exercício da profissionalidade, tendo como componentes: afetividade, moralidade, urbanidade, cooperação e diálogo.

            A questão 5: Como você costuma trabalhar a sua disciplina? Com que frequência utiliza a internet? O Professor A respondeu: “Articular o contexto com os recursos que temos é sempre bem vindo, quanto mais à inovação. No entanto, a internet é um instrumento que devemos ter sempre em mãos”. O Professor B respondeu: “Com freqüência, tenho utilizado diversas mídias em minhas aulas. A internet tem sido minha maior fonte de pesquisa. O Professor C respondeu: “Aulas expositivas, pesquisas, vídeos, documentários e filmes. Trabalho a minha disciplina utilizando pesquisas na internet ou levo vídeos sobre o assunto trabalhado”. O Professor D respondeu: “Frequentemente estou utilizando a internet. Não consigo entender como muitos colegas ainda não aderiram à tecnologia moderna”. Na análise dos dados referentes a esta pergunta utilizou-se da proposta de Tardif (2002, p. 76) visto que ela abrangia de forma ampla todas as respostas averiguadas, como: - Saberes da Formação Profissional. O conteúdo destes saberes foram definidos de acordo com as respostas de cidadania e ética, valores que ajudam osalunos a progredir na sociedade; didática; psicologia; sociologia e filosofia. Saberes da Experiência fez parte desta categoria e respondem: a troca de experiência; conhecimento das crianças e reflexão da prática pedagógica. Saberes Curricularese consistia em dominar o conteúdo e estar atualizado. Genérico, o conhecimento mais importantepara a prática pedagógica são os conhecimentos teóricos e práticos.

            Em relação à questão 6: Os recursos (seria mais adequado?) meios utilizados por você são suficientes para a aprendizagem das atividades com as mídias? Justifique? O Professor A respondeu: “Não. A questão é a disponibilidade, pois as instituições de ensino a distancia deveriam equipar suas salas adequadamente ao seu ensino, uma vez que esse é o recurso principal nessa modalidade de ensino”. O professor B respondeu: “Não, me considero limitada no uso das mídias, se estou limitada acabo limitando meu aluno, porém, tenho obtido um bom resultado nas atividades propostas”. O Professor C respondeu: “Não. É preciso que os alunos e professores busquem mais recursos e preparo para melhor utilizarem as mídias na aprendizagem”. O Professor D respondeu: “Os recursos em si são mais uma fonte auxiliar do professor, mas o mesmo deve inserir outros métodos de aprendizagem paralelos”.A educação como um componente na busca por um mundo melhor, onde o professor deva ter o compromisso de reconhecer a sua profissão, identificando que saberes são usados em sua prática, quais não são mobilizados e que deveriam ser, que saberes não foram ainda identificados, assumindo assim o seu lugar, dar a sua parcela de contribuição nesta busca de um mundo mais justo, de esperança e não medo, no qual as mudançasnecessárias devam ser realizadas.

            A questão número 7: Que prática pedagógica você costuma utilizar com relação à resistência dos alunos à utilização do computador? O Professor A respondeu: “Trabalho com blog virtual sempre incentivando os alunos a perceberem que nos dias de hoje o mercado exige esse tipo de experiência”. O Professor B respondeu: “Não diria que o aluno tenha resistência, mas a falta de computadores na escola ou até mesmo porque ele não dispõe do equipamento em sua residência”. O Professor C respondeu: “Utilização correta da internet, pesquisa, vídeos sobre os assuntos trabalhados encontrados na internet”. O Professor D respondeu: “Procuro incentivá-los a conhecerem outras formas de aprendizagem”. Considera-se importante ao professor conhecer as possibilidades metodológicas que as tecnologias trazem para trabalhar o conteúdo, através de atividades criativas, de um processo de desenvolvimento consciente e reflexivo do conhecimento, usando pedagogicamente os recursos tecnológicos, com perspectiva transformadora da aprendizagem.Pode-se dizer que as mídias têm grande poder pedagógico, pois se utilizam da imagem. Assim, torna-se cada vez mais necessário que a escola se aproprie dos recursos tecnológicos, dinamizando o processo de aprendizagem.  Para que a sala de aula se torne um espaço de aprendizagens significativas, torna-se necessário que os dois atores, professor e aluno, estejam presentes e atuantes, desencadeando o processo de ensino e aprendizagem.

            A questão número 8: Você costuma incentivar o aluno na realização de atividades extraclasse? Como? O Professor A respondeu: “Sim. Através do blog “Diário Virtual” que está em construção, pesquisas e outras formas”. O Professor B respondeu: “Sim, de diversas formas. Proponho atividades de livre escolha e direcionadas, visitas a sites, comunidades, enquetes, atualidades, etc”. O professor C respondeu: “Sim. Pesquisas, trabalhos em grupo, relatórios sobre filmes que abrange o conteúdo trabalhado em sala de aula”. O Pofessor D respondeu: “Sim. Mostrando a eles que é praticamente impossível o homem viver nos dias atuais desconectado da internet”.Ao propormos uma atividade que utiliza as TIC e que possibilita ao aluno, a realização fora do espaço/tempo escolar, nos faz reavaliar a importância das atividades extraclasse, que têm sido muito discutidas atualmente. Carvalho (2006; P.87) pontua os deveres de casa como uma necessidade educacional, enraizada na tradição cultural, reconhecida por pais e professores como importante no processo de ensino/aprendizagem, bem como uma política da escola e do sistema de ensino, além do tempo/espaço escolar que visa estimular o progresso educacional e socioeconômico dos estudantes.

            A questão número 9: Você, educador, costuma trabalhar com oficinas? De que forma?  Como educador tem hábito de trabalhar com oficinas? Justifique a importância? O professor A respondeu: “Depois deste questionário irei pensar mais a respeito sobre esse método”. O professor B respondeu: “Sim, mas considero poucas, temos que nos recorrer mais a essa metodologia de trabalho em grupo, onde o saber coletivo, a análise da realidade, o confrontar experiências, terá como resultado a aprendizagem em que educadores e educandos constroem juntos, o conhecimento. O espaço físico da escola tem dificultado e a escassez de material”.O professor  C respondeu: “Não trabalho com oficinas, pois a maioria dos alunos reside na zona rural e a falta de material”. O professor D respondeu: “Sim. É muito importante a gente enquanto educador oferecer mecanismos para que o próprio aluno construa o seu conhecimento”.A inserção dos recursos tecnológicos na sala de aula requer um planejamento de como introduzir adequadamente as TICs para facilitar o processo didático-pedagógico da escola, buscando aprendizagens significativas e a melhoria dos indicadores de desempenho do sistema educacional como um todo, onde as tecnologias sejam empregadas de forma eficiente e eficaz, daí a necessidade de inserção de oficinas.

            A questão 10: Qual o tipo de mídia que você mais gosta de trabalhar com os alunos? O professor A respondeu: “Internet, data show e computador”. O professor B respondeu: “Vídeos de um modo geral: clips, filmes, documentários, etc. O datashow para a exibição é o que mais tenho utilizado e a net como fonte de pesquisa”. O professor C respondeu: “Tvpendrive, internet, data show e computador”. O professor D respondeu: “Filmes e vídeo aulas”.Moran discute que, “ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial”. (MORAN, 2003, p. 63). Portanto, a necessidade de trabalhar bem as variadas mídias, levará o professor acompreender as concepções que os alunos têm sobre as tecnologias, e assim, sugere-se que as instituições educacionais elaborarem, desenvolvam e avaliem práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de uma disposição reflexiva sobre os conhecimentos e os usos tecnológicos.

            A questão 11: Atualmente qual o diagnóstico que você faz dos alunos com relação ao conhecimento da tecnologia? O professor A respondeu: “O acesso às mídias pelos alunos está cada vez mais facilitada só que os mesmos não sabem utilizar adequadamente na busca do conhecimento”. O professor B respondeu: “As tecnologias estão cada vez mais presentes em suas vidas. Porém temos uma geração de consumidores de diversas mídias que precisam ter um preparo para filtrarem seus interesses”. O professor C respondeu: “Os alunos estão tendo cada vez mais acesso às mídias, só não sabem utilizar adequadamente na busca do conhecimento”. O professor D respondeu: “Tem pouco conhecimento da tecnologia como fonte de pesquisa, mas dão um show nos jogos e redes sociais”.O simples acesso à tecnologia, em si, não é o aspecto mais importante, mas sim, a criação de novos ambientes de aprendizagem e de novas dinâmicas sociais a partir do uso dessas novas ferramentas. É preciso conhecer e saber incorporar as diferentes ferramentas computacionais na educação. O processo de ensino e de aprendizagem tem uma grande diferença entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem quanto as suas finalidades e à sua abrangência, embora admita que é possível se pensar num processo interativo de ensino-aprendizagem.

            A questão 12: Que estratégia você utiliza para auxiliar seus alunos na utilização da tecnologia? O professor A respondeu: “Às vezes são criados pequenos vídeos aulas, mostrando os passos que os mesmos devem dar para se chegar aos seus objetivos”. O professor número 2 respondeu: “Fazer parte desse processo, está aberto e atuante na sua realidade pode ser uma boa opção para fazer as intervenções necessárias a sua formação como um ser crítico/reflexivo”. O professor número 3 respondeu: “Levar o aluno a usar as redes sociais para interagir e buscar conhecimentos”. O professor número 4 respondeu: “Oferecendo a eles sites interessantes para pesquisas”. Mostrar que as mídias integradas em sala de aula passam a exercer um papel importanteno trabalho dos educadores, se tornando um novo desafio, que podem produzir os resultados esperados se bem trabalhados tanto pelos alunos quanto pelos professores. 

            A questão 13: Você percebe algum tipo de desinteresse dos alunos pela tecnologia? O professor A respondeu: “Sim. Alguns alunos não sabem e não gostam de utilizar a tecnologia para adquirir o conhecimento, talvez pelo fato de não tiver as orientações adequadas para utilizarem melhor esses recursos”. O professor B respondeu: “No uso com fins educacionais sim, caso o educador não se prepara para utilizá-la não terá o resultado esperado”. O professor C respondeu: “Sim. Alguns alunos não sabem e não gostam de utilizar a tecnologia para adquirir o conhecimento”. O professor D respondeu: “Não. Eles gostam muito e sentem se motivados”. Lowman destaca que os principais fatores que influenciam a aprendizagem do aluno são: competência e motivação; que se diferem da competência e motivações do professor, em que uma afeta a outra, e ambas afetam o grau de aprendizagem.

            A questão 14: Você acha que há bons ou maus rendimentos do ensino à distância em relação aos outros cursos? O professor A respondeu: “O ensino a distancia revolucionou a educação em todos os países, mas como são “novas tecnologias” pode ser que esteja em fase de aperfeiçoamento”. O professor B respondeu: “Sim. Os cursos a distancia requer estudantes autônomos do saber, precisam ser um pesquisador, construtor do seu próprio conhecimento, mas na maioria recorrem esse tipo de ensino pessoas que não podem de acesso ao presencial, ou seja, não é uma escolha e sim sua única opção”.  O professor C respondeu: “Não. Tudo depende do esforço e interesse do aluno”. O professor D respondeu: “Não”.Lowman (2004, p.58) ressalta que o aprendizado é como algo evidenciado por uma ampla gama de qualidades e comportamentos mensuráveis do estudante. Para ele, as questões centrais na discussão sobre a relação entre ensinar e aprender são: em que medida é o aprendizado função do ensino? E, em que medida o ensino pode ser avaliado, tomando-se como base o que os estudantes aprendem? Mas isso pode ser questionado tanto no curso presencial quanto à distância, o que vai importar na verdade, é o que os alunos vão fazer do conhecimento que recebe.

            A questão 15: Há algo que te impede de atingir plenamente todos seus objetivos como educador? Comente. O professor A respondeu: “Sim, sempre existe. A falta de igualdade de oportunidades de trabalho”. O professor B respondeu: “Sim. Almejo uma educação de qualidade, cujo foco ultrapasse o ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade. Fala-se muito de ensino de qualidade. Muitas escolas e universidades são colocadas no pedestal, como modelos de qualidade. Na verdade, em geral, não temos ensino de qualidade. Temos alguns cursos, faculdades, universidades com áreas de relativa excelência. Mas o conjunto das instituições de ensino está muito distante do conceito de qualidade”. O professor C respondeu: “Sim, a falta de empenho por parte das autoridades responsáveis pela educação e a falta de interesse por parte dos alunos”. O professor D respondeu: “Sim. O sistema educacional atual está muito desgastado e precisa urgentemente de uma reforma para adequar à nossa realidade”.Os professores não devem ser responsáveis pelas diferenças na competência e motivação dos estudantes, mas devem buscar meios de motivar todos os discentes apropriadamente, a fim de realizarem o melhor trabalho possível nos cursos. Além disso, devem buscar meios de melhorar sua competência de ensinar e organizar os cursos, visando atingir os objetivos de aprendizagem com os mais diferentes tipos de estudantes. Contudo, para que os objetivos da adequada aprendizagem possam ser alcançados, muitas podem ser as abordagens utilizadas no processo de ensino-aprendizagem.

            A questão 16: Há quanto tempo ministra aulas na FTC – E a D? O professor A respondeu: “Há três anos”. O professor B respondeu: “Há um ano”. O professor C respondeu: “Há quatro anos”. O professor número 3 respondeu: “Não tenho”.  O professor D respondeu: “Há três anos”. A experiência em docência conta muito em relação à aprendizagem do aluno. Assim, é possível dar condições para que o aluno possa aprender por si próprio, oferecendo liberdade de ação real e material. No reconhecimento da prioridade psicológica da inteligência sobre a aprendizagem. Portanto, promovendo um ambiente desafiador favorável à motivação intrínseca do aluno.

            A questão 17 e última: Outras considerações que julgue pertinentes. O professor A respondeu: “Não tenho”. O professor número B respondeu: “O uso da internet no processo educacional tem norteado mudanças aceleradas nas instituições de ensino onde o  tempo e espaços tem se tornado cada vez mais relativo. O professor C respondeu: “Não tenho”. O professor D respondeu: “O nosso crescimento pessoal e profissional depende muito do meio em que vivemos. Portanto, quanto mais acesso tivermos aos recursos tecnológicos, mais cresceremos e faremos com que outros cresçam junto com a gente”. Analisando as abordagens, verifica-se que a principal diferença está no posicionamento dado entre alunos e professores, já  que num momento são tratados como agentes ativos no processo e noutro como agentes passivos. Na prática, as abordagens se misturam, ora utilizando-se das técnicas de uma ora de outra.

            Apesar de não haver consenso acerca do uso da Internet nesse contexto isso não diminui a sua importância no ambiente escolar. As novas tecnologias têm grande potencial para trazer importantes mudanças à Educação. Com esse novo ambiente da aprendizagem temos que rever uma nova proposta metodológica mais ampla em todos os contextos dos ambientes de aprendizagem nessa perspectiva EAD. Diante desse cenário desafiador de novas maneiras de ensinar e aprender, nada melhor do que finalizar com as palavras do teórico otimista do ciberespaço. Lévy (1996, p. 15)

Seres humanos, pessoas daqui e de toda parte, vocês que são arrastados no grande movimento da desterritorialização, vocês que são enxertados no hipercorpo da humanidade e cuja pulsação ecoa as gigantescas pulsações deste hipercorpo, vocês que pensam reunidos e dispersos entre o hipercórtex das nações, vocês que vivem capturados, esquartejados, nesse imenso acontecimento do mundo, que não cessa de voltar a si e de recriar-se, vocês que são jogados vivos no virtual, vocês que são pegos nesse enorme salto que nossa espécie efetua em direção à nascente do fluxo do ser, sim, no núcleo mesmo desse estranho turbilhão, vocês que estão em sua casa. Bem-vindos à nova morada do gênero humano. Bem-vindos aos caminhos do virtual!”(LÉVY, 1996, p. 150)

Percebeu-se aqui que, o educador deve privilegiar não só as diversas mídiasofertadas no curso, mas o raciocínio individual e coletivo, a promoção também da partilha e o estímulo aos outros saberes, o que contribuirá com o seu crescimento em relação ao conhecimento, independentemente se o curso for presencial ou à distância. Os ambientes de aprendizagem devem estar centrados no papel ativo do sujeito (tutores alunos) dentro de um processo de reflexão na ação, de interatividade e de colaboração entre os participantes, em um espaço de discussão, informação e conteúdo. É preciso reconhecer que há aspectos imprescindíveis ao êxito da referida modalidade, em um cenário em que os envolvidos e/ou interessados na Educação a distância não podem ficar alheios a essas novas competências e habilidades, que exigem a utilização de recursos tecnológicos avançados, que garantem o auto aprendizado do aluno, com base na utilização de estratégias pedagógicas bem delineadas e refletidas. 

  1. 5.   Considerações

Na busca pelo ensino de qualidade comprometido com o desenvolvimento humano e social do individuo, é de extrema relevância que o educador repense sua práxis, reformulando assim, o seu método, pois educar supera o simples fato de transmissão de conhecimento que até então é muito praticado por diversos profissionais da área.

Nos tempos atuais, as mídias alcançam cada vez mais pessoas e desenvolvem na sociedade um novo padrão de relacionamento com a informação e com o conhecimento. Nesse contexto, essa pesquisa buscou demonstrar que essas mídias audiovisuais podem promover um aprendizado dinâmico, interessante e integrado à atualidade moderna se sua utilização for realmente otimizada. 

Assim, o que propomos aqui, são algumas reflexões acerca das possibilidades educacionais oferecidas por essas diferentes mídias em cursos na modalidade à distância.

Pois, como agente facilitador da aprendizagem e do sucesso do aluno, o educador deve, além de conhecer bem as tecnologias que pretende utilizar, deve também apresentar o conhecimento como importante na estruturação do pensamento humano e no desenvolvimento integral e harmonioso do educando, e assim, encarar a sua atualização como um processo global de formação integrada, valorizando a investigação cientifica/pedagógica estando aberto ao diálogo com alunos e colegas.

Essa abordagem vai, pois, ao encontro da expectativa dos estudiosos e apreciadores dessa modalidade de educação, haja vista que permite desenvolver e refletir acerca dos limites e possibilidades profissionais na tutoria e docência a distância, bem como suas formas de mediação pedagógica e tecnológica. O uso das tecnologias e mídias na educação é importante e necessário, pois as mesmas sempre trazem revoluções, descobertas e crescimento tanto para professores quanto paraalunos, quando bem planejados e executados.

            Para isso é preciso que a educação use as tecnologias e asmídias como recursos importantes na construção do processo educacional. A educação é um dos instrumentos mais importantes de que dispõem as sociedades modernas para se defender das desigualdades, para estabelecer, ampliar e aprofundar valores e melhorar a qualidade de vida. Busca-se, nesse sentido, o aproveitamento do tempo gasto nas salas de aula seja ela presencial ou à distância, com uma programação saudável que proporcionará enriquecimento intelectual e, consequentemente, a obtenção de melhores resultados escolares e acadêmicos bem como aprovação em concursos públicos e sucesso profissional. E propõe ainda instrumentalizar os professores com uma poderosa ferramenta na condução de suas aulas: interessantes vídeo aulas com conteúdo educacional que auxiliam e complementam a aprendizagem.

  1. 6.   REFERÊNCIAS

ALMEIDA. M. E. B. Educação a distância na internet:  abordagens e  contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, dez. 2003. Disponível em <http:www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf>.

BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. p. 125-145.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa P. de.  O dever de casa como política educacional e objeto de pesquisa. Rev. Lusófona de Educação. [online]. jul. 2006,no.8 [citado 23 Agosto 2009], p.85-102. Disponível em: <http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S164572502006000200006&lng=pt&nrm=iso> Acesso em 23  Ago.  2009. 

DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: Teoria e técnica.2ª Ed. , Atlas, 2006; São Paulo.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa. Revista Educação e Pesquisa, S„o Paulo, v.31, n.3, p.483-502, 2005. Disponível em: Scielo - ScientificElectronic Library On-line DisponÌvel em:<http://www.scielo.br>. Acesso em: 22 set. 2006.

KENSKI, V. Gestão e uso das mídias em projetos de Educação a Distância. Revista E-Curriculum, São Paulo, n.1, v.1, dez. 2005. Disponível em: <http://www.pucsp.br/ecurriculum>. Acesso em: 12 out. 2012.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Ed. 34, 1996.

LUDKE, Mengue e André, Marli. Pesquisa em educação: Abordagens educativas. São Paulo: Epu, 1986.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M. & MASETTO, M. T, & BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7.ed. São Paulo: Papirus, 2003.

LOPES, Omar Barreto. Glossário in: DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: Teoria e técnica.2ª edição, Atlas, 2006; São Paulo.

LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004. Tradução.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 2002

Anexos

QUESTIONÁRIO PARA OS PROFESSORES DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC – E a D 

  1. Quais são as dificuldades enfrentadas pelos alunos da FTC – E a D com relação às mídias?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Diante das dificuldades dos alunos como você analisa esse problema?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. A partir de sua prática pedagógica o que poderia ser feito para amenizar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos com relação à tecnologia?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

  1. Qual o papel do professor no trabalho com os alunos em relação às mídias trabalhadas?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Como você costuma trabalhar a sua disciplina? Com que frequência utiliza a internet?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Os recursos (seria mais adequado??) meios utilizados por você são suficientes para a aprendizagem das atividades com as mídias? Justifique?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Que prática pedagógica você costuma utilizar com relação à resistência dos alunos à utilização do computador?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Você costuma incentivar o aluno na realização de atividades extraclasse? Como?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Você, educador, costuma trabalhar com oficinas? De que forma?  Como educador tem hábito de trabalhar com oficinas? Justifique a importância?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Qual o tipo de mídia que você mais gosta de trabalhar com os alunos?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. Atualmente qual o diagnóstico que você faz dos alunos com relação ao conhecimento da tecnologia?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

12. Que estratégia você utiliza para auxiliar seus alunos na utilização da tecnologia?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. Você percebe algum tipo de desinteresse dos alunos pela tecnologia?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14. Você acha que há bons ou maus rendimentos do ensino à distância em relação aos outros cursos? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15. Há algo que te impede de atingir plenamente todos seus objetivos como educador? Comente.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

16. Há quanto tempo ministra aulas na FTC – E a D?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

17. Outras considerações que julgue pertinentes.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Agradecemos pela sua colaboração para a realização do nosso trabalho!

 

 

 

QUESTIONÁRIO PARA OS ALUNOS DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC – E a D

 

01. Eu não gosto de utilizar os recursos tecnológicos como fonte de estudo e me assusta ter que trabalhar por conta da dificuldade de acesso.

( ) Discordo totalmente ( ) Discordo ( ) indiferente ( ) Concordo ( ) Concordo totalmente

02. Eu acho muito interessante as mídias utilizadas nas aulas e gosto das aulas.

( ) Discordo totalmente ( ) Discordo ( ) indiferente ( ) Concordo ( ) Concordo totalmente

03. Eu fico sempre sob uma terrível tensão nas aulas quando tenho que utilizar o computador.

( ) Discordo totalmente ( ) Discordo ( ) indiferente ( ) Concordo ( ) Concordo totalmente

04. A internet é fascinante e divertida.

( ) Discordo totalmente ( ) Discordo ( ) indiferente ( ) Concordo ( ) Concordo totalmente

05. As mídias utilizadas na FTC me faz sentir seguro (a) e é, ao mesmo tempo, estimulante.

( ) Discordo totalmente ( ) Discordo ( ) indiferente ( ) Concordo ( ) Concordo totalmente

06. “Dá um branco” na minha cabeça e não consigo pensar claramente quando estudo ou realizo provas pelo ambiente virtual.

( ) Discordo totalmente ( ) Discordo ( ) indiferente ( ) Concordo ( ) Concordo totalmente

07. Eu tenho uma reação definitivamente positiva com relação às mídias: Eu aprecio e participo das aulas em vídeo.

( ) Discordo totalmente ( ) Discordo ( ) indiferente ( ) Concordo ( ) Concordo totalmente

08. A utilização do ambiente virtual me deixa inquieto (a), descontente, irritado (a) e impaciente.

( ) Discordo totalmente ( ) Discordo ( ) indiferente ( ) Concordo ( ) Concordo totalmente

09. Há uma quantidade suficiente ou adequada de computadores para os alunos?

Sim ( ) não( )

10. O ambiente virtual utilizado por você é considerado bom?

Sim ( ) não( ) justifique

11. Há apoio dos profissionais da FTC em auxiliar aos alunos na utilização das mídias?

Sim ( ) não( )

12.  Acontecem na FTC oficinas adequadas para uma melhor utilização das mídias?

Sim ( ) não( )

13. Você estaria disposto a participar de um grupo para melhorar seus conhecimentos sobre informática?

Sim ( ) não( )

Agradecemos a participação