O compromisso de um escritor com seus contemporâneos não se resume a seu ofício; mas, com o conteúdo de suas obras, que deve está a serviço das pessoas que desejam através de seus atos melhorar as condições de vida, que lutam por justiça, paz e liberdade, na realidade, estas três palavras ainda estão aquém de sua verdadeira efetivação.
Basta relembrar que problemas básicos como: saúde,educação, moradia, saneamento básico, fome e violência, etc... não estão próximos de serem resolvidos. Isto, sem falar de tantos outros problemas criados propositadamente como: mediocridades, ignorâncias inadmissíveis,e traumas criados pela modernidade, a barbárie -- como regra nas relações humanas -- enfim a nossa miséria bem estampada nas obras de Saramago.
Em todas suas obras há um objetivo claro para despertá-lo da consciência, pois, a vida é breve e precisa ser vivida de forma digna e justa; que o mundo que conhecemos com todas suas relações sociais,foram criadas pelo homem e como tal, se vivêssemos em harmonia com os semelhantes não existiria a exploração, do homem pelo homem com o intuito de aumentar os lucros financeiros ou obter destaque às custas de milhões que foram massacrados. Ou seja, é preciso tomar atitudes práticas, agir em prol dos injustiçados desta terra. Aprender a ver com os olhos da consciência crítica e combater as hipocrisias, os engodos, as más dissimulações.
Aprender a ouvir a razão e a emoção com a voz do coração e da consciência e entender que as mesmas estórias que séculos e séculos são repetidas como "verdades" podem ser mentiras e a recíproca também podem ser verdadeira.
Falar pouco e dizer muito, mas o suficiente para que o ser humano busque revolucionar suas próprias vidas e sinta sinceramente que ser livre de tudo quando é pernicioso a vida era o que José Saramago buscou em sua trajetória cúmplice de um engajamento político, social,religioso, econômico sem titubear de sua ética responsável.
Seu esforço continuará em suas obras, pois quem quiser conhecer o autor ele estará dentro de seus livros esperando a todos àqueles que decidirem melhorar seus mundos, para isso é inevitável passar pelas dúvidas, desilusões e o confronto diário da própria ignorância.
No entanto, todos que leram e entenderam os livros de Saramago disseram SIM a vida digna sem exploração, sem humilhação, sem injustiça, etc.. é o começo de uma nova caminhada rumo a um mundo melhor.

Cizinando Alves Cruz
Eng. Agrônomo, Autodidata