Rosa Gomes Dos Santos Ferreira 1 , Jorge Luiz Do Nascimento2, Debora Ribeiro Cardoso3, Luzimar A. B. Paim4, Paulo Roberto Goldoni5, Emillia C. Gonçalves dos Santos6, Amanda Motta7

1. Doutoranda em Enfermagem (EEAN-UFRJ). Mestre em Enfermagem (EEAN-UFRJ). Professora do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho UNIG;

2. Enfermeiro Intensivista, do Trabalho. Técnico em Enfermagem- Hospital Municipal Miguel Couto e IPUB-UFRJ.

3. Mestre em Enfermagem (EEAN-UFRJ).

4. Mestre em Enfermagem (EEAP-UNIRIO).

5. Enfermeiro Especialista em Atenção Primária. Técnico em Enfermagem- Hospital Municipal Miguel Couto e IPUB-UFRJ.

6. Mestranda em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF).

7. Doutoranda em Enfermagem (UFF).

INTRODUÇÃO: O esgotamento profissional ou Síndrome de Burnout emana em uma situação instalada de tensão emocional crescente a partir do contato adoecido, excessivo e estressante no cotidiano do trabalho, sobretudo na área da enfermagem, onde enfermeiros suportam este o esgotamento, até mesmo por acreditar que isto está atrelado ao desenvolvimento de sua função, o que conduz a diminuição da qualidade do trabalho e de vida. OBJETIVO: identificar produções bibliográficas que abordem o esgotamento profissional de Enfermeiros e a qualidade assistencial prestada por estes. MATERIAL E MÉTODOS: pesquisa qualitativa, descritiva, utilizando a revisão integrativa nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE a partir das táticas de buscas, pelos descritores: Enfermagem and Esgotamento profissional and qualidade da assistência a saúde e Bournout and Enfermagem and qualidade da assistência a saúde. RESULTADOS: Amostra final resultou em 12 artigos de um total de 240 estudos encontrados. Identificaram-se matérias dos Estados Unidos da America (n=6), Brasil (n=3), Europa (n=3). A investigação a respeito do déficit na qualidade assistencial pelo enfermeiro, taxas elevadas de Bournout e insatisfação no trabalho foi comum e a assertiva de que a vigilância do ambiente de trabalho bem como recursos adequados para apoiar cuidados pode melhorar o que fora encontrado como negativo. CONCLUSÃO: a taxa de esgotamento profissional em enfermeiros é elevada e por vezes velada ou ainda, pouco discutida na seara acadêmica, o que pode denotara que temos em tela, a falsa convicção de que enfermeiros têm o stress, como elemento comum no cotidiano de sua ação. Devem ser levados em importância os aspectos referentes ao dito acima, pois estão correlacionados, os aspectos do Burnout em enfermeiros e a prestação de um eficiente cuidado de enfermagem.

Palavras-chave: Esgotamento profissional, Enfermagem e qualidade da assistência à saúde

INTRODUÇÃO:

Na década de 70, em um trabalho intitulado Staff Burnout, o psiquiatra Herbert J. Freudenberger empregou a expressão Burnout para conceituar o fracasso, a exaustão e incapacidade observada em jovens e idealistas que trabalhavam numa clínica para pacientes dependentes de substâncias psicoativas em Nova Iorque. (FREUDENBERGER, 1974)

A partir desta publicação que o neologismo tomou proporções no campo científico. A expressão, em inglês, é arquitetada pela justaposição de duas expressões: burn, coligada ao verbo “queimar”; e out, compreendida como “totalmente”, “até o fim”, ou seja, a “erosão psicológica”. (Maslach, 2009)

O esgotamento profissional ou Síndrome de Burnout emana em uma situação instalada de tensão emocional crescente a partir do contato adoecido, excessivo e estressante no cotidiano do trabalho, sobretudo na área da enfermagem, onde enfermeiros suportam este o esgotamento, até mesmo por acreditar que isto está atrelado ao desenvolvimento de sua função, o que conduz a diminuição da qualidade do trabalho e de vida.

OBJETIVOS:

Identificar produções bibliográficas que abordem o esgotamento profissional de Enfermeiros e a qualidade assistencial prestada por estes.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Para Minayo (2006, p.21) a pesquisa qualitativa: “[...] trabalha com o universo dos significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis”.

Pesquisa qualitativa, descritiva, utilizando a revisão integrativa nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE a partir das táticas de buscas, pelos descritores: Enfermagem and Esgotamento profissional and qualidade da assistência a saúde e Bournout and Enfermagem and qualidade da assistência a saúde.

Trata-se de uma revisão integrativa que inclui a análise de pesquisas relevantes que dão suporte para a tomada de decisão e a melhoria da prática clínica. É um método valioso para a enfermagem, pois muitas vezes os profissionais não têm tempo para realizar a leitura de todo o conhecimento científico disponível. (CROSSETTI, 2012)

RESULTADOS:

A Amostra final resultou em 12 artigos de um total de 240 estudos encontrados. Identificaram-se matérias dos Estados Unidos da America (n=6), Brasil (n=3), Europa (n=3). A investigação a respeito do déficit na qualidade assistencial pelo enfermeiro, taxas elevadas de Bournout e insatisfação no trabalho foi comum e a assertiva de que a vigilância do ambiente de trabalho bem como recursos adequados para apoiar cuidados pode melhorar o que fora encontrado como negativo.

A comparação dos recursos humanos inerente ao número de enfermeiros, com a qualidade dos cuidados foi investigada, a insatisfação do trabalho por Enfermeiros e a qualidade do atendimento em hospitais, os estressores vivenciados por Enfermeiros e técnicos de enfermagem em um setor de emergência e a necessidade de utilização de estratégias, a fim de minimizar esta ocorrência, foram temáticas destacadas nas produções científicas encontradas para análise.

CONCLUSÃO:

A taxa de esgotamento profissional em enfermeiros é elevada e por vezes velada ou ainda, pouco discutida na seara acadêmica, o que pode denotara que temos em tela, a falsa convicção de que enfermeiros têm o stress, como elemento comum no cotidiano de sua ação. Devem ser levados em importância os aspectos referentes ao dito acima, pois estão correlacionados, os aspectos do Burnout em enfermeiros e a prestação de um eficiente cuidado de enfermagem.

REFERENCIAS:

  1. MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9ª ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
  2.  FREUDENBERGER, HJ. Staff Burnout. Journal of Social Issues, v. 30, n. 1, p. 159-165, 1974. Acesso em 28 abril 2016.
  3.  MASLACH, C. Comprendiendo el Burnout. Ciencia & Trabajo, v. 11, n. 32, p. 37-43, abr./jun. 2009. Acesso em 28 abril 2015.
  4. CROSSETTI, M.G O. Revisão integrativa de pesquisa na enfermagem o rigor cientifico que lhe é exigido [editorial]. Rev Gaúcha Enferm. 2012; 33(2): 8-9. Acessado em 17 de março de 2017.