O ENEM e os cursos de graduação
Por Ricardo Frazão de Souza | 16/12/2015 | EducaçãoO ENEM E OS CURSOS DE GRADUAÇÃO
O Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, adota um estilo de prova no qual os candidatos, teoricamente, são submetidos a questões-problemas os quais devem dar uma solução. É o que ouvimos tanto falar em “relações com o cotidiano”. Porém, as graduações não estão em busca disso, pois são altamente técnicos.
É importante que os candidatos saibam utilizar seus conhecimentos para uso no cotidiano. Saber, por exemplo, que alguns ácidos podem ser utilizados para limpezas mais pesadas, que algumas bases podem ser utilizadas para desobstrução de encanamentos ou para combater azia, bem como alguns sais são utilizados para branqueamento dos dentes e, também, como antiácido. Seria importante esse exame ser utilizado como uma espécie de 1.ª fase para separar os candidatos bons dos medíocres. Já a 2.ª fase deveria ser elaborada por cada universidade utilizando suas características locais e com provas bem direcionadas para cada curso.
Isso deveria ser feito porque cada curso tem suas peculiaridades. Os cursos são técnicos. Os professores não estão interessados em saber se o aluno sabe utilizar determinado conhecimento do curso de graduação no dia a adia. Mas que o aluno saiba utilizar o conhecimento no trabalho que ele irá realizar quando sair da faculdade. As aulas são técnicas e as avaliações são técnicas.
Assim, é necessário que o exame de ingresso às universidades seja revisto. Caso contrário, o nível dos alunos que adentram às faculdades irá cair cada vez mais, formando profissionais cada vez menos capacitados.