O embaixador do Brasil, Humberto de Brito Cruz declarou, quinta feira passada, na margem de conferência, organzada  pela Agência de Imprensa do Magrebe Árabe que o intercámbio comercial entre os dois paises. triplicou.

O embaixador do Brasil chamou durante a sua intervenção para impulsionar as relações econômicas e comerciais com o Marrocos, de modo a refletir seu potencial e as aspirações dos dois lados. O diplomata brasileiro, convidado dos Encontros Diplomáticos organizados pela Agêncua de Imprensa- MAP, cujo tema intitulado "Passado e futuro das Relações entre o Marrocos e o Brasil".

 Ao lado do embaixado do Brasil, a diretora do Instituto de Estudos Hispano-Lusófonos, Fatiha Benlabbah, convidada, salientou sobre a importância da cooperação econômica e comercial entre o Marrocos e o Brasil, bem como sobre o aumento significativo dos últimos anos, mas que continuam abaixo das expectativas dos dois países.

Anotando a existência de um enorme potencial e oportunidades inegáveis e inexploradas nos campos econômicos, comerciais e culturais, apesar do comércial, atingindo 1,4 bilhão de dolares em 2017, após a visita de Sua Majestade o Rei Mohammed VI para o Brasil em 2004.

Além disso, Sr Humberto de Brito Cruz considerou que o Marrocos e o Brasil compartilham a mesma vizinhança atlântica, uma riqueza importante na qual se pode basear para aprofundar as relações bilaterais para os próximos anos, esclarecendo que o Oceano Atlântico não deve não ser visto como um fosso ou um obstáculo para a cooperação bilateral, mas como um elo entre a África e o Brasil. Recordando a profundidade de relação histórica entre os dois países desde 1906, quando o primeiro chefe da representação diplomática brasileira apresentou suas credenciais ao sultão de Marrocos, muito antes da abertura da Embaixada do Brasil em Marrocos em 1961

O diplomata brasileiro concluiu que as relações e o diálogo político entre Rabat e Brasília se desenvolvem continuamente, numa atmosfera de confiança e respeito mútuo. O diálogo político continua num clima "sereno e positivo", não apenas bilateral, mas também dentro das organizações internacionais, diante dos desafios comuns que ambos os lados enfrentam em certos domínios, anotou o diplomata.

Por outro lado, o diplomata considereou as distintas relações entre os dois países no nível parlamentar, marcadas pelo dinamismo e vitalidade, através da troca de visitas e do papel crescente de Grupo de Amizade Parlamentar Brasil-Marrocos, acarretando uma cooperação posituva que contribui para o reforço da confiança mútua.

Acrescentando ainda que esse dinamismo bilateral levou a um aumento do número de turistas brasileiros estimados a  45.000 em 2017. Da mesma forma, o número de turistas marroquinos no Brasil, aumentodos gracias á facilitação dos procedimentos de viagem.

Em relação á cooperação agrícola, o embaixador comentou sobre a complementaridade natural entre os dois países, o Brasil considerado, um dos grandes países no setor da agricultura importa anualmente o fosfato e os fertilizantes de Marrocos, e Brasil exporta para o Reino uma importante quantidade de açúcar, de milho e certas matérias-primas. Chamando para a extensão e a diversificação dos domínios de cooperação, sobretudo no setor agrícola, no intercâmbio cultural e económico, bem como nos domínios científicos e institutos de pesquisa.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor Universitário- Rabat- Marrocos