A espécie humana, por ter ao seu dispor a faculdade do raciocínio, de que nem sempre faz uso adequado, mais do que os animais e os seres a quem chama de inferiores ou irracionais, não deve e não pode, em nenhum de seus atos, por mais bem intencionados, e para que sejam efetivos e eficazes, prescindir de um elemento fundamental, tão necessário como o sal aos alimentos e a terra , a água, o ar e o sol à Vida.

Mesmo consciente de suas próprias falhas e imperfeições, ninguém é tão miserável de sentimentos que já não o tenha experimentado ao perceber a reação dos seres aparentemente inanimados, das plantas, dos animais e das pessoas, ainda que de índole perversa, diante de um gesto de carinho e um sorriso de ternura.

Esse elemento, que contém em si todos os demais, como experimentalmente comprovado em nossa vida diária (afetiva, familiar, social, religiosa, profissional e empresarial), é o único poder, quando honestamente exercido, capaz de neutralizar a adversidade e vencer os nossos "inimigos", sejam quais forem.Ele é eficaz contra todos os males.Nada existe que o possa resistir, como ódios, feitiços, rancores e fúrias vingativas.

Diante dele todos os poderes se curvam e o diabo foge com o rabo entre as pernas.Em sua presença a própria natureza abranda seus furores, acalmam-se os terremotos, maremotos, vulcões e tempestades ...

E sem embargo, esse elemento, a que chamamos de Amor, singelo em sua plenitude e onipotência, impregna a natureza, e está ao alcance de todas as criaturas.

Luciano Machado