A educação de uma criança é trabalhada na arte da vida, no cotidiano que cerca o dia a dia desses pequeninos. A criança deve ser lapidada desde pequena, sua escrita, seu modo de falar e agir, no pensar, os raciocínios, tudo deve ser observado para educar.
As crianças agem com impulsidade, suas atitudes são involuntárias, sem medo das conseqüências, por isso que a educação deve ser levada em conta, para que não desvie seu direcionamento na hora do aprendizado.
Saber definir metas e objetivos na construção do conhecimento de uma criança pode levar tempo e paciência, alem do mais, requer criatividade. A criatividade deve ser explorada pelo educador para que no momento de ensinar não se torne cansativa, sonolento e entediante.
A educação de ser manuseada com inteligência e sabedoria pelo professor, para que as crianças possam absorver com facilidade o conteúdo repassado e assimilar com eficácia cada item proposto pelo educador.
A criança possui uma visão carente, familiarizadora e amigável em relação ao educador. Seu modo de enxergar um adulto lecionando, vem prevalecer à superioridade de conhecimento que a pessoa possui, além do tamanho e seus outros conceitos superiores que uma criança averigua na escola ou em seu cotidiano.
A educação é um modo complexo de se dá, ainda mais para uma criança que ainda irá se desenvolver para a vida. Quem sabe ensinar constrói reis, quem não sabe constrói servos!