O DÍZIMO NA BÍBLIA

 

Por favor, leia até o final e use sua bíblia para conferir os textos.

 

Deus foi o primeiro a demonstrar um princípio de dízimo ao separar uma, dentre as árvores do jardim. Ele disse a Adão que tudo Ele tinha dado ao homem, mas a árvore do conhecimento do bem e do mal reservou para Si e colocou o homem à prova de fidelidade. “No dia em que dela comeres certamente morrerás” (Gn 2.17).

A consequência da desobediência ao princípio estabelecido por Deus foi a perda da comunhão com Deus, do estado de inocência, da vida, dando lugar as enfermidades e a morte, o início da responsabilidade pelo pecado e a expulsão do jardim (Gn 3.16-24).

Deus foi o primeiro a demonstrar o princípio da oferta ao prometer que da semente da mulher nasceria o que esmagaria a cabeça da serpente (Cristo), ao sacrificar um cordeiro para retirar sua pele e cobrir a nudez do homem e ao dar-se ao mundo em Jesus (Gn 3.15,21; Jo 3.16).

Abraão, homem íntegro, prospero e obediente seguiu o exemplo de Deus. Não havia registro de nenhum homem sendo dizimista antes de Abraão, ele encontrou com Deus (Melquisedeque uma figura de Jesus Cristo Hb 7.1-4) e entregou-lhe o dízimo de tudo (Gn 14.20) dando a entender que a presença de Deus, a comunhão servida no pão e no vinho (símbolos do corpo e sangue de Jesus Gn 14.18; Mt 26.26-28) moveu o coração de Abraão para ser dizimista, estabelecendo na humanidade um princípio de obediência que fora quebrado em Adão pela desobediência.

Abraão viveu 430 anos antes da Lei de Moisés (Gl 3.17). Na Lei Deus fez um pacto com Israel, mas em Abraão Deus fez um pacto com todas as nações (Gl 3.7-9).

A Lei não criou o dízimo, mas o reconheceu e regulamentou sua entrega (Lv 27.32; Dt 12.17).

Abraão deixou um legado aos seus filhos, ensinando o princípio de Deus em ser dizimistas (Gn 25.11, 26.12). Isaque era dizimista? Com certeza! Isso fica claro na vida de seu filho Jacó (Israel) quando se refere ao Deus de seus pais (Gn 28.16-22).

O dízimo é neotestamentário (do novo testamento)? Sim! Jesus ensinou que devemos ser dizimistas (Mt 23.23). Paulo falou no princípio do dízimo (1 Co 16.2 conforme a sua prosperidade, 2 Co 9.7 cada um contribua segundo propôs no seu coração – regularidade).

O escritor aos hebreus diz que em Abraão todos são dizimistas (Hb 7.9). Os crentes são filhos de Abraão pela fé e devem ser dizimistas pelo mesmo princípio “fé e obediência” (Hb 7.6,7; Gl 3.6-9, 15-17).

O que diferencia Adão e Abraão é a capacidade de crer na Palavra de Deus e obedecer. O que diferencia o crente do diabo é a capacidade de não colocar em dúvida a Palavra de Deus e obedecer (Tg 2.17-26). No éden o diabo pôs em dúvida a Palavra de Deus diante de Eva (Gn 3.4,5). Abraão creu na Palavra de Deus (Rm 4.3; Gl 3.6; Tg 2.23).

Referindo-se ao sacerdócio levítico o escritor aos hebreus diz: “E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem” (Hb 7.5,8). Mas referindo-se a Cristo o mesmo escritor aos hebreus diz: “ali, porém, aquele de quem se testifica que vive” (Hb 7.1-4,6,7,9-28).

Portanto o dízimo pertence a eternidade, tendo sido iniciado por Deus e eternizado em Cristo (conferir Hebreus 7).

Pastor Valdiney Marques de Oliveira

Bacharel em Teologia