O DINHEIRO FAZ BEM OU MAL?

Professor Me. Ciro José Toaldo 

 

No artigo anterior abordamos a respeito do trabalho e seus benefícios. Aliás, a finalidade de se trabalhar é para receber salário, pago em dinheiro e com ele sobreviver! Infelizmente, vivemos num país de contradições e enganação onde se dissimula inverdades a respeito do dinheiro. A indagação do título é para chamar a atenção e despertar para uma resposta! Quando o dinheiro faz bem e quando faz mal? Quanto faz falta a educação financeira para ter equilíbrio, entendendo que a satisfação de quem trabalha é receber pela sua carga de trabalho após determinado período.

Talvez, antes mesmo de pensar se dinheiro é bom ou ruim, deveríamos nos perguntar: como fazemos uso deste dinheiro? Essa é uma questão importante, pois, como estamos inseridos numa sociedade consumista, materialista e capitalista, muitos colocam os bens materiais (conseguidos com dinheiro) acima de tudo, inclusive de sua própria família. Nesta dimensão, o dinheiro se torna maléfico e transforma o ser humano em ‘escravo’, além de fazer com que a vida perca sentido!

Quando se aprende a conviver com o dinheiro, seja com muito ou pouco, começamos desenvolver relações saudáveis com ele. Aliás, não tenha medo e busque aprender a conviver com o seu ganho!

Quantas vezes ouvimos mentes pequenas afirmando que o ‘dinheiro foi feito para ser gasto’! Sim, se gasta, mas, com que? Esse é outro quesito aonde novamente conta o equilíbrio entre gastar com o essencial e o que pode ser economizado, ficando a indagação: todo ganho tem a real necessidade ser gasto?

No inicio afirmamos que vivemos no país das contradições, onde há propagandas enganosas levando ao gasto desenfreado do dinheiro. Contudo, deve-se ter a coragem e refletir: não importa o quanto se ganha, pois na dimensão da riqueza, o bom salário recebido e deve o fazer sentir-se rico e o levar a valorizar o seu dinheiro. Quem não conhece exemplos de quem ganha muito e tem mentalidade de pobre, pois gasta tudo e ainda fica devendo! Estes devem maldizer cada salário que recebem!

Não nascemos sabendo tudo, com o dinheiro também é assim. Precisamos ter humildade e aprender a lidar com ele, seja com muito ou pouco. A educação financeira se aprende, assim, o dinheiro irá se tornar seu aliado!

 Existe um dito popular ‘centavo poupado é igual a centavo ganho’, então valorize seu ganho, não desperdice nenhum centavo! A grande questão é o consumismo exagerado, onde falta disciplina para economizar, perde-se a visão de equilíbrio!

Sem dinheiro não se vive, não importa o quanto é seu ganho, mas como se lida com ele! É certo que muitos vivem como miseráveis em nosso país, deveríamos ter mais igualdade, sem tanta discrepância, pois há muitos sem o mínimo para sobreviver. Os governos deveriam ajudar, mas sabem é cobrar exagerados impostos, justamente do cidadão que trabalha (logo escreverei sobre esse tema).  

Procure tirar de sua mente às visões deturpadas do dinheiro! Deus abençoa quem prospera e quer seus filhos felizes e com muito dinheiro no bolso! Desde que seja um ganho honesto! Essa é visão da doutrina Calvinista, adotada por muitas religiões em nosso mundo.

Então, o dinheiro faz bem ou mal em sua vida?

Reflita! Até o próximo artigo!