O DEUS DOS IMPROVÁVEIS (parte 1)

Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele” (1 Coríntios 1:27-29)

INTRODUÇÃO

Abrindo esta nossa nova série de estudos da Palavra de Deus, eu quero abordar um dos assuntos mais palpitantes e relevantes de toda a Bíblia. Nesses meus 44 anos de conversão a Cristo, eu tenho provado e testemunhado o quanto o Senhor é o Deus sobre aquelas coisas que são tidas como sendo improváveis aos nossos olhos. A Bíblia encontra-se recheada de acontecimentos surpreendentes que atestam  a  veracidade do agir de Deus contra o impossível que todos nós nos deparamos durante a jornada da nossa caminhada neste mundo: “ENTÃO, DISSE MOISÉS A DEUS: QUEM SOU EU PARA IR A FARAÓ E TIRAR DO EGITO OS FILHOS DE ISRAEL?” (Êxodo 3:11).

CORPO DO ESTUDO

Conforme visto, o próprio Moisés que viria a ser o grande líder e libertador do povo israelita do cativeiro egípcio se sentiu completamente incapaz de cumprir o mandado de Deus: “VEM, AGORA, E EU TE ENVIAREI A FARAÓ, PARA QUE TIRES O MEU POVO, OS FILHOS DE ISRAEL, DO EGITO” (vers.10). Aparentemente, essa resposta negativa de Moisés foi contraditória pelo fato dele ter sido anteriormente um príncipe guerreiro do Egito do Faraó. Contudo quando o homem mais valente que ele seja se vê diante do poder e da grandeza Deus, é quando ele percebe o quanto é pequeno, fraco e incapaz.

Deus usou também a insegurança de um lavrador chamado Gideão – aquele que era improvável - para transformá-lo num homem forte e valente para que pudesse libertar a nação de Israel das mãos dos midianitas: “ENTÃO, O ANJO DO SENHOR LHE APARECEU E LHE DISSE: O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALENTE” (Juízes 6:12). Certamente, ao ouvir esta voz do anjo, Gideão deve ter olhado para trás para saber com quem esse anjo estava falando. Porque como poderia um simples camponês que não conseguia guardar a sua produção de trigo, guardar toda a nação de Israel dos midianitas?: “ENTÃO, SE VIROU O SENHOR PARA ELE E DISSE: VAI NESSA TUA FORÇA E LIVRA ISRAEL DA MÃO DOS MIDIANITAS; PORVENTURA, NÃO TE ENVIEI EU?”  (Juízes 6:14).

Em termos de Novo Testamento, por exemplo, o próprio Jesus foi tido como sendo alguém improvável: “FILIPE ENCONTROU A NATANAEL E DISSE-LHE: ACHAMOS AQUELE DE QUEM MOISÉS ESCREVEU NA LEI, E A QUEM SE REFERIRAM OS PROFETAS: JESUS, O NAZARENO, FILHO DE JOSÉ. PERGUNTOU-LHE NATANAEL: DE NAZARÉ PODE SAIR ALGUMA COISA BOA? RESPONDEU-LHE FILIPE: VEM E VÊ” (João 1:46).

Para terminar esta nossa primeira aula, eu quero ainda dizer que nós, os cristãos, somos vistos também como sendo o improvável de Deus. Veja isto: “ANANIAS, PORÉM, RESPONDEU: SENHOR, DE MUITOS TENHO OUVIDO A RESPEITO DESSE HOMEM, QUANTOS MALES TEM FEITO AOS TEUS SANTOS EM JERUSALÉM” (Atos 9:13). Inicialmente, Ananias se recusou a impor as mãos sobre a vida do jovem Saulo de Tarso como Deus havia mandado ele fazer porque o viu como alguém improvável: “MAS O SENHOR LHE DISSE: VAI, PORQUE ESTE É PARA MIM UM INSTRUMENTO ESCOLHIDO PARA LEVAR O MEU NOME PERANTE OS GENTIOS E REIS, BEM COMO PERANTE OS FILHOS DE ISRAEL” (Atos 9:15). Amanhã, nós continuaremos com está série. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)