O DEUS DE INFINITA MISERICÓRDIA

                                       SALMO 106.1-45

INTRODUÇÃO

O Livro de Salmos é conhecido como o Livro dos Louvores, e, também, como poemas adaptados à música. Para o povo de Israel esse livro é o seu Hinário Nacional. Desde os tempos antigos, os 150 Salmos são organizados e divididos em Cinco Livros:

Livro I: de 1 a 41 - A autoria maior foi de Davi (41 Salmos).

Livro II: de 42 a 72 - A autoria maior foi de Davi e os Filhos de Corá (31 Salmos).

Livro III: de 73 a 89 – A autoria maior foi de Asafe (17 Salmos).

Livro IV: de 90 a 106 – A autoria é anônima (17 Salmos).

Livro V: de 107 a 150 – A autoria foi de Davi e de Anônimos (44 Salmos).

Sendo que ao final de cada uma dessas divisões, como sua parte conclusiva, apresenta-se uma declaração de louvor dirigida a Deus, conhecidas como Doxologia[1]. Elas podem ser vistas nos Salmos 41.13; 72.19; 89.52 e 106.48.     

Salmo 41.13: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, de século em século! Amém e Amém!

Salmo 106.48: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, de eternidade em eternidade, e todo o povo diga: Amém! Louvai ao Senhor!

Este recurso literário foi utilizado também no Novo Testamento, estando registrado em vários Livros, entre eles:

Mateus 6.13: “(...); porque teu é o Reino, e o Poder, e a Glória, para sempre. Amém!

Lucas 2.13-14: “(...), apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!”

Martinho Lutero e João Calvino avaliaram os Salmos, comparando-o a outros livros da Bíblia Sagrada. Para Lutero, esse Livro era carinhosamente considerado "uma pequena Bíblia". Porque ele viu a Bíblia inteira resumida nele, mas de um modo muito bonito. Os salmos revelaram a Lutero não só as palavras e ações dos cristãos hebreus, mas suas mais cordiais e profundas motivações. 

Hebreus. Nome pela qual as nações designavam os filhos de Israel. 2. Provavelmente sua origem deriva de Éber - homem vindo do outro lado (Abrão = Josué 24.2-3). Há uma distinção entre Hebreu, Israelita e Judeu.

Israelitas. Era apenas uma parte do grupo maior dos Hebreus (Gênesis 10.24-25). O nome Israel usa-se para enfatizar o aspecto religioso do povo.

Judeus. Eram os habitantes da cidade de Judá. Entretanto, aqueles que falavam o idioma Aramaico, também eram chamados de Hebreus. Desta forma, distinguiam-se dos que falavam o idioma Grego.

No Salmo 106, encontra-se expresso de forma clara, o quão misericordioso e justo é o nosso Deus. Mesmo diante da rebeldia e apostasia contra a sua Palavra e seus Retos Caminhos, Ele continuou disposto a conceder sua infinita misericórdia ao seu povo.

DESENVOLVIMENTO

1ª Parte - O LOUVOR DEVIDO AO DEUS DE MISERICÓRDIA:

Verso 1: “Louvai ao Senhor; Louvai ao Senhor; (...), porque a sua misericórdia dura para sempre”.

A Sagrada Escritura, em diversos de seus Livros, nos recomenda Louvar a Deus, mas de forma especial, os Salmos, apresenta em quase todos os seus livros, a maior expressão desta ordenança: “Tudo quanto tem fôlego, louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!” (Salmo 150.6).  

Misericórdia: É um sentimento doloroso por que passa uma pessoa, ao ver a miséria do outro. Uma boa maneira de entender o significado de misericórdia é perceber como ela se relaciona com a graça:

Misericórdia. Você não recebe aquilo que mereceria receber. Por exemplo, eu e você mereceríamos morrer na cruz por nossos pecados, mas nossa punição foi impedida, pela infinita misericórdia de Deus, operada através de seu Filho Jesus Cristo. Ele tomou o nosso lugar.  (Pr. Jairo = não colocou em nossa conta)

Graça. Você recebe aquilo que não mereceria receber. É um favor concedido a você, sem mérito algum de sua parte, ou seja, você recebeu um favor imerecido.

Efésios 2.3-6: “(...) antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”.

2ª ParteA CONFISSÃO DE PECADO OPERA EM DEUS SUA MISERICÓRDIA:

Verso 6-7: “Nós pecamos como os nossos pais, cometemos a iniqüidade, andamos perversamente. Nossos pais não entenderam as tuas maravilhas no Egito; não se lembraram da multidão das tuas misericórdias; antes o provocaram no mar, sim no Mar Vermelho”.

Nós, filhos, temos uma grande inclinação para copiar os comportamentos de nossos pais (sejam eles bons ou ruins). Por isso, devemos primar por nossa conduta ilibada (pura, imaculada) dentro de nossa casa e em qualquer ambiente social. Podemos acabar cometendo iniqüidades, se não observarmos os mandamentos do Senhor e acabar agindo perversamente. Se você (e eu), sendo filho, observar comportamentos inadequados e contrários ao Evangelho de Jesus Cristo, adotados por seus pais, não deve em hipótese alguma imitá-los.

PORQUE DEUS CONCEDE SUA MISERICÓRDIA?

Versos 8: “Não obstante, ele os salvou por amor do seu nome, para fazer conhecido o seu poder”.

Embora o povo houvesse se esquecido de seus mandamentos e se inclinado para a prática do mal, Ele operou sua misericórdia pela aliança feita aos escolhidos D’Ele e para que outras nações (pessoas) soubessem e conhecessem todo o seu Poder (Ev. Sebastião = Salomão e a Rainha de Sabá).

2º Reis 20.6: “E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, (...)”.

Versos 9-11: Esse é o Deus que repreendeu a fúria das águas do Mar Vermelho, promovendo o livramento em definitivo de seu povo contra os seus inimigos, não deixou sequer um deles vivos, nem tampouco seus animais (Egípcios).

Verso 12: A operação da Misericórdia de Deus pode promover em seu povo edificação e avivamento espiritual, demonstrada através de sua inteira Gratidão a Deus.

3ª Parte - O POVO SE ESQUECE FACILMENTE DA MISERICÓRDIA DE DEUS:

Tem um ditado popular que diz assim: “o povo tem memória curta”. Significa dizer, que as pessoas têm uma grande facilidade de se esquecer rapidamente dos acontecimentos. Com o povo de Israel (Hebreus) não foi diferente, e também não é diferente conosco. Deus exercia a sua misericórdia, mas logo em seguida eles se esqueciam da providência divina e voltavam a fazer o “que era mal diante de seus olhos”. 

Versos 13 e 21: ”Porém, cedo se esqueceram das suas obras; não esperaram seu conselho. (...). Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera grandezas no Egito, maravilhas na terra de Cão, coisas tremendas no Mar Vermelho”.

POSSIVEIS MOTIVOS PARA ESSE ESQUECIMENTO:

(1º) - Cobiça: - No verso14: Eles se deixaram levar pelo desejo exagerado ou excessivo por riquezas e honras materiais e humanas. Por exemplo, Judas Iscariotes (de Queriote). Ele traiu Jesus por 30 moedas de prata, o preço de um escravo (Mateus 26.15).

(2º) - Afazeres Trabalhistas: Estas coisas acabam roubando-nos o nosso tempo e a lembrança (memória). Marta e Maria hospedaram Jesus em sua casa, mas apenas uma parou para dar atenção ao que Ele dizia.

Lucas 10.38-42: (...); e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. E tinha esta uma irmã, chamada Maria, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua Palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude. (...). Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

(3º) - A Mistura com o Mundo: Nos versos 19 e 28, está registrado que eles fizeram um bezerro em Horebe e adoraram a imagem fundida. (...). Também se juntaram com Baal-Peor e comeram o sacrifício dos mortos.

Baal-Peor. Em hebraico Baal significa Senhor (supremo deus dos Cananeus) e Peor significa Fenda. Era a divindade Moabita adorada no monte Peor. Onde Balaque levou Balaão a fim de amaldiçoar o povo de Israel (Números 23.28).

(4º) – Quando estão na Fartura: É bem interessante observarmos este motivo, pois em Oséias 13.5-6, encontra-se registrado: “Eu te conheci no deserto, na terra seca. Depois eles se fartaram em proporção do seu pasto, estando fartos, ensoberbeceu-se (tornou-se orgulhoso) o seu coração, por isso se esqueceram de mim”.

4ª ParteATÉ OS REBELDES, RECEBEM DO DEUS DE MISERICÓRDIA, O DESEJO DE SEU CORAÇÃO:

Verso 15:“E ele lhes cumpriu o seu desejo, mas enviou magreza às suas almas”.

Magreza pode significar em que há pouca ou nenhuma gordura. Esta representa uma substância untuosa que se encontra no corpo humano e de animais. A Lei de Moisés proibia que o povo comesse a gordura das vísceras dos animais e do seu sangue.

Levítico 3.14-17: Depois oferecerá dela a sua oferta, isto é, uma oferta queimada ao Senhor; a gordura que cobre a fressura, sim, toda a gordura que está sobre ela, os dois rins e a gordura que está sobre eles, (...), juntamente com os rins, tirá-los-á. E o sacerdote queimará isso sobre o altar; é o alimento da oferta queimada, de cheiro suave. Toda a gordura pertencerá ao Senhor.

A expressão Alma, neste caso, é usada como sinônimo de vida. A palavra pode se referir tanto à alma humana ou de animais. Substância incorpórea (sem forma e corpo), invisível e imaterial. Ela foi criada por Deus à sua semelhança. A alma é a fonte e o motor de todos os atos humanos. É a parte imortal do ser humano em contraste ao seu corpo (Isaías 10.18).

Isaías 10.16-18: Pelo que o Senhor Deus dos exércitos fará definhar os que entre eles são gordos, e debaixo da sua glória ateará um incêndio, como incêndio de fogo.  (...). Também consumirá a glória da sua floresta, e do seu campo fértil, desde a alma até o corpo; e será como quando um doente vai definhando. 

5ª Parte - O DEUS QUE CONCEDE MISERICÓRIDA, TAMBÉM SE IRA:

Quando o povo de Deus resolve deliberadamente pecar contra Ele e a sua Palavra, não acatando as orientações de seu Líder Espiritual (Moisés). Este, igualmente aos seus liderados, pode vir a pecar contra Deus e sofrer graves conseqüências destas ações. (Números 20.8,11-12)

Versos 17-18: Mortes poderão advir por meio da concessão desse desejo de seu coração, como aconteceu com Datã e o grupo de Abirão, que foram tragados pela terra e por um fogo abrasador.

Versos 32-33: A indignação dos israelitas junto às águas da contenda acabou por levar Moisés a se irritar e pecar contra o Senhor diante do povo, falando imprudentemente com seus próprios lábios. Com isso, não teve o privilégio de entrar na Terra Prometida – Canaã.

Versos 40-42: “Então se ascendeu a ira do Senhor contra o seu povo, de modo que abominou a sua herança. Eos entregou nas mãos dos gentios, e aqueles que os odiavam se assenhorearam deles. E os seus inimigos os oprimiram, e foram humilhados debaixo das suas mãos”.

O povo de Deus – os Israelitas (Hebreus) foram abatidos pela sua própria iniqüidade. Contudo, havia um Intercessor (Moisés) que clamava (de dia e de noite) pela Misericórdia de Deus em relação a esta desobediência e rebeldia.

Verso 44: E o Senhor de Infinita Misericórdia ouviu o pedido do Líder Espiritual do povo - Moisés, o maior vulto do Antigo Testamento, e lembrou-se da Aliança feita com seu povo, e operou a sua Misericórdia.

Verso 23: “Por isso disse que os destruiria, não houvesse Moisés, seu escolhido, ficado perante ele na brecha, para desviar a sua indignação, a fim de não os destruir”.

CONCLUSÃO

Irmãos, aquele povo tinha como Líder Espiritual, um homem que era aprazível (agradável) aos olhos de Deus – Moisés. Ele tinha muito crédito com Deus, por isso, Ele não aplicou sua ira sobre aquele povo rebelde, atendendo a um pedido seu. Em nossa Igreja não é diferente, pois o nosso Líder Espiritual tem demonstrado diuturnamente que se doa de corpo e alma as Causas do Evangelho de Jesus Cristo e aos problemas apresentados por seus Liderados. Portanto, esse Deus de Infinita Misericórdia, foi apresentado para você, através de sua Autêntica e Fiel Palavra.

Lembre-se que, Ele está à destra de Deus, o Pai, olhando e vendo toda a sua atitude aqui na terra. Independentemente de qual seja a sua conduta diante D’Ele e dos Homens (na sociedade), Ele continua de braços abertos para operar sua Infinita Misericórdia por Você e para Você, mas tem um importante detalhe: Desde que você Confesse e Arrependa-se com sinceridade de coração, os seus Pecados.

                           EDUARDO VERONESE DA SILVA

Presbítero da AD IX Marcas – Cariacica/ES

Professor da EBD da AD IX Marcas

Palestrante em Dependência Química

Contato: [email protected]



[1] Doxologia. Do grego doxa significa "glória" e logia seria "palavra". Era uma fórmula de louvor e glorificação freqüente no AT aplicada a heróis e heroínas (p.ex., Judite) e principalmente a Deus.